Por que você deveria usar detergente enzimático no consultório

como usar detergente enzimático
Foto Freepik

No consultório odontológico, garantir a segurança e a higiene dos pacientes é prioridade. Até porque os instrumentos utilizados têm contato frequente com diversos tipos de material orgânico, como saliva, exsudato, sangue e muco. Por essa razão, é imprescindível manter um ambiente de trabalho totalmente limpo e esterilizado para prevenir qualquer tipo de contaminação e assegurar a saúde de todos os que buscam atendimento.

Porém, antes da esterilização dos instrumentais, é muito importante sanitizá-los com detergente enzimático. O produto possui propriedades únicas e capacidade de remover sujeiras orgânicas. A desinfecção minuciosa previne a transmissão de doenças, por isso é essencial contar com esse aliado eficiente.

A seguir, veja mais detalhes do que é, como e por que você deveria usar detergente enzimático no consultório odontológico. Continue a leitura!

Banner para e-book sobre HOF.

O que é detergente enzimático?

Muito utilizado por profissionais da área da saúde, o detergente enzimático é uma solução feita com enzimas capazes de dizimar microrganismos presentes em restos de material orgânico.

O produto age contra as membranas de fungos, células e bactérias que possam estar presentes nos resíduos dos instrumentais.

A cirurgiã-dentista Ana Carolina Guimarães Alves explica sobre as propriedades do limpador enzimático. “Segundo a Anvisa, além de tensoativo, deve conter pelo menos uma enzima hidrolítica da subclasse das proteases E.C 3.4.” 

Trata-se de uma solução não iônica, ou seja, não é corrosiva, não é tóxica e é biodegradável. Além disso, ao contrário do detergente comum, não deixa manchas nos instrumentos e não faz espuma.

como usar detergente enzimático 1
Detergente enzimático: para que serve? Eliminar microrganismos dos materiais odontológicos. Foto: Freepik.

O detergente multienzimático é a versão com grande número de enzimas. Na área odontológica, há como usar limpadores com apenas seis enzimas. Produtos com sete ou mais são para uso hospitalar, onde é preciso eliminar outros tipos de resíduos.

É importante lembrar que o detergente enzimático não é um desinfetante. Ele deve ser utilizado para a limpeza dos instrumentos, e não para a desinfecção.

Etapas adequadas de limpeza e esterilização

Para possibilitar a reutilização dos instrumentos nos procedimentos odontológicos é preciso fazer a limpeza e, depois, esterilizar. O detergente enzimático é parte integrante de um sistema, e a utilização exclusiva dele não garante a remoção total dos microrganismos. Sendo assim, é preciso realizar as seguintes etapas:

  1. Pré-limpeza: remoção manual de resíduos dos instrumentos.
  2. Limpeza: higienização com uso do detergente enzimático ou de um produto com protocolo específico.
  3. Secagem: os materiais devem ser secos antes dos próximos processos.
  4. Embalagem: os itens devem ser embalados em envelopes ou invólucros para serem esterilizados.
  5. Esterilização: o processo final elimina qualquer microrganismo remanescente das etapas anteriores. A autoclave é um dos principais equipamentos com essa finalidade.
Banner blog post autoclave.

Como preparar a solução?

Antes de começar a usar o produto, é preciso fazer a preparação da solução. Cada fabricante recomenda uma medida específica do detergente enzimático, portanto, basta ler o rótulo e seguir as instruções.

Em média, misturam-se de 3 ml a 5 ml da substância para cada litro de água em uma cuba ou um recipiente. Como você fará a imersão dos objetos, é ideal que esse refratário seja largo.

Como usar detergente enzimático

Após a preparação da solução, passe seus instrumentos na água para tirar o excesso de detritos e despeje-os na cuba. É importante que as secreções não estejam secas para fazer a limpeza com produto. Portanto, não deixe os objetos muito tempo sem higienização.

“Os materiais devem ser imersos na solução enzimática em um recipiente plástico com tampa ou diretamente na cuba ultrassônica por um período determinado pelo fabricante, que pode variar de 2 a 10 minutos”, ensina Ana Carolina.

Após repousarem, retire-os e esfregue-os com uma escova (de dentes ou de roupas) sem muita força, apenas para tirar os restos de detritos. Não utilize buchas ou esponjas de aço, pois elas criarão ranhuras que se tornarão zonas de retenção de matéria orgânica.

detergente enzimático
Detergente enzimático: como usar? Prepare a solução e deixe os instrumentais repousarem na cuba.

Por fim, enxague-os. O limpador enzimático não faz espuma como outras opções comuns. Não é preciso acrescentar mais produto, pois a quantidade da imersão será suficiente para a higiene.

Em seguida, faça a secagem com papel toalha ou panos de limpeza descartáveis. Evite utilizar itens que possam soltar felpos em seus materiais limpos.

