Liderar sua equipe no consultório odontológico influencia diretamente no seu andamento, alcance dos objetivos e na qualidade daquilo que desenvolve. Liderar é comandar pessoas, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos individuais e da equipe. Nesse contexto, um bom líder é aquele que reconhece que uma empresa é formada por pessoas iguais a ele e age com empatia em cada situação.
Dentro de uma organização, é importante saber a distinção entre um líder e um chefe. O chefe tem a característica de ser autoritário, mandar e exigir a obediência do grupo estando no topo dos níveis de hierarquia. Por outro lado, o líder aponta a direção para o êxito, exercendo disciplina com paciência, compromisso, respeito e humildade. Para isso, seguem algumas dicas de ação para se tornar um bom líder de sua equipe.
- Mantenha-se próximo da equipe. Participe do cotidiano da empresa e das pessoas que convive, se mostre disponível.
- Seja transparente em suas ações. Quando uma mudança for necessária, envolva todos os membros da equipe, comunique as informações pessoalmente.
- Nas reuniões, abra espaço para que sua equipe tire dúvidas e apresente sugestões sobre o andamento das atividades.
- Quando uma decisão for tomada, apresente a proposta com argumentos que provem que a atitude trará resultados positivos a todos.
- Ao se expressar, seja confiante e não demonstre tensão. Ter segurança de suas palavras inspira respeito e admiração.
- Realize feedbacks. Esta é uma ferramenta essencial para uma boa liderança. Ofereça retorno a sua equipe e a cada indivíduo. Da mesma forma, esteja preparado para ouvir opiniões sobre seu próprio desempenho e identifique seus pontos fortes e os que precisam ser trabalhados.
- Tenha consciência da individualidade de cada colaborador. Cada pessoa possui limitações e aptidões diferentes, que devem ser trabalhadas de forma particular.
- Encare as mudanças como oportunidades. Aprenda a lidar com o novo e estimule a capacidade de antecipação para preparar sua equipe.
- Seja organizado. Faça listas, use uma agenda, desenvolva planos com objetivos, metas e prazos bem definidos.
- Saia da zona de conforto. Busque conhecimentos novos, preze pelo autodesenvolvimento pessoal e de sua clínica.
Acima de tudo, tenha consciência de que estar no comando das atividades é um grande desafio. Compreenda que nem tudo irá sair como o planejado e não permita que os erros se tornem um tormento. Inspire as pessoas de forma positiva e torne seu consultório um ambiente agradável para você e sua equipe crescer e celebrar cada conquista em união.