Nos últimos anos, o campo da estética facial tem testemunhado uma revolução com o desenvolvimento de novos materiais. As inovações possuem resultados relevantes, com mínima invasão e tempo de recuperação. Entre as novidades que ganham destaque está a hidroxiapatita de cálcio, oferecendo uma alternativa segura, eficaz e duradoura aos profissionais e pacientes.
Mas o que essa substância tem de especial? Ela é um mineral presente no corpo humano capaz de auxiliar em processos como estimulação da produção de colágeno.
Continue a leitura para explorar detalhes sobre a hidroxiapatita de cálcio, descobrir para que ela serve, como é utilizada na harmonização orofacial, as vantagens, a diferença em relação ao Sculptra e até mesmo como é feito o processo de aplicação!
O que é hidroxiapatita de cálcio?
A hidroxiapatita de cálcio é um mineral natural que corresponde à forma mais estável e cristalina do fosfato de cálcio. É o principal componente do tecido ósseo dos mamíferos, incluindo o ser humano, e é encontrada no esmalte dos dentes.
Para que serve hidroxiapatita de cálcio?
A substância possui aplicações em algumas áreas, dentre elas medicina, odontologia e dermatologia. Saiba mais a seguir.
Medicina
Na medicina, a hidroxiapatita de cálcio é utilizada em implantes ortopédicos e em substitutos ósseos para ajudar na regeneração e reparo de ossos.
Odontologia
Já na odontologia, o preenchimento com hidroxiapatita de cálcio serve para reparar cavidades ou revestir superfícies e em implantes dentários.
Dermatologia
Na dermatologia, pode ser aplicada em cremes e tratamentos de beleza, devido às suas propriedades benéficas para a pele, como estimulantes de regeneração celular e preenchedores dérmicos.
Hidroxiapatita de cálcio na HOF
A hidroxiapatita de cálcio é um bioestimulador que se tornou popular no contexto da harmonização orofacial (HOF), em procedimentos estéticos focados em trazer equilíbrio e proporção às características faciais, concentrando-se no terço inferior do rosto e área oral.
O mineral é utilizado principalmente por conta da capacidade de induzir a produção de colágeno e de apresentar biocompatibilidade, funcionando bem como um preenchedor dérmico para restaurar o volume facial e melhorar a aparência da pele.
Aplicações na harmonização orofacial
A hidroxiapatita é utilizada em algumas situações na harmonização orofacial. Vamos explorar na sequência.
Preenchimento de sulcos e rugas
Pode ser utilizada para preencher sulcos nasolabiais (linhas de sorriso), sulcos labiomentonianos (marionetes), linhas de expressão e aumentar a definição do contorno facial.
Volume e contorno
Usada para definir e melhorar o contorno do queixo, da mandíbula e para avolumar as maçãs do rosto, ajudando a criar uma aparência facial mais simétrica e harmônica.
Rejuvenescimento da pele
Além de corrigir perdas de volume, o estímulo na produção de colágeno ajuda na melhoria da textura e firmeza da pele, contribuindo para um efeito de rejuvenescimento.
Vantagens da hidroxiapatita
A hidroxiapatita de cálcio oferece várias vantagens como o fator de ser um preenchedor dérmico, realçando a aparência facial e melhorando a saúde da pele. Confira outros benefícios na sequência:
- Biocompatibilidade: composta por minerais que existem naturalmente no corpo humano, apresentando baixo risco de reações alérgicas.
- Estimulação de colágeno: fornece um preenchimento instantâneo e estimula a produção natural de colágeno ao longo do tempo.
- Resultados naturais: a aparência não fica artificial pelo efeito gradual de volumização.
- Versatilidade: pode ser utilizado para preenchimento de sulcos e rugas, além da melhoria do contorno facial e fortalecimento da pele.
- Rápida recuperação: o que permite a retomada das atividades normais dos pacientes de forma ágil.
- Utilização em várias regiões do rosto: é indicado para sulco nasolabial, linhas de marionete e mento.
Hidroxiapatita de cálcio Rennova
A Rennova é uma marca que fornece produtos para harmonização facial, entre eles a hidroxiapatita de cálcio, para que você possa aplicar nos tratamentos. Confira mais detalhes na sequência.
Hidroxiapatita de cálcio Diamond
O Diamond é um bioestimulador de colágeno à base de hidroxiapatita de cálcio, utilizado por quem deseja dar sustentação e firmeza para a pele. Ele se diferencia por estimular a produção natural, o que aumenta a durabilidade dos resultados.
A embalagem vem com uma seringa de 1,25 mL. A composição é de 30% da substância em gel de carboximetilcelulose (CMC) e o produto deve ser aplicado na derme subcutânea superficial ou profundo a periósteo. As indicações de locais são:
- Sulco nasolabial.
- Linhas de marionete.
- Mento.
- Região malar.
Além disso, também pode ser utilizado em lipoatrofia, cicatriz de acne, sustentação e contorno mandibular.
Hidroxiapatita de cálcio Rennova Diamond Lido
Já o Diamond Lido se diferencia por uma distinção na composição. Conta com os mesmos 30% de hidroxiapatita em gel de CMC, mas com 0,3% de lidocaína — anestésico local para alívio da dor durante a aplicação.
