Caso Clínico – Reconstrução Estética em Resina Composta

Produtos utilizados: Coltene  – Reconstrução Estética em Resina Composta

Paciente, gênero masculino, apresentou-se à Clínica Integrada da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense, apresentando fratura coronária dos elementos 11 e 21. Ao exame clínico observaram-se fraturas classe IV dos elementos 11 e 21 , sem comprometimento pulpar (Figura 1).

1- Aspecto Inicial - Fratura por trauma
1- Aspecto Inicial – Fratura por trauma

Inicialmente foi realizada uma moldagem total dos dentes superiores para que fosse realizado o enceramento de diagnóstico dos elementos em questão e um guia restaurador para a que a confecção das restaurações em resina composta pudesse ser realizada com previsibilidade e segurança.

Após a moldagem , procedeu-se a avaliação de cor dos elementos a serem restaurados com escala de cor personalizada que acompanha o Kit da resina (Brillant NG , Coltene) (Figura 2 e 3) , com a qual é possível avaliar a cor correspondente à dentina e ao esmalte dentário.

2- Escala de cor _ destina e esmalte sobrepostos
2- Escala de cor _ destina e esmalte sobrepostos
Escala de cor sendo levada em boca
3- Escala de cor sendo levada em boca

Após a seleção de cor com a escala , confirmou-se a mesma aplicando um pequeno incremento da resina de esmalte selecionada na superficie vestibular do elemento a ser restaurado (Figura 4).

Confirmação da seleção de cor com a própria resina
4- Confirmação da seleção de cor com a própria resina

Afim de atenuar a interface restauradora , foi realizado um bisel em 45˚ no ângulo cavo-superficial com ponta diamantada troncocônica sob irrigação abundante (Figura 5) .

Bisel
5- Bisel

Primeiramente procedeu-se a restauração do elemento 11. Foi realizado o condicionamento ácido utilizando um ácido fosfórico a 37% (Magic Acid 37% , Coltene) durante 30 segundos em esmalte e 15 segundos sobre a dentina (Figura 6). O ácido foi aplicado em todo o preparo, estendendo sobre as superfícies vestibulares e palatinas. Após o condicionamento ácido a cavidade foi lavada pelo dobro do tempo de condicionamento (Figura 7) e seca com o auxílio de um papel absorvente. Em seguida procedeu-se então a aplicação do sistema adesivo One Coat Bond SL (Coltene) (Figuras 8), seguindo as instruções do fabricante. A resina composta utilizada foi a Brilliant NG (Coltene), uma resina nanohíbrida com tamanho médio das partículas de 0,6 mícron.

Condicionamento com ácido fosfórico a 37%
6- Condicionamento com ácido fosfórico a 37%
Lavagem abundante pelo dobro do tempo de condicionamento
7- Lavagem abundante pelo dobro do tempo de condicionamento
Aplicação do sistema adesivo
8 – Aplicação do sistema adesivo

Após confirmar a adaptação do guia restaurador, uma camada de resina Brilliant NG incisal transparente foi posicionada sobre o guia a fim de recriar a porção palatina da restauração. O guia com a resina composta foi posicionado em boca seguido de fotoativação por 40 segundos (Figura 9). Definido o contorno da face palatina, uma segunda camada de resina dentina A2 foi inserida (Figura 10) e fotoativada por 20 segundos. Em sequência, foi posicionado uma camada de resina A2 esmalte (Figura 11) , como auxílio de um pincel e fotoativada por 20 segundos , concluindo a reconstrução anatômica do elemento 11 .Em seguida, foi realizada a restauração do elemento 21 seguindo os mesmos passos do elemento contra-lateral (Figura 12 e 13).

Resina incisal transparente pela palatina
9 – Resina incisal transparente pela palatina
Resina A2 destina
10-Resina A2 destina
Resina A2 esmalte
11-Resina A2 esmalte
Procedimento adesivo / Resina incisal transparente pela palatina
12-Procedimento adesivo / Resina incisal transparente pela palatina
Resina A2 dentina / Resina A2 esmalte
13-Resina A2 dentina / Resina A2 esmalte

Após 7 dias (Figura 14) da realização do procedimento restaurador , pro-cedeu-se o acabamento e polimento das restaurações. Inicialmente foi utilizado discos de lixa (Figura 15) afim de ajustar anatomicamente os elementos restaurados. Em seguida o acabamento proximal foi realizado como auxílio de tiras de lixa de papel (Figura 16).

Pós-operatório 7 dias
14-Pós-operatório 7 dias
Acabamento 7 dias
15-Acabamento 7 dias
Acabamento proximal com tira de lixa
16-Acabamento proximal com tira de lixa

Com o intuito de otimizar e guiar o procedimento de acabamento das restaurações, ranhuras vestibulares foram simuladas com um lápis (Figura 17) e em seguida marcadas com uma ponta diamantada #2200 (Figura 18). Foi realizado o ajuste oclusal com pontas diamantadas de granulação fina e o acabamento e polimento das restaurações foram realizados com pontas de silicone com duas granulações. Afim de conferir melhor polimento das restaurações, foi utilizado uma pasta diamantada com disco de feltro (Figura 19). As figuras 20 e 21 mostram o aspecto final das restaurações.

Esboço da Textura superficial
17-Esboço da Textura superficial
Realização da textura superficial
18-Realização da textura superficial
Polimento Final
Com o intuito de otimizar e guiar o procedimento de acabamento das restaurações, ranhuras vestibulares foram simuladas com um lápis (Figura 17) e em seguida marcadas com uma ponta diamantada #2200 (Figura 18). Foi realizado o ajuste oclusal com pontas diamantadas de granulação fina e o acabamento e polimento das restaurações foram realizados com pontas de silicone com duas granulações. Afim de conferir melhor polimento das restaurações, foi utilizado uma pasta diamantada com disco de feltro (Figura 19). As figuras 20 e 21 mostram o aspecto final das restaurações.
Caso concluído
20- Caso concluído
Caso concluído
21-Caso concluído

Autores:

Igor Paulinelli

Karin Egger

Gustavo Oliveira dos Santos

Raphael Monte Alto

Já conhece a Surya Dental? Acesse agora o catálogo de promoções do mês! Clique Aqui!

Marketing Surya

Total
0
Shares
3 comentários
  1. Bonito caso! sequência bem elaborada e final feliz!
    Dois detalhes que talvez poderia ser observado olhando-se de incisal para cervical, parece que um dos incisivos está levemente sobre posto ao outro e talvez, aumentar 0,5 a 1 mm a ameia incisal entre os dois. Parabéns o trabalho está lindo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
acessibilidade consultório odontológico

Como garantir acessibilidade no consultório odontológico

Próximo artigo
Surya Dental no Ciosp

Surya Dental no 34º CIOSP

Posts relacionados