Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal

Saiba mais sobre  Elias Rosenthal.

Nascido em São Paulo em 22 de setembro de 1932, Elias Rosenthal cursou a Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, concluindo-a em 1956 e passando a exercer a profissão de cirurgião-dentista.  Em seu consultório,  recebeu muitos jovens recém-formados que ali vinham estagiar e aprender. Desde jovem, foi um aficionado pela história dos povos antigos, o que o levou a visitar museus no Brasil e no exterior, enriquecendo assim seus conhecimentos das diferentes culturas.

 Em 1986 a visita ao Deutsches Museum em Munique na Alemanha  foi um ponto marcante para a  decisão de  criar um Museu de Odontologia em São Paulo.  No mesmo ano,  foi eleito como Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Distrital de Pinheiros e colocou na sua plataforma a realização do Museu de Odontologia de São Paulo (MOSP).

O sonho tornou-se realidade graças a sua perseverança e a colaboração de inúmeros colegas de classe, permitindo a formação de um excelente acervo de materiais, instrumentos e aparelhos, cuja maior parte se encontra em exposição permanente na sede do Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP), localizado na APCD. Cerca de 14 exposições temporárias foram realizadas em eventos como: Congressos da APCD, Jornadas e Datas Comemorativas.

Elias Rosenthal, falecido em 19 de janeiro de 2001, na cidade de São Paulo, é o autor de dezenas de artigos nos meios de comunicação da classe e dos livros: “Cem Anos da Descoberta dos Raios X” e “Os Dentes e o Folclore no Brasil”, publicados em 1995 e 1998, respectivamente. A edição da obra “Odontologia no Brasil no Século XX”, publicada em agosto de 2001, concretizou um desejo de contribuir para o futuro da profissão, através do conhecimento do seu passado e do seu processo evolucionário. Em dezembro de 2005 foi lançada mais uma obra: “Evolução da Endodontia”.

Criação do Museu Odontológico de São Paulo

Ao concretizar seu sonho na criação do Museu Odontológico de São Paulo, em 1986, não se deteve apenas na sua instalação. Acreditava que o museu tem que ser atual e dinâmico, fazendo sempre questão de levá-lo à classe odontológica e ao público em geral, montando exposições do mesmo nos Congressos de Odontologia. Em 1988 passa a ser denominado Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP), entidade sem fins lucrativos, de acordo com aprovação da Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura.

No dia 21 de abril de 1993, data em que se homenageou Tiradentes pelo 200º aniversário de sua execução, a diretoria do IMOSP inaugurou as instalações do Museu de Odontologia nas dependências da APCD Central.

Graças ao empenho de toda a equipe do IMOSP, sob a direção do Dr. Arlindo Marques, o museu foi totalmente remodelado e re-inaugurado em setembro de 2002. Por decisão da diretoria da APCD e do CONSUP (Conselho Superior do IMOSP), a partir de abril de 2003, o Museu passa a se denominar “Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal”.

O museu é inegavelmente um marco importante na Odontologia Brasileira e certamente todos aqueles que o conhecerem irão se surpreender ao verem a riqueza do acervo, a excelente disposição dos consultórios dos tempos mais remotos até os atuais, com todos os detalhes que compõem os mesmos, e tantos outros itens.

O IMOSP (Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal), localizado no 1º andar do prédio da APCD Central, ocupa uma área de 250m² com ar condicionado. A reserva técnica do Museu está localizada num depósito ocupando área de 150m².
O seu acervo é atualmente constituído de 16.814 itens, sendo 8.681 peças e 8.133 entre livros, revistas e documentos, detalhando a evolução da Odontologia a criação dos cursos no mundo, há 165 anos.
Conta também com instrumentais mais antigos, como do I século da nossa era e séculos XIV, XV e XVIII.

É considerado o maior e mais rico dos museus brasileiros e um dos melhores da América. É o mais fino museu do mundo, elogiado pelos estrangeiros que o visitam.

Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo
End.: Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana – zona Norte – São Paulo.
Aberto ao público gratuitamente, de segunda à sexta, das 9h às 20h
Tel.: (11) 2223-2355.

Conheça outros importantes Museus de Odontologia:

Musée d’Art dentaire – Musée Pierre Fauchard – Paris
www.fauchard.org

Associação Britânica de Odontologia
www.bda.org/museum

National Museum of Dentistry
www.dentalmuseum.org

Association de Sauvegarde du Patrimoine de l’Art Dentaire (ASPAD)
www.bium.univ-paris5.fr/aspad

Fonte: APCD

Precisando abastecer seu consultório? Conheça o site da Surya Dental e faça suas compras!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
peças de mão

Como fazer a limpeza correta das peças de mão

Próximo artigo

Resina Composta em Dentes Anteriores Superiores – Restaurando Dentes com Excelência Estética

Posts relacionados