As diferenças entre as facetas de porcelana e as lentes de contato

facetas de porcelana

O sonho da maioria de nossos pacientes é ter um sorriso esteticamente perfeito com dentes brancos e simétricos. E é comum que se faça a relação com as facetas de porcelana ou as lentes de contato.

Afinal, ambas têm um poder transformador no sorriso. As técnicas, entretanto, possuem algumas diferenças. É essencial que você explique ao seu paciente ambos os procedimentos, expondo as vantagens e desvantagens de cada um.

Nest post vamos abordar as principais diferenças entre as facetas de porcelana e as lentes de contato, as recomendações e a durabilidade de cada uma. Para que você possa oferecer ao seu paciente a melhor opção de acordo com o caso.

Facetas de porcelana X Lentes de contato

Primeiramente, é importante informar ao seu paciente que ambas as placas são em estruturas produzidas em porcelana e que recobrem apenas a parte dos dentes, a face frontal.

Alguns pacientes acreditam que facetas de porcelana e lentes de contato envolvem todo o dente, cobrindo, inclusive, a parte de trás do dente.

facetas de porcelana

 

Eu quero

Facetas de porcelana

As facetas de porcelana são capas feitas de cerâmica com, em média, sete milímetros de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes para melhorar a aparência do sorriso.

Geralmente, é necessário que se realize o desgaste nos dentes com a instalação de uma resina opacificadora para o recobrimento de superfícies escuras e pequenas imperfeições. Além disso, é preciso a profilaxia seguida pelo clareamento para tratar dentes escurecidos e manchados.

Lentes de contato

As lentes de contato são capas ultra finas de cerâmica com cerca de 0,2 a 0,6 mm de espessura. Sua colocação é minimamente invasiva, com pequeno ou nenhum desgaste do dente.

Neste procedimento são feitas pequenas intervenções. Profilaxia, desgaste e clareamento também são indicados para branquear os dentes ou corrigir a estética.

Quando recomendar

A escolha, é claro, vai depender de cada caso. E você deve explicar ao seu paciente a indicação de cada uma.

A lente de contato é indicada para pequenas correções como fechamento de diastemas, arredondamento de ângulos, harmonização do cumprimento, largura dos dentes e harmonização do sorriso.

A faceta de porcelana é usada para cobrir dentes escurecidos com manchas, grandes restaurações ou com erosão. Elas também são indicadas para casos de dentes desalinhados ou girados

É importante lembrar que, para estes pacientes, é indicado o uso do aparelho ortodôntico para reduzir a quantidade dos desgastes e diminuir a possibilidade de sensibilidade.

facetas de porcelana

Recomendações e durabilidade

Tanto facetas de porcelana como lentes de contato requerem que o paciente adote alguns cuidados. Embora sejam materiais sintéticos, eles demandam o mesmo zelo que se teria com os dentes naturais. Enfatize ainda ao seu paciente que alguns hábitos devem ser evitados – ou, se possível, banidos – de sua rotina diária.

Para diminuir os procedimentos de manutenção e aumentar a durabilidade das facetas e lentes, o paciente deve evitar mastigar alimentos muito duros, não roer unhas e canetas e não usar os dentes para abrir embalagens.

Já os pacientes com bruxismo, além dessas indicações, precisam ser orientados a realizar outros procedimentos complementares. A indicação para esses casos é o uso da placa de relaxamento e a aplicação da Toxina Botulínica nos músculos da mastigação

Lembre-se: as facetas de porcelana e as lentes são contraindicados para pacientes que tem os dentes muito comprometidos, com cárie ou restaurações. Neste caso, coroas em porcelana são mais indicadas, pois abrangem todo o dente e não só a parte da frente, como citado.

Melhor para você, excelente para seu paciente!

Como podemos observar, o avanço da tecnologia na área de odontologia estética vem tornando mais fácil a realização do desejo de ter um sorriso perfeito. Os procedimentos, tratamentos e equipamentos vêm evoluindo e quem tem a ganhar são os pacientes!

Leia também:

Caso Clínico sobre facetas laminadas do tipo lente de contato
Uso do botox em odontologia

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário