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Surya Dental

Como liderar sua equipe

A forma como um consultório é liderado influencia diretamente em seu andamento, no alcance dos objetivos e na qualidade daquilo que desenvolve. Liderar é comandar pessoas, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos individuais e da equipe. Nesse contexto, um bom líder é aquele que reconhece que uma empresa é formada por pessoas iguais a ele e age com empatia em cada situação.

Dentro de uma organização, é importante saber a distinção entre um líder e um chefe. O chefe tem a característica de ser autoritário, mandar e exigir a obediência do grupo estando no topo dos níveis de hierarquia. Por outro lado, o líder aponta a direção para o êxito, exercendo disciplina com paciência, compromisso, respeito e humildade. Para isso, seguem algumas dicas de ação para se tornar um bom líder de sua equipe.

  • Mantenha-se próximo da equipe. Participe do cotidiano da empresa e das pessoas que convive, se mostre disponível.
  • Seja transparente em suas ações. Quando uma mudança for necessária, envolva todos os membros da equipe, comunique as informações pessoalmente.
  • Nas reuniões, abra espaço para que sua equipe tire dúvidas e apresente sugestões sobre o andamento das atividades.
  • Quando uma decisão for tomada, apresente a proposta com argumentos que provem que a atitude trará resultados positivos a todos.
  • Ao se expressar, seja confiante e não demonstre tensão. Ter segurança de suas palavras inspira respeito e admiração.
  • Realize feedbacks. Esta é uma ferramenta essencial para uma boa liderança. Ofereça retorno a sua equipe e a cada indivíduo. Da mesma forma, esteja preparado para ouvir opiniões sobre seu próprio desempenho e identifique seus pontos fortes e os que precisam ser trabalhados.
  • Tenha consciência da individualidade de cada colaborador. Cada pessoa possui limitações e aptidões diferentes, que devem ser trabalhadas de forma particular.
  • Encare as mudanças como oportunidades. Aprenda a lidar com o novo e estimule a capacidade de antecipação para preparar sua equipe.
  • Seja organizado. Faça listas, use uma agenda, desenvolva planos com objetivos, metas e prazos bem definidos.
  • Saia da zona de conforto. Busque conhecimentos novos, preze pelo autodesenvolvimento pessoal e de sua clínica.

Acima de tudo, tenha consciência de que estar no comando das atividades é um grande desafio. Compreenda que nem tudo irá sair como o planejado e não permita que os erros se tornem um tormento. Inspire as pessoas de forma positiva e torne seu consultório um ambiente agradável para você e sua equipe crescer e celebrar cada conquista em união.

 

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