Implante imediato com carga imediata utilizando sistema Arcsys

Relato de caso

Queixa principal: fratura do dente 25.

Características do paciente: idade:  42 anos; sexo: masculino; etnia: leucodermo.

Anamnese: Paciente mostrou boas condições de saúde, portanto apto ao tratamento reabilitador.

Exame clínico: Paciente apresentou boa saúde bucal. O dente 25 apresentou fratura infraóssea da cúspide V. Segundo o paciente, havia ocorrido há 03 dias.

Exame clínico/radiográfico/tomográfico: A região apresentou ótimas condições para receber o implante imediato após exodontia.

Planejamento: Exodontia minimamente invasiva, instalação de implante dentário imediato (Sistema Arcsys – FGM-Brasil), e provisória sobre implante imediata (carga imediata).

Relato do caso:

Paciente com 42 anos, sexo masculino, leucodermo, apresentou-se na clínica odontológica privada com queixa principal de fratura do dente 25. Na anamnese, mostrou boas condições de saúde, estando portanto apto ao tratamento reabilitador. O planejamento consistiu em exodontia do dente 25 minimamente traumática, instalação de implante imediato e carga imediata, para posterior confecção da prótese final em porcelana cimentada sob munhão angulável.

O Sistema de Implantes Arcsys (FGM – Brasil) foi utilizado para simplificar e otimizar a resolução protética, de maneira que a angulação e o posicionamento do componente protético seja o mais próxima do ideal e facilite a confecção da prótese, com completa harmonia estética, função e saúde ao paciente.

Após a exodontia, foi instalado 01 implante com dimensões 3.8 X 13mm. A perfuração foi realizada com as fresas FGM ᴓ2.9 (no comprimento total de instalação – 15mm) e ᴓ3.4 (no comprimento de 2/3 do total – 10mm). Tal técnica de fresagem teve o objetivo de garantir melhor compactação de tecido ósseo na porção apical e consequentemente melhor estabilidade primária, já que o intuito seria de carga imediata.

Instalado o implante com ótimo torque final (60 N/cm), protegeu-se o cone interno do implante com o Cicatrizador Multifuncional e preencheu-se o gap com biomaterial de substituição óssea sintético – hidroxiapatita e β-TCP – Nanosynt (FGM – Brasil).

Após o preenchimento, uma prótese provisória foi confeccionada sobre um Cicatrizador Multifuncional. Importante ressaltar que este é confeccionado em PEEK (poliéter-éter-cetona) biocompatível, permitindo sua personalização e captura com resina acrílica (auto e/ou fotopolimerizável). O paciente foi então orientado com as recomendações pós-operatórias e dispensado.

Após 60 dias, o provisório foi removido para escolha e ativação do componente final. Optou-se por um munhão angulável 4.2X4mm com transmucoso de 2,5mm. Este teve seu posicionamento customizado (angulado) de acordo com a ótima posição protética requerida, atributo exclusivo do Sistema de Implantes Arcsys (FGM – Brasil).

Nesta mesma sessão, para refinar o condicionamento tecidual peri-implantar, foi confeccionada uma nova coroa provisória sob um Transferente Multifuncional, pois este é também disponibilizado em PEEK, portanto também passível de captura e reembasamento com resina acrílica (auto e/ou fotopolimerizável).

A moldagem de transferência do componente protético foi feita com o mesmo Transferente Multifuncional em PEEK. Para fiel cópia do condicionamento tecidual, utilizou-se Top Dam (FGM-Brasil) imediatamente após remoção da coroa provisória e adaptação do transferente.

Para instalação da coroa final em porcelana (dissilicato de lítio), sua infraestrutura foi condicionada com ácido fosfórico 5% (Condac Porcelana 5% – FGM-Brasil) e silanizada com Prosil (FGM-Brasil). O munhão foi limpo com pedra-pomes/água e preparado para cimentação adesiva com Ambar Universal (FGM – Brasil).A cimentação foi realizada com cimento resinoso Allcem (FGM-Brasil), com extremo cuidado para não extravasar excesso nos tecidos peri-implantares.

implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys      implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys implante imediato com arcsys

Dr. Rafael Cury Cecato

Graduado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR. Especialista em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Curitiba, PR. Mestrando em Odontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC-SC), Florianópolis, SC.

Compre a linha da FGM aqui na Surya Dental

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Abordagem interdisciplinar no tratamento da agenesia bilateral de incisivos laterais superiores

Próximo artigo

Fotopolimerizador Orthometric LEDX - T 2400

Posts relacionados