Tecnologia Dental para 2016 – Veja as novidades

A cada ano que passa, nos surpreendemos com as novas tecnologias de inovação e seus impactos que circulam pelo setor da saúde. Este texto, publicado originalmente em inglês no 1Dental.com, trata das tecnologias esperadas para 2016, que prometem ser mais inovadoras do que em qualquer ano anterior. Vamos a elas!

 

A Escova de Dente Inteligente

Com o desenvolvimento acelerado de tecnologias inteligentes – telefones, televisões, relógios – porque não adicionar escovas de dente a esta lista? Cada vez mais os produtos de higiene oral estão sendo produzidos para serem conectados com seu telefone ou tablet e para que você fique atualizado no quão bem você escova seus dentes, bem como lhe entreter enquanto faz isso. Com conexão bluetooth, contagem de tempo, gamificação, sensores 3D e avisos de uso de pressão, as novas escovas de dente aprimoram a saúde dental em um nível extraordinário.

 

Aceleração Elétrica e Remineralização Aprimorada (EAER)

Cada dente é coberto em uma camada protetora chamada esmalte. Quando um dente começa a deteriorar, o esmalte desgasta e eventualmente o deterioramento aumenta, gerando uma cavidade. A remineralização é o processo dos minerais retornarem a estrutura molecular do próprio dente. Muitas vezes, o fluoreto é usado para promover a remineralização, mas um preenchimento é normalmente necessário para cicatrizar completamente a cavidade. Agora, no entanto, uma nova tecnologia está sendo desenvolvida  usando correntes elétricas para direcionar minerais naturais de volta ao dente afetado, curando efetivamente as cavidades secundárias. Pesquisadores dizem que esse processo deve ser praticamente indolor, ao contrário da opção mais comum de perfuração. Esta tecnologia de ponta é esperada para chegar nos consultórios dentais dentro dos próximos 3 anos.

 

Preenchimentos de Vidro Bioativo Esmagado

Na Universidade do Estado de Oregon, engenheiros estão pesquisando os elementos do vidro bioativo (um tipo de vidro esmagado) a fim de desenvolvê-lo para o uso dentário. O vidro tem sido utilizado para fins médicos, mas está agora sendo visto como uma possível opção para preenchimentos dentários. Por quê? O material não só é extremamente forte e duradouro, mas também possui componentes que aparentemente lutam contra o mesmo tipo de bactéria que gera cavidades. Com a continuação desta pesquisa, o vidro bioativo pode se tornar a melhor opção para preenchimentos dentários nos próximos anos.  

 

Registros Eletrônicos de Saúde

A tecnologia EHR (Electric Health Records – Registros Eletrônicos de Saúde) já vem sendo usada há alguns anos e está se destacando com o tempo. Em sua essência, esta tecnologia permite que as informações de pacientes sejam automatizadas (eletricamente registradas) e consolidadas. Esta tecnologia mantêm informações como registros de pacientes, histórico médico, relatório de progresso, medicações e etc. Isto está sendo extremamente útil no mundo médico para manter um relatório personalizado de cada paciente com todas as informações necessárias em um só lugar.

 

Ainda que estas tecnologias possam levar algum tempo para chegar ao Brasil, é importante estar de olho nas tendências e preparado para as mudanças positivas que virão nos próximos anos.

Fonte: http://www.1dental.com/blog/2016/01/13/5-things-to-know-about-dental-care-in-2016/

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Surya Dental no Ciosp

Surya Dental no 34º CIOSP

Próximo artigo

Gestão de Processos - Como atingir o sucesso de sua clínica

Posts relacionados