Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Resinas nano-híbridas: o que são e para que são indicadas

Resinas nano-híbridas: o que são e para que são indicadas

Você, com certeza, já ouviu falar em resina composta, certo? E resinas nano-híbridas? Sem dúvidas, este material revolucionou as restaurações diretas em dentes posteriores e anteriores, tanto pela sua versatilidade quanto pela facilidade em ser aceito pelo organismo do paciente.

Com o passar do tempo e os avanços da odontologia, surgiram as resinas híbridas e, mais recentemente, as resinas nano-híbridas, que oferecem tecnologia e um excelente acabamento.

Neste artigo, conheça um pouco mais sobre esses materiais e confira uma lista de produtos que merecem ser testados por todo dentista. Vamos lá?

Resinas compostas

As resinas compostas já são de uso muito comum em restaurações estéticas diretas. Atualmente, você encontra no mercado um grande leque de opções com uma ótima estabilidade de cor, além de tons diversificados, resistência e opacidade adequada.

Se você deseja se aprofundar neste tema, recomendamos a leitura do nosso artigo que fala exclusivamente de resinas compostas.

Quanto aos tipos de resina, podemos encontrar este material dividido em cinco sistemas, que são:

  • Macropartículas: apesar de já não serem tão oferecidas no mercado com o objetivo de restauração, é importante incluir esta resina nas classificações para acompanharmos a sua evolução. É caracterizada pela dificuldade de polimento, maior probabilidade de manchas, baixo coeficiente de expansão térmico-linear e resistência mecânica;
  • Micropartículas: resina com partículas de sílica coloidal de tamanho médio, proporcionando ao material uma maior lisura superficial. Tem baixa resistência mecânica, alto coeficiente de expansão térmico-linear e maior susceptibilidade à sorção de água;
  • Híbridas (podem ser micro-híbridas e nano-híbridas): este tipo de resina é a mistura entre partículas de sílica coloidal e partículas de vidro;
  • Nanoparticuladas: material com partículas de aproximadamente 5 a 70 nanômetros e com excelente polimento, lisura superficial e manutenção do brilho. Esta resina tem partículas dez vezes menores do que as resinas microparticuladas.

Confira uma explicação muito legal sobre a diferença entre as resinas híbridas e micro-híbridas, no vídeo da Dra. Maria Paula Borgui:

Conheça a resina nano-híbrida

Dos tipos de resinas compostas, a nano-híbrida é uma das mais recentes no mercado e chegou com o propósito de oferecer um material com alto polimento combinado com retenção superior e brilho, maximizando a estética.

As resinas compostas nano-híbridas são muito semelhantes às micro-híbridas e trazem a combinação de cargas nanométricas e convencionais, com mistura de micropartículas e nanopartículas. Dessa forma, elas não são puramente nanoparticuladas.

Estas resinas contêm partículas de vidro de tamanho médio, menores que as presentes nas micro-híbridas, garantindo boas propriedades mecânicas.

O tamanho de partícula de carga varia de 100 nanômetros até 0,6 micrômetros, unindo partículas de tamanho nanométrico.

Por suas características, as resinas nano-híbridas são classificadas como universais, ou seja, podem ser utilizadas em dentes anteriores e posteriores.

Para garantir a mesma concentração em volume das partículas de carga, muitas delas possuem pré-polímeros de tamanhos reduzidos, o que vai diminuir a quantidade de matriz orgânica.

Clinicamente, as resinas nano-híbridas possuem propriedades estéticas excelentes, com bom polimento, uma grande variedade de cores e baixa pegajosidade. Desta forma, este material une estética com resistência mecânica.

A resina nano-híbrida é excelente para a restauração de dentes de pacientes com bruxismo, por apresentar maior resistência, mas deve-se tomar cuidado com a alta translucidez da maioria dos sistemas nano-híbridos: na utilização de resinas opacas, será necessário trabalhar com uma camada levemente mais espessa de material.

Mulher sorrindo.

As resinas também são utilizadas em procedimentos estéticos como as facetas em resina composta.

Benefícios da resina nano-híbrida

Acabamento com mais estética

A resina nano-híbrida pode ser polida para proporcionar um acabamento com mais brilho, que pode durar muitos anos. Esteticamente, os dentes ficam com aparência mais natural, com acúmulo mínimo de placa.

Uma boa escovação de dentes auxilia muito no aprimoramento do material e ajuda na manutenção do brilho desta resina.

Material mais versátil

Os nano-híbridos são ótimos para resolver diversos quadros. Por exemplo, quando fatores de estresse são favoráveis, a substituição de um dente pode ser realizada com ligação direta de compostos, sem precisar remover a estrutura adicional do dente.

Facilidade com cores

Uma das grandes vantagens da resina nano-híbrida é a facilidade em fazer a correspondência de cores, pois a sua aparência é mais natural.

Este material não mostra evidências de que determinada área está sendo reparada, assim como não possui aparência protética. Enquanto no uso da porcelana isso é um desafio, com a resina nano-híbrida a restauração deixa o dente natural.

Exemplos de resinas nano-híbridas

Algumas resinas com tecnologia nano-híbrida para você testar e conhecer (clique nos nomes para conferir). Todas elas estão disponíveis no site da Surya Dental:

Para saber mais sobre como comprar em nosso e-commerce, você pode ler o nosso texto explicativo.

Conte com toda a versatilidade, praticidade e qualidade que as resinas nano-híbridas têm para procedimentos odontológicos! A Surya é especializada em produtos odontológicos e oferecemos as melhores marcas do mercado para você. Clique no banner e saiba mais!

Banner para conferir produtos odontológicos.

Summary
Resinas nano-híbridas: o que são e para que são indicadas
Article Name
Resinas nano-híbridas: o que são e para que são indicadas
Description
Neste post, você vai conhecer mais sobre a tecnologia das resinas nano-híbridas e quais as vantagens deste material. Saiba mais sobre resinas nano-híbridas!
Author
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio