O desafio de se restaurar um incisivo central unitário com faceta do tipo lente de contato

Caso clínico

00

Relato do caso:

Paciente do gênero feminino, 31 anos de idade procurou o consultório odontológico, queixando-se do posicionamento do seu incisivo central superior esquerdo (dente 21). A paciente relatava que o dente havia se movimentado para trás após a finalização do tratamento ortodôntico, e que isso lhe dava a impressão de um dente ser maior que o outro.

Em conversa inicial a paciente descartou passar novamente por tratamento ortodôntico. Nesse sentido, optou-se por uma faceta laminada de cerâmica sem desgaste (tipo lente de contato) no dente 21 para o aumento do volume vestibular e melhora no sorriso da paciente.

Situação inicial do caso demonstrando a movimentação do dente 21 para palatino (recidiva do tratamento ortodôntico).

1

Imagem intra-bucal aproximada, evidenciando a diferença de volume entre os incisivos.

02-1

Visualização lateral do caso demonstrando a ausência de volume vestibular (0,3 mm).

2

Sorriso da paciente com a prova do enceramento (Mock-up) feito com resina bisacril (Systemp.c&b II – Ivoclar Vivadent). Essa prova do enceramento de diagnóstico é feita para que a paciente tenha uma visualização muito próxima do aspecto final da restauração.

3

Após a moldagem com o silicone de adição (Virtual – Ivoclar Vivadent) obteve-se o modelo de trabalho. Fica evidente pela visualização no modelo a ausência total de preparo dentário uma vez que a confecção da faceta laminada de cerâmica será para proporcionar somente aumento vestibular.

4

Faceta laminada de cerâmica (tipo lente de contato) feita pelo TPD José Carlos ROMANINI posicionada no modelo. O material de eleição nesse caso foi o sistema cerâmico IPS e.max – Pastilha HT A1.

5

Prova da faceta laminada de cerâmica com Variolink Veneer try-in na cor medium value 0.

Nota-se uma harmonia excelente entre a restauração e os dentes íntegros da paciente.

6

Tratamento da superfície dentária com ácido fosfórico a 37% durante 30s e utilização do sistema adesivo Heliobond.

7

Condicionamento da faceta laminada (Ácido Fluorídrico 10% por 20s, limpeza com ácido fosfórico 37% por 20s, aplicação do silano Monobond plus por 60s e adesivo Heliobond).

8

Visualização final da cimentação com o cimento Variolink Veneer MV 0.

Saiba mais sobre o Variolink Veneer aqui.

Nota-se a harmonia conseguida após a cimentação da faceta e os dentes naturais e também o aumento do volume vestibular que era a principal queixa da paciente.

9  000

a

Fonte: Ivoclar Vivadent

Qualidade e bom atendimento é na Surya Dental, a dental que está a mais de 24 anos no mercado odontológico.

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário