Nos dias atuais, a Odontologia estética tem sido muito solicitada pelos pacientes, que buscam um sorriso mais belo com dentes mais claros padrões. Para qualquer tipo de tratamento restaurador estético, o profissional deve sempre optar pela maior preservação de estrutura dental sadia. A técnica restauradora direta com as restaurações compostas microhíbridas constituem-se numa alternativa clínica simples e com excelentes resultados estéticos. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico em que se restaurou os dentes 11 e 21 pela técnica direta com resina composta, restabelecendo a estética dos dentes e do sorriso do paciente.
Introdução
O sorriso é visto como uma das mais importantes formas de comunicação entre as pessoas, e um dos objetivos da estética na Odontologia é a criação de um belo sorriso, com proporções agradáveis e dentes em harmonia com gengiva, lábios e face do paciente.
Nesse contexto, as técnicas clareadoras de dentes vitais passaram a ser procuradas nos consultórios e clínicas odontológicas, tornando-se uma técnica coadjuvante na obtenção de resultados satisfatórios quando procedimentos mais invasivos são eleitos na reabilitação estética e cosmética de pacientes com alteração de cor, forma ou tamanho dos dentes.
É muito importante durante o planejamento clínico que o cirurgião-dentista saiba diagnosticar as causas de alteração de cor e indicar o clareamento dental previamente aos procedimentos invasivos.
O desenvolvimento de novas resinas compostas tem proporcionado melhoria nas características mecânicas aumentando a resistência à abrasão e à compressão destes materiais bem como uma baixa contração de polimerização. A estes fatores, somam-se às modificações nas características estéticas, com diferentes graus de opacidade e translucidez conferindo melhores resultados estéticos às restaurações.
As restaurações diretas em resina composta devem seguir um protocolo de execução clínica criterioso, que se inicia com exame clínico, análise facial, confecção de modelos de estudo e escolha do material restaurador mais adequado à situação clínica específica.
O método de ensaio restaurador mock-up permite a simulação do planejamento a ser executado e apresenta como vantagens: menor risco biológico, estético e funcional, demonstração de várias opções de tratamento, simulação do resultado estético e a aceitação prévia do tratamento pelo paciente.
Relato do Caso Clínico
Paciente 23 anos, gênero masculino, solicitou melhorar a estética do seu sorriso, pois estava insatisfeito com a cor dos dentes e com as restaurações em resina composta nos dentes 11 e 21.
Sorriso inicial
Aspecto clínico inicial
Após anamnese e exame clínico, foi sugerido ao paciente, incialmente a realização do clareamento dental pela técnica caseira supervisionada pelo dentista utilizando-se peróxido de hidrogênio a 6% por duas horas diárias em dois períodos do dia.
Após trinta dias de tratamento clareador , foram realizadas as restaurações em resina composta dos dentes 11 e 21 com a resina Charisma Diamond (Heraeus, Alemanha). Num primeiro momento, confeccionou-se um guia em Silicone de Condensação Optosil (Heraeus, Alemanha) direto na boca do paciente, antes da remoção da resina composta.
Sorriso pós clareamento
Iniciou-se com a remoção das restaurações já existentes utilizando-se pontas diamantadas em alta rotação e lâmina de bisturi #12. A seguir, realizou-se a profilaxia dos dentes, seleção da cor e isolamento absoluto do campo operatório e a prova do guia em silicone (Figuras 4, 5 e 6).
Marcação das restaurações a serem removidas
Aspecto clínico após preparo dental
Prova do guia em silicone
A seguir, condicionou-se com ácido fosfórico a 37%, por 30 segundos em esmalte e 15 em dentina. Após lavagem com jato de água por 60 segundos e secagem, aplicou-se o sistema adesivo Gluma 2 Bond (Heraeus, Alemanha) e fotoativação por 20 segundos.
Condicionamento ácido do esmalte e dentina
Aplicação do sistema adesivo Gluma 2 Bond
Restaurou-se a porção palatina dos dentes com resina composta na cor CO e posteriormente reconstruiu-se a porção relativa à dentina com a resina de cor OL .
Inserção da resina cor CO
Aspecto da porção palatina reconstruída no dente
Aspecto da porção palatina reconstruída no dente
Inserção de resina de dentina OL
Para finalizar restabeleceu-se o esmalte vestibular e finalização da restauração com as resinas nas cores B1 e BL sempre pela técnica incremental, com incrementos de até 2mm de espessura, fotoativados por 20 segundos cada, dando-lhe uma anatomia ideal.
Inserção de resina de esmalte B1
Inserção de resina BL no esmalte e finalização
Após finalizada a restauração, removeu-se o isolamento absoluto do campo operatório e procedeu-se a checagem dos pontos de contato, ajuste oclusal e acabamento inicial com pontas de borracha abrasiva e escova de carbeto de silício.
Aspecto clínico final
O acabamento final e polimento da restauração foram realizados após 7 dias devolvendo a estética do sorriso ao paciente.
Sorriso final após acabamento
Sorriso final após polimento
Conclusão
A técnica restauradora direta com resina composta microhíbrida (Charisma Diamond e Gluma 2 Bond) foi efetiva em restabelescer a estética dos dentes 11 e 21 e devolver a estética ao sorriso do paciente com eficiência e simplicidade.
Referências
1. Joiner A. Tooth colour: a review of the literature. J Dent. 2004;32: 3-12.
2. Kegler E, Furuse AY, Landivar J, Mondelli RFL. Tratamento estético em dentes anteriores: rapidez e simplicidade com procedimentos diretos. Rev Dental Press Estet. 2009; 6(2): 64-76.
3. Mondelli RFL. Clareamento de dentes polpados: técnicas e equipamentos Rev. Odont. Biodonto. 2003; 1(1): 10-71.
Autores: Frederico dos Reis GOYATÁ Amália MORENO Célia Regina Moreira LANZA Ivan Doche BARREIROS João Batista NOVAES JR Professores do Departamento de Clínica, Cirurgia e Patologia da Faculdade de Odontologia da UFMG – Belo Horizonte-MG Luís Felipe dos Reis GOYATÁ Especialista em Implantodontia.Compre a linha completa Heraeus Kulzer na Surya Dental, clicando aqui!