Neurocientistas confirmam: Em 21 dias você reprograma seu cérebro

Você sabia que tudo o que você conquistou, assim como o seu padrão de pensamento e comportamento estão relacionados aos seus hábitos?

Os hábitos são padrões de comportamentos e acabam se tornando uma parte do que somos. Quando algum comportamento se repete o cérebro cria vias sinápticas mais rápidas, de maneira que uma ação aciona a ação seguinte, de forma quase automática.

Colocar as contas em dias, encontrar um amor, emagrecer, guardar dinheiro, o que é comum em todas essas opções é que precisamos de uma boa dose de boa vontade para realizá-las, ao concretiza-las terminamos descobrindo que elas não eram tão difíceis assim de serem realizadas, essa dificuldade em dar um pontapé inicial em grandes projetos é explicado pela teoria dos 21 dias.

A teoria foi formulada pelo cirurgião plástico americano Maxwell Maltz em meados da década de 1960. O médico observou que seus pacientes levavam em média 21 dias para começar a notar os benefícios e mudanças após um procedimento cirúrgico. Isso acontecia porque, conforme o tempo passava, os pacientes vibravam positivamente em relação aos resultados da cirurgia, imaginando os benefícios do tratamento e, dessa forma, sentindo-se mais otimistas e motivados.

De acordo com os estudos feitos por Maltz, essa teoria se aplica às mais diferentes áreas da vida humana. Em outras palavras, após um período de 21 dias fica mais fácil permanecer firme no propósito feito, qualquer que tenha sido ele.

21 dias é o tempo que o cérebro precisa para interpretar um novo hábito como um padrão estabelecido e torná-lo automático. Na prática, isso significa que você não precisará mais pensar para agir de determinada forma, porque seu corpo já estará ligado no “piloto automático”, realizando a tarefa com naturalidade e exigindo menos esforço pessoal.

Quando encaramos uma mudança como algo definitivo, permanente, pode parecer assustador. O suficiente para nos impedir de começar. No entanto, se você encarar a mudança como temporária, fazendo um acordo consigo mesmo estabelecendo que após o período de 21 dias você poderá voltar ao que era antes se quiser, a tarefa pode ficar mais fácil. Na prática, o esforço é exatamente o mesmo, mas as chances de você se sabotar ficam menores; particularmente eu acho que esse é um método em que sempre devemos estar praticando para que tenhamos dias melhores, por isso que esse não terá apenas a durabilidade dos 21 dias em que eu tiver praticando, ele será permanente, pois sempre teremos novidades para contar.Com esta técnica de entusiasmo e motivação, é possível criar novos hábitos e conquistar grandes mudanças.

Veja como aplicar a teoria em questões financeiras, emocionais, de relacionamento ou de insatisfação com a balança. Para cada situação há um tipo de exercício.

Levante sua autoestima

· Pense em suas qualidades e no que já deu certo em sua vida. Se estiver insegura, pergunte a opinião dos amigos sobre você.

· Escreva essas qualidades num papel e prenda-o no espelho do banheiro ou do quarto. Leia pelo menos uma vez por dia e repita em voz alta.

Para sair do vermelho

· Tenha sempre algum dinheiro na bolsa, pois estar sem nenhuma moeda passa para o seu inconsciente a ideia de pobreza.

· Ao invés de pensar nas dificuldades, pense nas oportunidades: você pode começar um novo emprego, se dedicar ao artesanato ou mesmo a algum trabalho autônomo.

· Imagine sua conta corrente sempre positiva no banco e que ela aumenta cada vez mais.

Dieta, já!

· Troque o “quero perder tantos quilos” por “quero ficar mais bonita”. O pensamento deve ser positivo! E quanto mais você for disciplinada na dieta, mais bela vai ficar!

· Divida tudo o que você for comer em dois. É um truque para o seu cérebro achar que você está comendo em dobro. Aos poucos, você vai diminuir a quantidade de comida.


5 passos para criar seu hábito

1. Use um calendário: marque seu progresso nele e deixe-o num lugar bem visível. Isso ajudará você a persistir e ficar orgulhosa de cada conquista!

2. Cutuque a sua memória! Arrume um jeito de se lembrar do hábito. Escreva no espelho, programe no seu celular, peça para alguém lembrá-la…

3. Tenha um compromisso. Faça uma aposta consigo mesma: você vai mentalizar a mudança na sua vida ao longo dos 21 dias. Não importa o que aconteça!

4. E eleja suas prioridades: escreva o que você quer pensar, sentir e fazer durante os 21 dias. O roteiro ajuda a se organizar e serve de estímulo.

5. Mude um hábito por vez. É exaustivo tocar mil planos ao mesmo tempo, há o risco de não dar conta de nada. Faça uma mudança de cada vez!

Fonte: MdeMulher e Elaine Silveira http://www.unicidade.org e culunista do site O Segredo

Conheça o site da Surya Dental e tenha o hábito de comprar sempre com os melhores preços!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Reconstrução incisal com resina composta NT PREMIUM

Próximo artigo

Overlays Oclusais Posteriores e Facetas Anteriores na Reabilitação da Dvo Perdida: Método Direto-Indireto

Posts relacionados