Facetas indiretas consistem em uma alternativa protética muito interessante para modificação de forma dos dentes, posição (leves correções), correção de defeitos estruturais, modificação de cor, reabilitação oclusal, entre outras indicações.
Frequentemente consegue-se devolver o equilíbrio estético do sorriso com pouco ou nenhum desgaste dental, o que caracteriza o procedimento como pouco invasivo e relativamente conservador, se comparado a coroas totais que sempre requerem maior redução de estrutura dental.
Relato do caso
No caso relatado, a paciente queixava-se do formato e textura de seus dentes, com aspecto “envelhecido”.
Percebeu-se a presença de restaurações em resina composta (classe IV) e leve desgaste dental na porção cervical (erosão).
Após adequada avaliação da estrutura dental disponível, as relações oclusais dos dentes anteriores, sua posição no arco e a disponibilidade de esmalte, foi proposto o tratamento com facetas indiretas em porcelana nos dentes anteriores, dos dentes 12 ao 22 com moderado desgaste dental e nos dentes 13 e 23 duas facetas do tipo “lente de contato”, sem necessidade de desgaste dental. Como a espessura das facetas é pequena, seu grau de translucidez é elevado e a cor do dente precisa ser trabalhada anteriormente à confecção do trabalho.
Assim, optou-se pelo clareamento dental com Whiteness HP Blue 35% antes da confecção das facetas.
O resultado obtido revelou-se satisfatório harmonizando os dentes e devolvendo o aspecto jovial ao sorriso da paciente.
Autores:
Maciel Júnior Especialista em Dentística Restauradora pela FOB-USP e Mestre em Dentística Restauradora pela UNESP-Araraquara.
Marcelo Ferrarezi de Andrade Mestre, doutor e livre-docente em Dentística Restauradora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP.
Eduardo Nassif Técnico em Prótese Dental – Conceição da Aparecida-MG.
Fonte: 39° Edição – Revista Surya News