Análise detalhada dos tipos de cárie e suas características

existem vários tipos de cárie

Entender bem sobre os tipos de cárie dental é fundamental, já que se trata de um dos problemas de saúde bucal mais comuns em todo mundo. A condição afeta pessoas de todas as idades.

Trata-se de uma infecção causada pelo ácido produzido por bactérias, que se acumulam nos dentes e formam placas duras e difíceis de serem removidas pelo paciente apenas com escovação. Com o passar do tempo, os microrganismos perfuram o esmalte dos dentes, deteriorando-os e causando dor e desconforto.

Continue a leitura e veja mais detalhes sobre os tipos de cárie existentes, ferramentas e métodos de diagnóstico, além dos fatores de risco do problema!

Banner para e-book sobre HOF.

Tipos de cárie

É fundamental compreender os diferentes tipos de cárie e suas características distintas para ser capaz de diagnosticar, tratar e educar seus futuros pacientes de forma eficaz. Confira na sequência!

Coronária

Na cárie coronária, as bactérias formam placas duras e difíceis de serem removidas em casa, conhecidas como biofilme dental ou placa bacteriana. 

À medida que os microrganismos se alimentam de açúcares e carboidratos, produzem ácidos que atacam o esmalte dentário, levando à formação de cavidades ou lesões na região coronária, que é a parte visível e externa dos dentes.

Inicialmente, essa cárie apresenta-se como uma mancha branca opaca ou amarelada na superfície do dente. Com a progressão, pode se tornar marrom ou preta, indicando a presença de cavidades. A doença pode causar sensibilidade, dor de dente e mau hálito no paciente.

A cárie coronária é um dos tipos comuns de cárie
A cárie coronária pode ser percebida na parte externa do dente.

Radicular

A cárie radicular é caracterizada pela presença de cavidades ou lesões cariosas na raiz do dente. Geralmente, afeta pessoas idosas e adultos de mais idade, especialmente aqueles que perderam tecido gengival ao longo do tempo. Algumas das características incluem:

  • Localização: ocorre na superfície da raiz dos dentes, geralmente abaixo da linha da gengiva.
  • Exposição radicular: a retração gengival torna o paciente mais suscetível à cárie radicular.
  • Forma e cor da lesão cariosa: pode ter formato irregular e apresentar coloração escura ou amarelada.

Recorrente

A cárie recorrente afeta indivíduos que já tiveram a doença e ocorre quando uma nova cavidade é formada na mesma área ou perto de um dente previamente restaurado. Se a higiene bucal for inadequada, permite a proliferação de bactérias na região.

O paciente pode apresentar dor de dente, sensibilidade ao frio ou ao quente, manchas escuras ou esbranquiçadas nos dentes e mau hálito.

Fatores de risco para cárie

O Manual MSD lista alguns fatores de risco que os profissionais de odontologia devem ficar atentos quanto ao surgimento de cáries. Entre eles estão o controle inadequado das placas bacterianas, as malformações dentárias e os fatores genéticos.

Vale atentar-se sobre o consumo de carboidratos e açúcares, se o ambiente bucal é acidófilo ou com baixo nível de flúor, além de considerar as características da saliva. Inclusive, o último fator pode ser alterado em razão do uso de certos fármacos, em pacientes no processo de radioterapia ou que possuem doenças que alteram a glândula salivar.

As placas bacterianas podem ser tornar cáries
O controle inadequado das placas bacterianas é um dos fatores de risco para ocorrência da cárie.

O artigo “Indicadores e fatores de risco da cárie dentária em crianças no Brasil — uma revisão de literatura” também aponta questões socioeconômicas como relevantes para a ocorrência da cárie. De acordo com os pesquisadores, os fatores são preditores, ou seja, servem para prever, apontando a uma tendência da doença nestes casos.

Entre os aspectos apontados pela pesquisa estão:

  • Nível educacional da mãe (menor ou igual a 8 anos de estudo).
  • Domicílios com seis ou mais moradores.
  • Mais de três pessoas por quarto, com tempo de moradia acima de três anos.
  • Crianças que não frequentam creche ou pré-escola.

Além disso, outro fator preditor é a origem de água de poço ou nascente. Nesses casos, há um ceo-d ≥ 1. O índice ceo-d refere-se a quantidade de extrações, restaurações e dentes cariados em pacientes com dentes de leite.

Ferramentas e métodos de diagnóstico

Existem várias ferramentas e métodos de diagnóstico utilizados pelos profissionais de saúde odontológica para identificar a presença de cáries, mas o principal é o exame clínico visual com inspeção direta, procurando manchas brancas ou descoloração. O uso da sonda auxilia na detecção da presença de irregularidades na superfície dentária.

Caso necessário, as radiografias evidenciam sinais precoces da doença. A fluorescência a laser e os testes de corante também indicam alterações.

Prevenção e estratégias de controle

Prevenir e controlar as cáries dentárias envolve executar uma série de ações de higiene bucal. Para evitar a doença, os pacientes precisam realizar a escovação correta e recorrente, limpando toda a superfície dos dentes e a linha da gengiva, além de usar fio dental para remover a placa bacteriana e os resíduos entre dentes. Também é indicado o uso de produtos de higiene oral que contenham flúor, como os enxaguantes. 

É fundamental que pessoas que já tiveram a doença façam visitas regulares ao dentista para realizar check-ups e limpezas profissionais para identificar sinais precoces e evitar a recorrência da cárie.

A manutenção e limpeza dos dentes é essencial para evitar os tipos de cárie
Para quem já teve cárie, realizar limpeza regularmente no dentista é importante para identificar novos casos nos estágios iniciais.

Quando há o aparecimento da doença, existem algumas possibilidades de controle, a depender dos tipos de cárie e do agravamento. De acordo com o Manual MSD, os possíveis tratamentos são a remineralização e a restauração dos dentes.

Entender sobre as particularidades da doença é fundamental durante o aprendizado das disciplinas de odontologia, pois, independentemente da área a ser seguida, a cárie é muito comum e necessita ser tratada antes da execução de outros procedimentos. 

Está precisando de ajuda para organizar seus conteúdos da faculdade em meio a diversas atividades? Então, clique na imagem abaixo, baixe um guia com rotina de estudos da Surya Dental e, ainda, ganhe um planner semanal para facilitar seus planejamentos!

Banner para e-book com planner para rotina de estudos.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
como usar detergente enzimático

Por que você deveria usar detergente enzimático no consultório

Próximo artigo
dentista com luvas descartáveis de cor rosa fazendo tratamento dentário em uma paciente mulher

Dentição permanente: anatomia, cronologia e prevenções

Posts relacionados