Portanto, ao utilizá-lo o plano de anestesia deve ser ajustado pensando nas medidas e diluições necessárias. O produto também vem com uma seringa de 1,25 mL, sendo utilizado para estímulo natural de colágeno e com as mesmas indicações para região de aplicação.
Quanto tempo dura a hidroxiapatita?
A durabilidade depende da aplicação e do produto. Quando é utilizada para preenchimento, por exemplo, a hidroxiapatita de cálcio tende a ter resultados relativamente duradouros. Os produtos da Rennova, por exemplo, possuem efeitos de até 24 meses.
Qual a diferença entre Sculptra e hidroxiapatita de cálcio?
A hidroxiapatita de cálcio ou Sculptra realizam a mesma função, atuando como preenchedores dérmicos para restauração do volume facial e estimulando a produção de colágeno. No entanto, eles se diferem quanto à composição e aos resultados oferecidos.
Sculptra é a denominação comercial do ácido Poli-L-Lático (PLLA, na sigla em inglês), um bioestimulador sintético derivado do ácido lático. Enquanto a hidroxiapatita de cálcio consiste em microesferas suspensas em um gel aquoso.
O Sculptra funciona como estimulador de colágeno. Após a injeção, o PLLA é absorvido e incentiva a produção da proteína, demonstrando resultado ao longo dos dias, sendo necessárias algumas sessões.
Já a hidroxiapatita oferece um efeito duplo: incita a produção de colágeno e fornece um aumento imediato no volume devido às microesferas. Os resultados são instantâneos e melhoram com o tempo.
Como é aplicada a hidroxiapatita de cálcio?
A aplicação da hidroxiapatita é um procedimento minimamente invasivo e deve ser realizado por profissionais qualificados, como cirurgiões-dentistas com especialização em harmonização orofacial ou dermatologistas.
Veja a seguir os passos que devem ser seguidos na hora de aplicá-la.
Avaliação inicial
Momento em que o paciente e o profissional discutem as expectativas e os resultados esperados. O especialista deve fazer a anamnese completa, revisar os históricos médicos e, então, planejar o tratamento, incluindo áreas de aplicação e quantidade do produto necessária. É fundamental que seja garantida a segurança no procedimento.
Preparação
Primeiramente, o profissional realiza uma limpeza cuidadosa na área, desinfectando e prevenindo possíveis infecções, e faz as marcações onde as injeções serão aplicadas.
É fundamental que o especialista saiba como diluir hidroxiapatita de cálcio, de acordo com as instruções do fabricante. Dependendo do local de aplicação, a concentração deve ser maior ou menor. Lembre-se que é preciso utilizar o soro fisiológico estéreo, com agulhas e instrumentos de uso único. O objetivo é minimizar qualquer possibilidade de contaminação.
Ainda antes de aplicar, o profissional deve atentar-se quanto à anestesia tópica ou local, para que o processo não seja dolorido ao paciente.
Aplicação
Com tudo pronto, é hora da injeção da hidroxiapatita no paciente, realizada de acordo com o planejamento inicial. Depois, faz-se a massagem para distribuir uniformemente o preenchedor, assegurando resultado estético e natural.
Cuidados pós-procedimento
Não se esqueça de compartilhar com os pacientes as recomendações específicas para cuidar da área tratada. Explique o que pode ou não ser feito e como o inchaço e os hematomas podem ser reduzidos.
Programe, ainda, uma consulta de acompanhamento para avaliar os resultados do tratamento e decidir sobre a necessidade de sessões adicionais ou retoques.
- Saiba mais — HOF em odontologia: como divulgar o seu trabalho?
Hidroxiapatita de cálcio: quais os riscos?
A hidroxiapatita é considerada segura e eficaz quando usada como preenchedor dérmico por profissionais de saúde qualificados. No entanto, como ocorre com qualquer procedimento médico, existem riscos e possíveis efeitos colaterais associados à sua utilização.
Alguns efeitos colaterais comuns são:
- Vermelhidão.
- Inchaço e hematomas.
- Dor e desconforto.
Já adversidades menos comuns e que os pacientes devem relatar imediatamente estão:
- Nódulos e irregularidades.
- Infecções.
Já riscos graves da hidroxiapatita de cálcio são bem raros, mas existem. São eles:
- Obstrução vascular.
- Reações alérgicas e hipersensibilidade às substâncias contidas na fórmula.
Os especialistas em harmonização facial que pretendem utilizar os produtos precisam estar atentos a todas as possibilidades e saber exatamente o que fazer nessas situações. Comunique-se com seu paciente e esclareça todas as dúvidas possíveis ainda no momento do planejamento. Outra etapa, ainda antes da aplicação da hidroxiapatita de cálcio, é a compra dos insumos para poder fornecer um tratamento completo ao paciente.
Nesse momento, conte com a Surya Dental para adquirir tudo que você precisa para harmonização facial e para o seu consultório odontológico. Clique na imagem abaixo e confira nossas opções de materiais!