Retração gengival: Causas e Tratamentos

Gengiva Retraída

Sabe aquela sensação de que seu dente está ficando mais longo ou aumentando cada vez mais? Quando você percebe que por conta disso o seu seu sorriso não tem a mesma harmonia e seus dentes passam a ficar mais sensíveis? Essa impressão tem nome, causas e tratamento: é a retração gengival.

Quer saber mais sobre a retração gengival? Continue lendo o nosso post para tirar todas as dúvidas!

Você já ouviu falar em “gengiva retraída”?

A gengiva retraída ocorre quando o tecido gengival se retrai, fazendo com que a raiz dos dentes fique exposta à retração, ou seja, a gengiva se afasta do lugar de origem, trazendo consequências para toda a região bucal. Esse processo deixa a área sensível e faz com que o tecido saudável da gengiva forme um colar de proteção em volta dos dentes.

Quais as causas da retração gengival?

O problema da gengiva retraída pode surgir por conta da má escovação dos dentes ou quando a pessoa aplica muita força na escovação, utilizando cerdas duras. Vários outros traumas dentais podem também causar a retração gengival, além da hereditariedade e o mau posicionamento dos dentes durante o processo de crescimento.

É muito importante repensarmos nossa escovação, começando pela escolha da escova a ser utilizada – elas devem ser macias ou extra macias. No processo de escovação é muito importante ter atenção com a força colocada sobre a escova, para não abusar da rigidez em lugares tão sensíveis.

Use esse momento do seu dia para relaxar, tenha paciência e delicadeza durante a higienização dos seus dentes. Cerdas duras e excesso de força na escovação podem ser um dos maiores percussores da gengiva retraída.

Mas não é apenas a força na escovação que pode causar a gengiva retraída. Existem outros fatores que também podem ser responsáveis por esse problema:

• Lesões de cáries não tratadas
• Escovação traumática
• Movimentação ortodôntica
• Prótese fixa mal colocada
• Fluxo salivar baixo

Como posso tratar a retração gengival?

Para tratar a gengiva retraída, o cirurgião-dentista especialista em Periodontia fará uma limpeza profunda, removendo qualquer material da retração para corrigir os dentes. Essa correção é feita com o uso de aparelho ortodôntico.

Já na parte que envolve a estética, técnicas cirúrgicas podem auxiliar no tratamento. O procedimento consiste em retirar um pedaço da gengiva de algum outro lugar, geralmente do céu da boca, e colocar no local da retração. Essa cirurgia é muito delicada e tem algumas restrições para ser realizada. Dessa forma, é necessário que o paciente vá até o consultório odontológico para uma avaliação.

Umas das formas de classificação técnica para gengiva retraída usada pelo cirurgião-dentista é a “Classificação de Miller”:

retração gengival

Além disso, existem cuidados que você pode ter em casa e que farão muita diferença, não só durante o tratamento, mas também na prevenção:

• Visitar o dentista regularmente
• Usar escova com cerdas macias
• Fazer uso do fio dental diariamente
• Não escovar os dentes com muita força

Você sabia que existem dois tipos de gengivas?

  • A gengiva de cor rosa, que está unida junto dos dentes e do tecido ósseo.
  • A mucosa, que também é considerada gengiva. Ela possui um tecido bem fino e macio com grande flexibilidade, formando também a parte interna das bochechas e dos lábios.

Quer saber mais sobre saúde bucal? Leia nosso post sobre como identificar a erosão dental e sobre os cuidados com pacientes diabéticos em tratamentos odontológicos.

Texto: Thaísa Biazin – Marketing Surya Dental. Fonte: Portal Educação

 

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário

7 comments

  1. Sidinei

    Muito bom gostei do poste

    -1
  2. Maria

    Procurei um consultorio especializado em tratar as gengivas. Achei que a dentista fosse tratar a minha gengiva retraida no dente canino devido ao mal uso de aparelho ortodontico que empurrou muito o dente para dentro, o que pode ter causado a retração, mas ela fez um preenchimento com resina para nivelar a perda ossea. Mas e a gengiva? Nao sei onde encontrar aqui no RJ um dentista que tenha especialização nessa tecnica. Alguém poderia me orientar, pois
    nos consultorios em que passei os dentistas se fizeram de cegos e nada comentaram a respeito. Tel 21 99761 7005 Agradeço se puderem me responder pois gostaria de tentar reverter este problema enquanto ele é recente.

    • Bom dia, Maria.
      A Surya Dental é uma distribuidora de produtos odontológicos e não temos como te informar.
      Acredito que a ajuda que você procura, o Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro poderá indicar.
      O telefone é (21) 3505-7600.

      Tenha um bom dia!

  3. marcio

    Gostei muito dessas informações. Pois será de suma importância no meu trabalho,sou tsb e justamente trabalho com informações como essas e vai ser de grande importância para mim.obrigado.

    • Olá, Marcio!
      Que bom que o texto contribuiu com o seu trabalho.
      Obrigado pelo contato.

  4. Angélica

    Tenho gengiva retraída tbm e a cada vez é um dente a mais. O dente com a retração mais antiga é sempre colocado resina para nao ficar exposto. Eu achava ótimo, mas a gengiva continua retraindo… Por isso foi bom ler esse artigo. Agora procurarei um profissional que realmente resolva minha situação. Outra coisa que reparei foi no uso de fio dental, eles sempre são incisivos na hora da limpeza, acho que isso tbem danifica a gengiva.

    • Olá, Angélica!
      Que bom que você gostou do artigo. Procurar um dentista de confiança é o mais indicado nesses casos.
      Agradecemos pelo contato.