Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Dente é a parte mais dura do corpo? Desvende curiosidades

Dente é a parte mais dura do corpo? Desvende curiosidades

Entre tantas informações importantes sobre saúde bucal, existem algumas que são bastante curiosas e podem influenciar a vida e os hábitos

Saúde bucal vem da época das múmias

Para começar, é importante saber que preocupação com a saúde bucal é antiga. Arqueólogos encontraram uma tumba egípcia de cinco mil anos com um objeto que eles acreditam ser a mais antiga escova de dente já registrada. O instrumento era basicamente um ramo de planta com a extremidade toda desfiada fazendo com que suas fibras parecessem cerdas.

Quase 400 litros de saliva protegem a boca

378,5 litros é a quantidade de saliva que um ser humano usa em média para limpar os dentes durante toda a vida. Segundo Ana Paula Pasqualin Tokunaga, cirurgiã-dentista e autora do blog Medo de Dentista, a saliva tem várias funções, entre elas: ação bactericida e capacidade de promover a lubrificação da mucosa da boca, da faringe e das vias digestivas superiores. “Ela ainda limpa e protege a boca, dificultando que as bactérias se fixem nos dentes, ajuda na imunidade, pois possui anticorpos que nos protegem contra doenças, diminui a incidência de cáries e atua na preparação do bolo alimentar”. Para mantê-la em um bom fluxo, é preciso ingerir bastante água.

Ir ao dentista evita ataque cardíaco

Estudos provaram que uma pessoa que frequenta o consultório odontológico ao menos uma vez a cada dois anos é 24% menos propensa a ter um ataque cardíaco. Isso porque as bactérias bucais podem ser transportadas, via corrente sanguínea, para outros lugares do nosso organismo. “Pessoas que possuem doenças cardíacas e não tratam infecções bucais têm mais risco de desenvolver uma infecção grave no coração, correndo o risco de sofrer um infarto. Cuidar dos dentes e da gengiva não é apenas uma questão estética, interfere diretamente na saúde do organismo”, diz Ana Paula.

A cárie é a 2° doença mais comum do mundo

Isso mesmo, a cárie só perde para o resfriado no ranking de problemas de saúde mais comuns entre as pessoas. Apesar disso, levantamentos nacionais recentes feitos pelo Ministério da Saúde mostram que a incidência da doença no Brasil vem diminuindo a cada ano. Entre 2003 e 2010 houve um aumento no número de pessoas que nunca tiveram cáries no país, principalmente entre crianças e jovens. Em pessoas até cinco anos, esse número aumentou de 40,63% para 46,6%. Até os doze anos de 31,08% para 43,5% e de 15 a 19 anos de 11,06% para 23,09%.

Cárie pode matar

Acredite, a cárie pode matar. Mas, segundo a dentista, não de forma direta. “Considerando que ela representa um foco de infecção e infecções podem ser disseminadas via corrente sanguínea para qualquer lugar do nosso organismo, não é prudente manter cáries sem tratamento”.

O dente é a parte mais dura do corpo humano

Na verdade não é o dente, e sim seu tecido mais externo, o esmalte. “O esmalte é um tecido altamente mineralizado, o que explica sua dureza”, diz Ana Paula.

Dietas a base de carne e alimentos fibrosos não prejudicam a primeira dentição

Pesquisas feitas com povos indígenas da Amazônia observaram que os bebês são amamentados exclusivamente no seio até a erupção dos primeiros dentes. Depois disso, é introduzida na dieta carne de caça, farinha de mandioca, frutos silvestres e alimentos secos, duros e fibrosos. Analisando as arcadas dentárias dos mais velhos, verificou-se perfeita oclusão e presença de todos os dentes. “Os dentes têm função primordialmente mastigatória, e é importante exercitá-la. Dentes saudáveis estão preparados pra uma dieta com alimentos mais consistentes, mesmo dentes de leite”, diz Ana Paula.

Fonte: www.saude.terra.com.br

Summary
Dente é a parte mais dura do corpo? Desvende curiosidades
Article Name
Dente é a parte mais dura do corpo? Desvende curiosidades
Description
Dente é a parte mais dura do corpo? Desvende outras curiosidades sobre os dentes agora no blog da Surya Dental!
Author
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo

Comentários

  1. Antonio Carlos Favaro disse:

    Parabéns pela iniciativa.
    Leituras leves e rápidas como estas funcionam como terapia e descanso frente à agitação do cotidiano.
    Que tenha continuidade.
    Dr. Favaro.

    1. Olá Dr. Favaro,

      Agradecemos o seu comentário, esperamos que nosso conteúdo continue lhe agradando sempre!
      Sua participação é essencial para a melhoria do nosso Blog.

      Att
      Equipe Surya Dental

  2. A saliva é de enorme importância para proteção bucal. Para pessoas que dormem com a boca aberta, ocorre secura e consequentemente, as bactérias formam PLACAS BACTERIANAS com mais facilidades nos dentes.

    1. Olá Celso,

      Agradecemos o seu comentário!

      Equipe Surya Dental.

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio