Apesar de muitos pais acharem que não é necessário, ter cuidados com a saúde bucal dos bebês é muito importante e pode prevenir problemas que geralmente se agravam no futuro. São eles que podem ajudar a proporcionar aos nossos filhos bem estar e saúde. Esse contato pode evitar cáries, problemas de mordida cruzada, gengivite e até língua presa e podem ser evitados ou tratados logo no início da vida do bebê. Por isso estar atento e levar seu bebê ao dentista é fundamental.
Alguns meses após o nascimento, os dentinhos começam a crescer e os bebês passam a ter a sensação de coceira na gengiva. Depois disso, as crianças passam por alguns anos onde seus dentinhos de leite começam a aparecer. Aquele sorriso gengival do seu bebê, em alguns anos, passa a estar completo por duas fileiras de dentes pequenos e delicados, mas extramente importantes.
Os dentes de leite agem como se reservassem o espaço para os dentes definitivos finalmente ocuparem seus lugares. Crianças que tem dentes de leite saudáveis, evitam qualquer tipo de problema para mastigar e falar, por isso o acompanhamento com um Odontopediatra é essencial. Além de metê-los livres de carie, sua saúde bucal e sua qualidade de vida estarão praticamente garantidas.
Pais, comecem a cuidar mais da higiene bucal do seu bebê e dar atenção a fatores que envolvem essa questão.
Saiba como tratar dos dentes do seu filho:
Higienização da gengiva:
– Comece a limpar a gengiva do seu filho imediatamente, mas em primeiro lugar, não utilize escova de dente e creme dental.
– Procure um dentista antes de qualquer coisa. Certamente, ele irá passar algumas dicas.
– Use um pano macio e levemente umedecido ou um pedaço de gaze limpe, passe duas vezes por dia nas gengivas do seu bebê.
– Tenha muito carinho, delicadeza e cuidado durante esse processo. É uma região bem sensível e precisa de atenção.
Isso vai retirar as bactérias da gengiva, tirando uma placa de sujeira daquela região.
Como escovar os dentes do seu bebê:
– Não existe uma data certa para começar. Você só irá escovar os dentes quando eles começarem realmente a aparecer.
– Escolha uma escova macia, com a cabeça pequena e cabo longo.
– Até que o dente entre em erupção, use apenas água. Depois dessa fase passe a usar creme dental.
– Escove dente por dente, tanto na parte inferior, quanto superior.
– Quando a criança estiver segura de escovar os dentes sozinha, continue supervisionando e auxiliando na escovação
Dicas:
– Quando seu bebê completar um ano, é necessário levá-lo ao dentista para uma visita.
– Fique atento a manchas escuras ou esbranquiçadas, ela pode indicar algum problema que precisa ser analisado por um Odontopediatra.
– O crescimento dos dentes muitas vezes causa irritação e choro, durando em torno de uma a duas semanas.
– Procure ajuda de um profissional, se nesse momento o bebê tiver comportamentos que demostrem estar muito desconfortável.
Ajuda da saúde pública:
Hoje em dia secretarias de saúde de várias cidades do país oferecem acompanhamento odontológico para crianças a partir do seu nascimento. São dadas Informações, dicas de limpeza e amamentação, além de indicações nutricionais para serem seguidas. Seu bebê tem um atendimento personalizado, onde o dentista passa a acompanhar o crescimento do seu filho junto com você.
Procure uma Unidade Básica mais próxima da sua casa, cuide da saúde bucal do seu bebê e evite problemas futuros.