Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Odontologia à distância: novos rumos no ensino

A demanda por novos cursos faz com que cada vez mais cursos superiores sejam oferecidos no formato EAD e, a cada ano, graduações que antes não existiam, como a odontologia à distância, comecem a aparecer.

O ensino a distância é uma modalidade reconhecida pelo MEC com mais de 1,2 mil graduações em atividade e cerca de 100 mil estudantes no Brasil, de acordo com o último Censo do Ensino Superior, divulgado em 2014.

Atualmente, existem 106 cursos a distância na área de saúde, e há ainda outros 38 em processo de análise no Ministério da Educação. De acordo com o último Censo do Mercado de Educação a Distância 2014/2015, foram oferecidos 25.166 cursos totalmente a distância nas mais variadas áreas de estudo no país.

odontologia a distância

Legislação

O crescimento acelerado desse modelo de ensino é estimulado pelo art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), que em teoria possibilita a criação de qualquer curso a distância no Brasil. Ou seja, baseado na LDB, todas as instituições podem desenvolver cursos de formação tecnológica, graduação ou de pós-graduação na modalidade EAD.

Na área de saúde, e no que tange à odontologia à distância, o modelo EAD era regulamentado conforme o § 2o do Art.28 do Decreto nº 5.773 de 2006, que em sua literalidade manifestava que: “A criação de cursos de graduação em medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Nacional de Saúde”.

Essa normativa foi revogada em sua íntegra através Decreto nº 9.235, de 2017, o que deixou uma brecha na legislação, abrindo espaço para novas discussões nas casas legislativas.

Na Câmara, desde 2016, há um projeto (PL 5414/16) que visa proibir o incentivo do governo ao desenvolvimento e à veiculação de cursos de educação a distância na área de saúde no país. O relator da proposta na Comissão de Educação, Átila Lira (PSB-PI), acredita que o tema da formação de profissionais neste setor exige aprofundamento de conhecimentos teóricos e técnicos, que podem ser prejudicados pela metodologia aplicada à modalidade de ensino prevista pela LDB e aplicada pelo EAD.

Essa mesma linha de pensamento é seguida também pelos Conselhos Nacionais de Saúde e de Odontologia. Para esses, as tecnologias em saúde são extremamente dinâmicas, requerendo do estudante contato direto com sua evolução, a fim de garantir a eficácia de sua intervenção como futuro profissional. Fatores que não poderiam ser verificados no formato proposto pelo Ensino a Distância.

Odontologia a distância

Cursos de extensão universitária online para Odontologia

Enquanto a discussão segue no Planalto, os cursos de extensão universitária e pós-graduação de odontologia à distância se multiplicam no mundo virtual.

Existem vários cursos online de extensão universitária para a área de odontologia. Eles têm em média 100 horas/aula e possuem certificação digital. A principal finalidade desses cursos é somar horas extracurriculares, atividades extracurriculares e horas complementares. Entre eles, você pode encontrar:

Cursos de Saúde Bucal: abordam temas como a saúde bucal das gestantes, prevenção, fatores de doenças bucais e os micro-organismos presentes na boca e a Halitose.

Cursos de Odontologia na Estratégia da Saúde da Família: apresentam a história pública da saúde no Brasil, as principais doenças bucais, a atenção nos ciclos de vida e os Centro de Especialidades Odontológicas. Com enunciados sobre a atenção à saúde bucal nas etapas da vida do nascimento até os 60 anos, campo da atenção na saúde bucal, doenças bucais e seus fatores, Sistema Único de Saúde – SUS e a estratégias na saúde da família.

Cursos de Lesões Bucais na Infância: didática voltada à cavidade bucal infantil, ao estudo sobre lesões ulcerativas e alterações envolvendo glândulas salivares. Com matérias sobre autoexame da boca, higiene bucal, exames complementares, câncer de boca, tratamento e efeitos colaterais.

Cursos sobre Hepatites Virais e HIV na Área Odontológica: conteúdo programático alcança as manifestações orais em portadores das hepatites, tratamento, imunização, HIV, epidemiologia, transmissão e prevenção e a desmistificação de possíveis riscos de transmissão do HIV

Cursos de Estética do Tratamento Periodontal: conteúdos de cirurgia plástica bucal estética, limpeza, higiene bucal e clareamento dental, odontologia complementar: implantes dentários e ainda conceitos e diferenças entre periodontite e gengivite.

Programa nacional de formação em auxiliar de saúde bucal

O programa de formação em auxiliar de saúde bucal pode ser encontrado nas mais diversas plataformas de ensino online. Ele é indicado para pessoas que buscam uma alternativa de trabalho na área da saúde, ou já trabalham em consultórios e clínicas odontológicas como auxiliares de consultório dentário e querem regularizar sua atividade profissional, adquirindo o certificado ASB e registro CRO.

Os cursos auxiliam a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos necessários à atividade de um auxiliar de saúde bucal.

De tudo que vimos, podemos concluir que, apesar de o estudo através da internet ser uma alternativa para quem reside longe dos grandes centros e também para aqueles que não têm tempo disponível, o modelo EAD ainda não possui uma base com padrões definidos para o ensino das matérias da área de saúde e odontologia à distância.

A matéria ainda deve ser fruto de amplas discussões, e devemos ver ao longo de 2018 novas discussões e propostas sobre o tema.

Leia também: Plano de saúde odontológico amplia cobertura para tratamento de câncer.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Feito por Nerau Studio