Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Saiba cuidar da saúde bucal e dos dentes do seu cãozinho

Conheça o trabalho dos dentistas de animais e saiba como esse especialista pode ajudar seu pet a ficar longe de problemas

Fundamental para que a vida de um cachorro seja saudável, os cuidados com a dentição são, em muitos casos, ignorados por quem é dono de um animalzinho de estimação. No entanto, embora muitos não dispensem o tempo necessário com a higienização dos dentes e da cavidade oral dos cães, esse tipo de atenção é essencial para evitar uma série de problemas na vida canina. Felizmente, nos dias de hoje já é possível contar com a ajuda de especialistas para manter a saúde bucal do seu pet em dia.

Levando em conta o fato de que mais de 80% dos cachorros em fase adulta têm que lidar com problemas dentários, fica fácil entender por que os cuidados com os dentes dos cães são tão importantes e devem ser encarados como todos os demais cuidados já comuns a quem tem um animal de quatro patas como parte da família, como o banho e a tosa higiênica, por exemplo.

Para facilitar os cuidados e o tratamento com a dentição dos pets caninos, o Brasil já conta, hoje, com a Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, indicando profissionais das diferentes áreas englobadas nesse segmento, divididas em: Periodontia (que trata de inflamações e infecções nas gengivas), Endodontia (voltada para o tratamento de problemas na polpa dentária, canais e tecidos da região) e Ortodontia (que cuida de complicações que envolvem o posicionamento dos dentes ou do maxilar do animal).

Por incrível que pareça, assim como os seres humanos, os cachorros também podem precisar de aparelhos dentários para que possam viver melhor e de maneira mais confortável. Entretanto, somente um profissional poderá indicar as melhores medidas para que um cão possa manter a saúde oral e, por isso, agendar visitas periódicas a um especialista e reservar tempo para fazer a higienização oral do pet de forma correta são medidas que devem fazer parte da vida de todos os que têm um bichinho canino de estimação em casa.

Mau hálito, inchaço, presença de caroços ou sangue, saliva viscosa, dificuldade em morder a comida, gengivas vermelhas demais e a perda de dentes são alguns dos sinais mais comuns de que pode haver algo de errado com a boca e os dentes do seu cãozinho, e é importante ficar atento ao aparecimento desse tipo de sintoma no seu pet. Quanto antes for detectado o problema, maiores serão as chances de que um tratamento possa ser iniciado imediatamente para curar, rapidamente, o animal.

Para manter seu pet afastado desse tipo de complicação, o ideal é que escovações de dente diárias sejam feitas – utilizando escovas e pastas dentais apropriadas pra isso e especialmente desenvolvidas para cães (que podem ser facilmente encontradas nas pet shops da atualidade) – e que, ao avistar algum sintoma estranho, o animal seja encaminhado para um dentista de cães, que poderá tanto identificar a complicação de forma precisa, como tratar ou amenizar o problema, seja ele qual for.

Autor: Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.

Fonte: www.mulher.terra.com.br

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio