Proibição da venda de clareadores diretamente sem receita

Proibição da venda de clareadores

Opine você também!

Em 11 de abril a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, colocou à disposição da sociedade brasileira a Proposta de Resolução (RDC) que dispõe sobre o controle de agentes clareadores dentais. Esta Proposta tem como vigor a proibição da venda de clareadores diretamente sem receita para produtos com concentração superior a 3% de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida.

Segundo dados da Anvisa, no Brasil os clareadores de uso caseiro são à base de peróxido de carbamida, portanto, são considerados produtos para a saúde. Estão, desta forma, sujeitos a registro obrigatório na Anvisa para sua fabricação, importação, exportação, comercialização, exposição à venda ou entrega ao consumo em conformidade com a Resolução RDC 185/01. No entanto, ainda não existe um regulamento específico que normatize o controle do produto.

A posição da Anvisa quanto a este tema é devido a concentração sugerida para a venda direta aos pacientes ser alta (3%), prejudicando assim, tanto esses usuários quanto a classe odontológica. Portanto, o objetivo desta iniciativa é de: evitar o uso inadvertido de agentes clareadores dentais, reduzir os efeitos adversos relacionados ao uso desses produtos e restringir o comércio e propagandas que estimulem o consumo inapropriado.

Em linhas gerais, mostrar aos cidadãos as falhas de informações que existem a respeito do uso deste tipo de agentes clareadores, já que estes, são de uso bastante difundido. Portanto, é preciso apresentar a esses usuários que a utilização deste traz riscos, podendo causar danos irreversíveis à saúde.

Posição da Surya Dental

E é por meio deste veículo de comunicação, que a Surya Dental vem anunciar que também apoia esta atitude da Anvisa em relação à Proposta de Resolução (RDC) que dispõe sobre o controle de agentes clareadores dentais.

Adequando-se totalmente na Odontologia Legal e Legislação Odontológica que regula essas práticas no Brasil, a Surya informa que os seus clareadores dentais são vendidos apenas pela Matriz e suas filiais de Maringá e Curitiba, e que não são comercializados em farmácias ou supermercados.

A Surya Dental trabalha com responsabilidade e seriedade para fornecer aos seus clientes (cirurgiões-dentistas) os melhores produtos, para que esses, possam realizar um procedimento de qualidade em seus pacientes. Deste modo, se qualquer paciente adquirir os produtos fornecidos pela Surya, de maneira indireta, para uso caseiro, o estará fazendo de forma incorreta, devido este procedimento necessitar de um acompanhamento odontológico para que haja bons resultados. Em vista disto todos os clareadores vendidos na Surya tem em seu produto e embalagem que são indicados somente para uso profissional, não estando disponíveis para compra e uso dos pacientes.

O intuito da Surya Dental não é destinar-se apenas a odontologia estética, mas sim a odontologia como um todo, da geral até as suas especificidades, visando acima de tudo o bem estar e a qualidade de vida de cada indivíduo, seja ele cliente ou paciente.

 Saiba como participar

Se você, assim como nós da Surya, apoia esta iniciativa da Anvisa e deseja abraçar esta causa, o prazo previsto para o envio das contribuições será de 60 (sessenta) DIAS, contando a partir do dia de sua disposição (11/04/2014). Após este período o processo seguirá para análise técnica e apresentação de proposta final a ser apreciada pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Durante o período proposto, a Anvisa disponibiliza o formulário para o envio das contribuições. Caso deseje participar, é só acessar este link.

Redação Surya Dental – Maira Marques – Graduada em Jornalismo

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
problemas na boca

Conheça os problemas na boca que podem indicar doenças graves

Próximo artigo
aplicativos que auxiliam a saúde bucal

Conheça alguns aplicativos que auxiliam a saúde bucal

Posts relacionados