Segundo dentista, o pé de moleque é um dos alimentos que exige cuidado
Nos meses de junho e julho os brasileiros se rendem as delícias típicas das festas juninas. Na lista dos mais pedidos estão refrigerantes, bolos, paçoca, cocada, cuscuz e arroz doce. Sem falar na canjica. Mas alguns perigos cercam esses alimentos.
A ingestão de calorias, em excesso, tem consequências em todo o corpo. O aumento de peso é um deles. E não é só a balança que fica comprometida, a saúde bucal também. Segundo o dentista Leandro Mattar, os doces devem ser consumidos com cautela. Em excesso afetam os dentes, causando cáries e doenças periodontais, como a gengivite.
“As guloseimas acabam eliminando os tecidos ao redor dos dentes, gengivas, ligamento periodontal e osso. As infecções são causadas por bactérias que utilizam os doces como alimento”, afirma Mattar.
A sensibilidade dos dentes é outro transtorno que pode evoluir durante esse período do ano. “Isso pode ser contornado com certas precauções. Uma dica é comer sem exagerar. Amendoim, canjiquinha e sucos naturais são opções mais saudáveis. A escovação dos dentes deve ser imediata ao chegar em casa. O ideal é usar também um enxaguante bucal”, lembra o dentista.
E o pé de moleque?
Uma das delícias mais marcantes das festas juninas é o pé de moleque, que representa perigo para os dentes. O doce é feito com calda de açúcar endurecida, por isso, deve ser evitado. Mastigar alimentos duros e quebradiços danifica a estrutura do dente, comprometendo o esmalte dentário. “Ao comer esse tipo de guloseima alguns vestígios costumam ficar entre os espaços dos dentes mesmo com a escovação, podendo impulsionar o aparecimento de tártaros”, diz o dentista.
Fonte: Gazetaonline.globo.com
Parabéns pelas dicas/orientações. A saúde começa pela boca.