Os 6P’s que Podem Alavancar seu Sucesso!

marketing

Olá meu amigo leitor, que ótimo poder lhe reencontrar mais uma vez aqui no Blog da Surya Dental.

Já foram diversos assuntos do qual conversamos sobre marketing e gestão, mas ainda temos muito que compartilhar.

Hoje vamos falar sobre os pilares do marketing que utilizamos em todo planejamento.

Nós consultores, consideramos esses pilares como a sustentação de tudo que irá ser realizado, por isso ele é essencial para seu sucesso. Alguns consultores utilizam 4P’s, mas nós iremos utilizar 6P’s de forma que os pilares fiquem mais completos.

Os 6P’s são:

Produto (serviço);

Ponto (distribuição, local de atividade);

Preço (formação e estratégias);

Promoção (comunicação, publicidade);

Pessoas (definição do público alvo, relacionamento pessoal com clientes, funcionários e fornecedores); e

Percepção (evidências físicas de qualidade).

Esses seis elementos é o que chamamos de “Mix de Marketing”. Vamos analisar P por P.

 

Produto

Produto é aquilo que você oferece às pessoas para satisfazer determinada necessidade ou desejo.

Quando se trata a Odontologia, oferecemos um serviço, ou seja, algo intangível. O que precisamos trabalhar é com que o paciente perceba valor no serviço que estamos oferecendo. Procure utilizar recursos audiovisuais, câmeras intra-orais, utilizar de palavras concretas como coroa, dente ou sorriso para que o paciente perceba melhor o que está comprando.

Ponto

O Ponto é todas as estratégias quanto à localização, distribuição de um produto, logística, ambiente interno e externo do consultório.

As pessoas, no geral, compram seus bens e serviços de três formas: Conveniência, Comparação e Especialidade.

A compra por conveniência ocorre de forma mais rápida. Não importa para o cliente a marca, qualidade ou coisas do tipo. Nesse modo de compra o que importa é preço baixo. Na odontologia geralmente são as clínicas populares em que os pacientes entram por que viu o letreiro, quer um serviço na hora e mais próximo de sua casa ou trabalho.

Chamamos de comparação quando seu cliente começa a comparar preço, serviço agregado e condições de pagamento, confiabilidade, segurança, etc. Para nós dentistas, é aquele paciente que vai de consultório em consultório para saber qual vai escolher. Nestes casos o atendimento pode ser decisivo!

Na compra por especialidade seu paciente já sabe exatamente o que quer. Geralmente por ter recebido uma indicação ou pela sua fama. Pode ser também uma procura por um equipamento que só você tem, ou um tipo de tratamento que só você realiza.

Fique atento aos detalhes de onde irá se instalar seu consultório. Existe comércio próximo? As pessoas conseguem estacionar o carro com tranquilidade? Existem rampas de acesso para idosos e pessoas com deficiência? Qual é a primeira impressão que seu consultório passa? Tem água/café na sala de espera? Meu paciente tem conforto? Essas são algumas questões importantes na hora de decidir o ponto do seu consultório.

Preço

Em geral, o preço é estabelecido pelo mercado onde você instalou seu negócio, no entanto você pode estabelecer o seu valor de acordo com o valor percebido por seu cliente e seu público-alvo. Nessa hora saber quem é seu público-alvo conta muito, veja o artigo que já escrevi sobre isso aqui no Blog da Surya.

Se seu público é D, por exemplo, seu preço deve ser relativamente mais baixo que o ”normal”. Se eu trabalho com pacientes A, posso estabelecer um preço Premium, desde que meu paciente perceba este valor.

Cuide para que sua comunicação passe exatamente o que você é e qual seu público para que as pessoas não levem sustos quando receberem seu orçamento.

Promoção

É tudo que envolve a sua comunicação com seu público de uma forma geral. Tanto internamente, quanto externamente. Nesse ponto entra a propaganda, publicidade, boca a boca, etc.

Aqui temos que tomar cuidado para que a propaganda/publicidade diga exatamente o que queremos. Voltamos à questão do público-alvo; preciso estar alinhado com quem desejo me comunicar. Também é preciso ficar atento a regulamentação do CRO/CFO para que não haja problemas quanto a nossa comunicação.

Pessoas

Nada existe sem as pessoas não é? Por isso utilizo no mix de marketing esse P. Hoje temos uma visão muito mais ampla que nos permite perceber que dependemos das pessoas para obtermos o sucesso, e saber como tratá-las é primordial para que o boca a boca funcione bem. Estamos falando aqui de funcionários, pacientes, acompanhantes e fornecedores. É preciso que o tratemos com respeito e cordialidade.

Para seus funcionários, ofereça bônus por metas, invista em treinamentos, remunere com o que ele merece e, nem preciso comentar sobre o respeito que deve ser essencial.

Percepção

Podemos entender este P, como tudo aquilo que com nossos sentidos nos impacta de alguma forma. É tudo que seu paciente vai perceber fisicamente no seu consultório. Qualidade, conforto, instalações, equipamentos, pintura, estrutura, decoração, etc.

Sem ficar chato, aqui batemos novamente no público-alvo. Você precisa manter uma estrutura condizente com o seu público. Se suas instalações são modernas, confortáveis e luxuosas, os pacientes que passarem por ali irão imaginar que seus serviços são mais caros e se eles são por exemplo, um público C-D, tendem a ir em outro lugar. Por isso fique atento ao seu público.

Aprenda como criar uma marca de sucesso!

Lembre-se de adequar o mix de marketing ao seu consultório. Siga sempre o seu público-alvo e principalmente, faça com que seu negócio como um todo seja condizente com quem você deseja atingir!

Aproveito a te convidar a curtir a página no facebook de um novo projeto meu, o Consultório 3.0, a nova revolução do marketing que vai alavancar seu sucesso. Em breve o conteúdo completo estará disponível: http://facebook.com/consultorio3.0

Um abraço e sucesso!

Texto: Dr. Fellipe Dias da Silva

www.drfellipedias.com.br

 

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