Em 31 de março comemora-se o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, que faz parte do calendário do Ministério da Saúde. Data esta importante para refletir como são feitas nossas escolhas, quando se trata de avaliar nossa alimentação. Afinal, essas escolhas estão intimamente relacionadas à nossa qualidade de vida.
A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
Muitos adultos obesos foram crianças obesas e é por essa razão que é importante ter um olhar mais cuidadoso com a alimentação. Pois neste inicio da vida há formação, crescimento e desenvolvimento celular, e as informações genéticas serão gerenciadas. Alguns pais têm dificuldade em reconhecer que o filho está acima do peso. O excesso de peso e a autoimagem no futuro do individuo estará comprometida, podendo provocar problemas de saúde como o diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e a obesidade mórbida.
Reduzir o consumo de alimentos processados e aumentar o consumo de frutas e verduras para algumas pessoas não é tão fácil. Pequenas mudanças na alimentação terão grande valor na prevenção de doenças crônico-degenerativas.
Para isso, desde 2006, o Ministério da Saúde desenvolveu o Guia Alimentar para a População Brasileira. Ele encontra-se disponível para consulta Clicando Aqui ou no site do Ministério da Saúde.
Fonte: www.grupocoi.com.br