Por que utilizar?

O detergente enzimático na odontologia desempenha papel crucial, pois impede a proliferação de fungos e bactérias e elimina restos de material orgânico.

Dessa forma, haverá maior biossegurança em seu consultório, prevenindo o contato de pacientes com um instrumental potencialmente infectado ou mal higienizado.

A cirurgiã-dentista Ana Carolina utiliza regularmente o artigo de limpeza e reforça a relevância dele. “É um produto importante para remover a sujidade clínica e evitar a formação de compostos insolúveis na superfície dos materiais que serão reprocessados”.

como usar detergente enzimático 2
O uso do detergente enzimático promove maior biossegurança em seu consultório.

Qual a diferença entre detergente comum e enzimático?

A diferença está na constituição e na função. Os comuns promovem a emulsificação, suspendem a gordura, diminuem a tensão superficial da água e auxiliam na redução de resíduos que estão na superfície dos materiais. Eles são formados por compostos tensoativos e surfactantes.

O detergente enzimático tem na composição enzimas hidrolíticas capazes de quebrar moléculas complexas, como proteínas, amidos e lipídicos, e remover sujeiras orgânicas mais difíceis. O poder de limpeza é mais eficaz, já que as substâncias atuam de forma específica na degradação e solubilização.

Como escolher o detergente adequado?

Para escolher o melhor detergente enzimático para uso na limpeza dos materiais odontológicos, considere alguns fatores. Veja na sequência!

Eficiência

Procure um detergente especificamente formulado para instrumentos odontológicos e que tenha histórico comprovado de remoção efetiva de resíduos orgânicos. Certifique-se de que o produto contenha enzimas capazes de quebrar e remover essas substâncias de forma eficaz.

Compatibilidade

Considere a compatibilidade do detergente com instrumentos e materiais odontológicos. Procure aquele que seja seguro para usar em ampla variedade de materiais, como aço inoxidável, alumínio, plásticos e borracha. Isso ajuda a prevenir danos aos equipamentos e a manter sua longevidade.

Conformidade com regulamentações

Certifique-se de que o detergente selecionado esteja em conformidade com os padrões da Anvisa. Atender aos requisitos garante eficácia e segurança para uso em um ambiente odontológico.

Avaliações e recomendações de usuários

Pesquise e leia avaliações de outros dentistas ou busque recomendações de fontes confiáveis. Conhecer experiências de outras pessoas pode fornecer informações valiosas sobre a eficácia e adequação de um determinado detergente.

Detergente enzimático: onde comprar?

Na Surya Dental, você encontra diferentes modelos do produto que é aliado na limpeza e organização do seu consultório, sanando problemas relacionados à falta de higiene.

Entre as opções estão o detergente enzimático Asfer, e outras marcas, como Zymedet Gold, Rioquímica, Vic Pharma, Prolink e Iodontosul. Estão disponíveis em modelos multienzimáticos em diferentes volumes.

Está precisando de mais materiais odontológicos? Então, clique na imagem abaixo e confira a variedade de itens disponíveis no e-commerce da Surya!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
16 comentários
  1. Gostaria de saber se usar o detergente enzimático não precisa ir para a autoclave ou precisa mesmo assim? Obrigada!

  2. após a limpeza, colocar os materias na autoclave. depois disso vai ser colocado um prazo de validade dos materiais esterilizados. qual a validade dos produtos esterilizados????

    1. Olá, Renato. O prazo de validade dos materiais esterilizados em autoclave não é muito bem definido. A Anvisa, na RDC 15, informa que a validade deve ser analisada conforme a integridade do material. Portanto, é preciso olhar para a integridade da embalagem, formas de estocagem, umidade e temperatura do ambiente e selagem do pacote.
      Um abraço!

  3. Posso deixar os alicates de molho no sabonete enzimático por muitas horas pois falo isto por causa do alicate de unha que só são esterelizados no final da tarde. Obrigada

  4. Conteúdo de Grande Valor acompanho seus post e gosto bastante. grato por compartilhar seus conhecimentos.

  5. Posso deixar o material no detergente enzimático até o final do dia ou isso pode corroer meu material? Pois lavo o material somente no final do dia.

  6. Olaa, não tenho auto clave usando só o detergente enzimático posso dizer que foi esterelizado ou não? Ou poderia associar a limpeza com o detergente e depois usar o álcool?

    1. Olá, Mariana! Tudo bem?
      No caso, você se refere à validade do produto?

      Caso seja sobre o tempo que deve deixar no material, é importante seguir as recomendações do fabricante e evitar uma longa exposição para não danificar.

      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
congressos-de-odontologia-em-2020

Congressos de odontologia em 2024: vá aos melhores eventos

Próximo artigo
existem vários tipos de cárie

Análise detalhada dos tipos de cárie e suas características

Posts relacionados