Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Todo brasileiro pode receber tratamento odontológico no SUS

Todo brasileiro pode receber tratamento odontológico no SUS

Todo brasileiro pode receber tratamento odontológico no SUS

Todo brasileiro pode receber tratamento dentário de graça, graças ao programa Brasil Sorridente, criado em 2004.

Em 2014 o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com cinco vezes mais equipes de saúde bucal do que a população contava em 2002. São mais de 24 mil equipes atendendo em 89,6% dos municípios de todo o Brasil.

Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios de Próteses Dentárias públicos, por exemplo, não existiam em 2002 e hoje são 1.029 centros e 1.479 laboratórios à disposição.

A ampliação dos serviços de saúde bucal no SUS tem garantido uma redução da parcela da população mais vulnerável que nunca havia ido ao dentista. Mais de 80 milhões de brasileiros já foram beneficiados desde a criação do programa.

Desde 2003, o número de profissionais de saúde bucal foi ampliado em 50%, chegando a 65.347.

Em apenas uma década, o Programa colocou o Brasil no grupo de países de baixa prevalência de cáries, de acordo com a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), e é reconhecido como o maior programa de saúde bucal público do mundo. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2003 (PNAD) demonstrou que 46,6% das crianças de 5 anos e 43,5% das crianças de 12 anos nunca tiveram cárie dentária.

Houve uma queda de 26% na incidência de cárie dentária na faixa etária de 12 anos e, também, a redução de perda dentária e do número de dentes afetados por cáries além da ampliação no acesso aos serviços de saúde bucal para as faixas etárias de 15 a 19 anos; 35 a 44 anos; e 65 a 74 anos.

O investimento do Programa Brasil Sorridente entre 2003 e 2013 foi de R$ 7 bilhões. Para 2014, a previsão de investimento é de R$ 1,2 bilhão.
Fonte: Diário da Saúde (www.diariodasaude.com.br)

Summary
Todo brasileiro pode receber tratamento odontológico no SUS
Article Name
Todo brasileiro pode receber tratamento odontológico no SUS
Description
Todo brasileiro pode receber tratamento odontológico no SUS de graça, graças ao programa Brasil Sorridente, criado em 2004. Leia agora e entenda!
Author
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo

Comentários

  1. Elizabete A Moreira disse:

    Gostei bastante das informações. E gostaria de saber se no Rio de Janeiro há dentista que fazem tratamento social ou até mesmo com baixo custo para um tratamento que ajudaria muito a vida de uma pessoa.

    1. Olá, Elizabete! Como vai?
      Geralmente, universidades oferecem tratamentos por valores acessíveis. Vale a pena entrar em contato com as instituições do Rio para tirar dúvidas e verificar como estão acontecendo os atendimentos durante a pandemia.

      A PUC, por exemplo, tem uma clínica odontológica por preços acessíveis. E o próprio SUS oferece gratuitamente tratamentos nas unidades de saúde do governo. Para isso, procure a unidade de atenção primária. Mais informações: https://www.rio.rj.gov.br/web/sms/saude-bucal

      Esperamos ter ajudado. Abraços e fique bem!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio