Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Teste para diagnosticar o câncer de pâncreas, poderá ser feito por dentistas

Pesquisadores da Faculdade de Odontologia da UCLA descobriram um método rápido para o exame do câncer de pâncreas. O teste é feito através da saliva e poderá ser realizado em clínicas odontológicas.

O tempo de vida de um paciente diagnosticado com câncer de pâncreas varia entre 6 meses e 5 anos. E isso ocorre pois geralmente este tipo de tumor é detectado em uma fase avançada da doença, onde já está muito grande, ou se espalhou por outros órgãos.

A taxa de sobrevivência de pacientes com câncer pancreático, está entre as mais baixas entre todos os pacientes com câncer. Apenas 6% vivem por mais cinco anos após diagnosticadas.

Se o teste através da saliva for aprovado, os profissionais de odontologia terão capacidade de verificar se há o câncer de pancreático entre seus pacientes. Caso haja uma detecção precoce do câncer de pâncreas, fato muito pouco comum, a sobrevida do paciente é maior e em raros casos, a doença pode ser curada.

 

O teste através da saliva, mostrou-se muito eficaz nos estudos feitos pelos pesquisadores. Em análises, a saliva mostrou sinais de biomarcadores exclusivos do câncer no pâncreas. E quando métodos de impedimento das células cancerosas foram aplicados, dados demonstraram que os biomarcadores já não estavam mais presentes na saliva.

Mais uma vez a ciência trazendo novos recursos à odontologia que possibilitam aproximar cada vez mais  o tratamento dental ao médico.

 

Autor: Fernanda Benitte – Graduada em Marketing

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio