Odontologia a distância: novos rumos no ensino

odontologia a distância

A demanda por novos cursos faz com que cada vez mais opções de ensino superior sejam oferecidas no formato EaD e, a cada ano, graduações que antes não existiam, como a odontologia a distância, comecem a aparecer.

O ensino a distância é uma modalidade reconhecida pelo MEC e já conta com mais de 2 milhões de alunos em diversas áreas, o que representa cerca de 24,3% do total de matrículas de graduação, segundo o Censo Superior de Educação de 2018.

De acordo com uma projeção realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), em 2022, o número de alunos do ensino superior estudando em EaD será maior do que o presencial.

Atualmente, existem cerca de 231 cursos na área da saúde a distância. No final de 2019, o Ministério da Educação (MEC) liberou a oferta de cursos de saúde com até 40% da carga horária em EaD, em universidades federais e particulares.

Mas como é o ensino a distância para odontologia? Neste artigo, você confere a legislação para esta modalidade e quais as opções disponíveis para quem quer estudar odonto EaD!

Legislação

O crescimento acelerado desse modelo de ensino é estimulado pelo art. 80 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei n. 9.394/1996), que em teoria possibilita a criação de qualquer curso a distância no Brasil. Ou seja, baseado na LDB, todas as instituições podem desenvolver cursos de formação tecnológica, graduação ou pós-graduação na modalidade EaD.

Na área de saúde e no que tange à odontologia a distância, o modelo EaD era regulamentado conforme o § 2º do Art. 28 do Decreto nº 5.773 de 2006, que em sua literalidade manifestava que: “A criação de cursos de graduação em medicina, odontologia e psicologia, inclusive em universidades e centros universitários, deverá ser submetida, respectivamente, à manifestação do Conselho Nacional de Saúde”.

Essa normativa foi revogada em sua íntegra através Decreto nº 9.235, de 2017, o que deixou uma brecha na legislação, abrindo espaço para novas discussões nas casas legislativas.

Na Câmara, desde 2016, há um projeto (PL 5414/16) que visa proibir o incentivo do governo ao desenvolvimento e à veiculação de cursos de educação a distância na área de saúde no país.

O relator da proposta na Comissão de Educação, Átila Lira (PSB-PI), acredita que o tema da formação de profissionais neste setor exige aprofundamento de conhecimentos teóricos e técnicos, que podem ser prejudicados pela metodologia aplicada à modalidade de ensino prevista pela LDB e aplicada pela educação a distância.

O projeto ganhou parecer favorável na Câmara e segue para a Comissão De Seguridade Social e Família (CSSF) e, se aprovada, seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

O que diz o Conselho Federal de Odontologia sobre EaD?

Sobre o curso de odontologia a distância, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) se posiciona contra a prática e, portanto, ela continua impedida.

Segundo a resolução 197/2019 do CFO, o EaD em odontologia é uma prática que pode ser negativa para a qualidade da formação do profissional e, consequentemente, geraria impactos na saúde bucal de diversos pacientes.

O documento explica que, ao considerarmos a existência de conteúdos práticos laboratoriais, clínicos e cirúrgicos essenciais à formação de dentistas, torna-se indispensável a interação profissional-paciente, ou seja, momentos presenciais.

O Conselho Federal de Odontologia proíbe a inscrição e o registro de alunos egressos no curso de odontologia que sejam integralmente realizados em ensino a distância.

Essa mesma linha de pensamento é seguida também pelos Conselhos Nacionais de Saúde e de Odontologia. Para esses, as tecnologias em saúde são extremamente dinâmicas, requerendo do estudante contato direto com sua evolução, a fim de garantir a eficácia de sua intervenção como futuro profissional, fatores que não poderiam ser verificados no formato proposto pelo ensino a distância.

No próximo tópico, iremos explicar melhor a grade curricular de odontologia, para você entender a necessidade da prática.

odontologia-a-distancia
O dinamismo das aulas e o contato direto com o paciente fazem com que a graduação em odontologia a distância não seja uma prática aprovada.

Como é a grande curricular de odontologia?

Como explicamos no tópico anterior, a odontologia é um curso que exige diversas práticas laboratoriais e dinâmicas, o que pede a presença do estudante. Para que você possa visualizar isso, vamos explicar melhor como funciona a grade curricular.

O curso de odontologia pode acontecer de forma integral (duração de quatro anos) ou apenas em um período (duração de cinco anos). Independentemente da escolha, todos seguem as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação, que exigem o estudo nas áreas de ciências biológicas e da saúde; ciências humanas e sociais; e ciências odontológicas.

Desde o primeiro ano, o aluno é introduzido às práticas profissionais, realizando estágios de acompanhamento clínico. Um dos objetivos da formação é permitir que o dentista possa trabalhar de forma adequada em todas as áreas clínicas, através de experiências de treinamento bem organizadas, que devem ser adquiridas ao longo dos anos de faculdade.

Pós-graduação e cursos extracurriculares a distância

Para casos de pós-graduação, os cursos a distância estão liberados tranquilamente e com diversas opções dentro do mundo virtual. Em geral, estes cursos possuem uma duração entre oito e doze meses, fornecem diploma de pós-graduação e são certificados pelo MEC.

Para quem procura por atividades ou horas extracurriculares, existe um leque de opções de cursos de odontologia online com certificação digital e com duração de 100 horas-aula. Alguns cursos nesta modalidade são:

  • Cursos de Saúde Bucal: abordam temas como a saúde bucal das gestantes, prevenção, fatores de doenças bucais e os micro-organismos presentes na boca e a halitose;
  • Cursos de Odontologia na Estratégia da Saúde da Família: apresentam a história pública da saúde no Brasil, as principais doenças bucais, a atenção nos ciclos de vida e o Centro de Especialidades Odontológicas; com enunciados sobre a atenção à saúde bucal nas etapas da vida do nascimento até os 60 anos, campo da atenção na saúde bucal, doenças bucais e seus fatores, Sistema Único de Saúde (SUS) e a estratégias na saúde da família;
  • Cursos de Lesões Bucais na Infância: didática voltada à cavidade bucal infantil, ao estudo sobre lesões ulcerativas e alterações envolvendo glândulas salivares. Com matérias sobre autoexame da boca, higiene bucal, exames complementares, câncer de boca, tratamento e efeitos colaterais;
  • Cursos sobre Hepatites Virais e HIV na Área Odontológica: o conteúdo programático alcança as manifestações orais em portadores das hepatites, tratamento, imunização, HIV, epidemiologia, transmissão e prevenção e a desmistificação de possíveis riscos de transmissão do HIV;
  • Cursos de Estética do Tratamento Periodontal: conteúdos de cirurgia plástica bucal estética, limpeza, higiene bucal e clareamento dental, odontologia complementar, implantes dentários e conceitos e diferenças entre periodontite e gengivite.
odontologia-a-distancia-2
Cursos de odontologia online são excelentes opções para quem quer expandir conhecimentos na área.

Programa nacional de formação em auxiliar de saúde bucal

O programa de formação em auxiliar de saúde bucal pode ser encontrado nas mais diversas plataformas de ensino online. Ele é indicado para pessoas que buscam uma alternativa de trabalho na área da saúde, ou já trabalham em consultórios e clínicas odontológicas como auxiliares de consultório dentário e querem regularizar sua atividade profissional, adquirindo o certificado ASB e registro CRO.

Os cursos auxiliam a obtenção de conhecimentos teóricos e práticos necessários à atividade de um auxiliar de saúde bucal.

De tudo que vimos, podemos concluir que, apesar de o estudo através da internet ser uma alternativa para quem reside longe dos grandes centros e também para aqueles que não têm tempo disponível, o modelo EaD ainda não possui uma base com padrões definidos para a área de saúde e odontologia.

Quer acompanhar todos os assuntos que acontecem no universo da odontologia? Adicione o Blog da Surya Dental nos seus favoritos e acompanhe nossos artigos!

Marketing Surya

Total
0
Shares
4 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Compra materiais odontológicos

Materiais odontológicos: como comprar na Surya Dental

Próximo artigo
biossegurança na odontologia

Biossegurança na Odontologia: dicas para o seu consultório

Posts relacionados