Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Estudo mostra que diferença entre ricos e pobres é de “oito dentes”

Pesquisa realizada no Reino Unido revela como o Status Socioeconômico afeta a vida das pessoas – e até a qualidade de seus dentes
Os mais pobres têm até oito dentes a menos do que os ricos, quando ambos atingem 70 anos, de acordo com uma pesquisa divulgada no Journal of Dental Research. Segundo a Newsweek, o estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, tinha como objetivo encontrar uma relação entre o status socioeconômico das pessoas ao longo dos anos e a sua saúde bucal.

Mais de 6 mil pessoas de diversos grupos e regiões do Reino Unido, com idade superior a 21 anos, participaram da pesquisa. Os resultados mostram que a saúde dos dentes é substancialmente pior entre os 20% mais pobres da sociedade. Aqueles com menor renda , classe ocupacional menor, maior privação e menor escolaridade mostraram geralmente os piores resultados clínicos: mais cáries, maior incidência de doenças na gengiva e de lacunas entre os dentes. Um dado curioso do estudo é que, entre pessoas acima de 65 anos, os mais pobres tinham uma média de 8 dentes a menos que os mais ricos.

De acordo com John Wildman, professor da escola de Negócios da Newcastle University, a principal conclusão do estudo é apontar que a saúde bucal é um indicativo significante da qualidade de vida, bem-estar e saúde de uma pessoa. “A saúde bucal contribui de forma expressiva todos os dias para o bem estar e abordar essas desigualdades pode resultar em melhorias consideráveis na qualidade de vida de um grande número de indivíduos”, afirmou.

Já o professor Jimmy Steele, que liderou o estudo, disse que o fato de os mais pobres apresentarem uma saúde bucal muito pior que a dos ricos não é a surpresa ou a grande conclusão do estudo. “A surpresa é mesmo esta: o quão grande as diferenças podem ser e como elas podem afetar as pessoas”, disse.
Fonte: www.epocanegocios.globo.com

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio