
Notícias
< 1 min
Saiba mais sobre Elias Rosenthal.
Nascido em São Paulo em 22 de setembro de 1932, Elias Rosenthal cursou a Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade de São Paulo, concluindo-a em 1956 e passando a exercer a profissão de cirurgião-dentista. Em seu consultório, recebeu muitos jovens recém-formados que ali vinham estagiar e aprender. Desde jovem, foi um aficionado pela história dos povos antigos, o que o levou a visitar museus no Brasil e no exterior, enriquecendo assim seus conhecimentos das diferentes culturas.
Em 1986 a visita ao Deutsches Museum em Munique na Alemanha foi um ponto marcante para a decisão de criar um Museu de Odontologia em São Paulo. No mesmo ano, foi eleito como Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – Distrital de Pinheiros e colocou na sua plataforma a realização do Museu de Odontologia de São Paulo (MOSP).
O sonho tornou-se realidade graças a sua perseverança e a colaboração de inúmeros colegas de classe, permitindo a formação de um excelente acervo de materiais, instrumentos e aparelhos, cuja maior parte se encontra em exposição permanente na sede do Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP), localizado na APCD. Cerca de 14 exposições temporárias foram realizadas em eventos como: Congressos da APCD, Jornadas e Datas Comemorativas.
Elias Rosenthal, falecido em 19 de janeiro de 2001, na cidade de São Paulo, é o autor de dezenas de artigos nos meios de comunicação da classe e dos livros: “Cem Anos da Descoberta dos Raios X” e “Os Dentes e o Folclore no Brasil”, publicados em 1995 e 1998, respectivamente. A edição da obra “Odontologia no Brasil no Século XX”, publicada em agosto de 2001, concretizou um desejo de contribuir para o futuro da profissão, através do conhecimento do seu passado e do seu processo evolucionário. Em dezembro de 2005 foi lançada mais uma obra: “Evolução da Endodontia”.
Ao concretizar seu sonho na criação do Museu Odontológico de São Paulo, em 1986, não se deteve apenas na sua instalação. Acreditava que o museu tem que ser atual e dinâmico, fazendo sempre questão de levá-lo à classe odontológica e ao público em geral, montando exposições do mesmo nos Congressos de Odontologia. Em 1988 passa a ser denominado Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo (IMOSP), entidade sem fins lucrativos, de acordo com aprovação da Secretaria Geral do Ministério da Educação e Cultura.
No dia 21 de abril de 1993, data em que se homenageou Tiradentes pelo 200º aniversário de sua execução, a diretoria do IMOSP inaugurou as instalações do Museu de Odontologia nas dependências da APCD Central.
Graças ao empenho de toda a equipe do IMOSP, sob a direção do Dr. Arlindo Marques, o museu foi totalmente remodelado e re-inaugurado em setembro de 2002. Por decisão da diretoria da APCD e do CONSUP (Conselho Superior do IMOSP), a partir de abril de 2003, o Museu passa a se denominar “Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal”.
O museu é inegavelmente um marco importante na Odontologia Brasileira e certamente todos aqueles que o conhecerem irão se surpreender ao verem a riqueza do acervo, a excelente disposição dos consultórios dos tempos mais remotos até os atuais, com todos os detalhes que compõem os mesmos, e tantos outros itens.
O IMOSP (Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal), localizado no 1º andar do prédio da APCD Central, ocupa uma área de 250m² com ar condicionado. A reserva técnica do Museu está localizada num depósito ocupando área de 150m².
O seu acervo é atualmente constituído de 16.814 itens, sendo 8.681 peças e 8.133 entre livros, revistas e documentos, detalhando a evolução da Odontologia a criação dos cursos no mundo, há 165 anos.
Conta também com instrumentais mais antigos, como do I século da nossa era e séculos XIV, XV e XVIII.
É considerado o maior e mais rico dos museus brasileiros e um dos melhores da América. É o mais fino museu do mundo, elogiado pelos estrangeiros que o visitam.
Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo
End.: Rua Voluntários da Pátria, 547 – Santana – zona Norte – São Paulo.
Aberto ao público gratuitamente, de segunda à sexta, das 9h às 20h
Tel.: (11) 2223-2355.
Conheça outros importantes Museus de Odontologia:
Musée d’Art dentaire – Musée Pierre Fauchard – Paris
www.fauchard.org
Associação Britânica de Odontologia
www.bda.org/museum
National Museum of Dentistry
www.dentalmuseum.org
Association de Sauvegarde du Patrimoine de l’Art Dentaire (ASPAD)
www.bium.univ-paris5.fr/aspad
Fonte: APCD
Precisando abastecer seu consultório? Conheça o site da Surya Dental e faça suas compras!