Paciente, de 12 anos de idade, tinha como queixa principal a fratura nos dentes 1.1 e 2.1, causada por um acidente. Por falta de condições financeiras, de sua família ainda não havia procurado um profissional para a realização do tratamento restaurador (figura 1). Observa-se uma fratura um pouco mais extensa no dente 2.1.
Figura 1 – Caso clínico inicial
Na imagem fotográfica, feita com o uso de um espelho de contraste preto é possível avaliar melhor os detalhes anatômicos dos dentes anteriores (figura 2). Em uma análise detalhada, pode-se identificar as áreas com mais translucidez e opacidade, bem como detalhes morfológicos dos dentes fraturados.
Figura 2 – Detalhes anatômicos e de composição de core cores e efeitos dos dentes fraturados
Após estudo do caso, deu-se início à seleção de cor, utilizando a escala VITA Classical e escala de cor do sistema restaurador de eleição para a resolução das restaurações – Charisma Diamond – Kulzer, Alemanha (figuras 3 e 4).
Figura 3 – Seleção da cor com a escala Vita Classical
Figura 4 – Seleção da cor com a escala de cor da resina Charisma Diamond – Kulzer, Alemanha.
Antes de realizar as restaurações em resina composta, foi feito um ensaio restaurador com os dentes hidratados, utilizando as cores OL (opaque light) e B1 (ambas do sistema restaurador Charisma Diamond – Kulzer, Alemanha). Este procedimento não é utilizado ácido fosfórico e nem adesivo. O objetivo dessa técnica é permitir uma adequada seleção de cores de resinas compostas com resultados mais previsíveis (figura 5).
Figura 5 – ensaio restaurador para prova das cores selecionadas
Uma vez certificados quanto às cores a serem utilizadas, procedeu-se ao preparo do dente, isolamento, procedimento adesivo e restauração, utilizando a técnica estratificada de aplicação das camadas de resina composta, respeitando os diferentes níveis de translucidez e opacidade de cada região. As restaurações foram então finalizadas, utilizando as mesmas cores de resinas compostas utilizadas do planejamento prévio.
As imagens fotográficas finais mostram a resolução estética e funcional do caso clínico, onde as características originais dos dentes fraturados foram restauradas, com total mascaramento entre os limites das restaurações e a estrutura dentária adjacente.
Figura 6 – Caso clínico final
Figura 7 – Caso clínico final – visão aproximada.
Autor:
Dr. Jonas Andrade
Graduado pela PUCRS;
Especialista em Implantodontia SOBRACID/ Porto Alegre – RS;
Membro do ITI Study Club (International Team for Implantodology;
Mestre em Dentística Restauradora pela PUCRS;
Prof. de Reabilitaçãoem Prótese Oral CEAO/ Porto Alegre – RS;
Prof. convidado do curso de Especialização em Prótese Oral SOBRACID/ Porto Alegre;
Atuação na área de Reabilitação Estética Oral
Fonte: Kulzer
Procurando produtos da Heraeus Kulzer? Clique na Surya Dental e boas compras!