A escolha e o uso correto de dentifrícios são pontos cruciais para a preservação da saúde dentária e para a qualidade de vida das pessoas. Os dentistas são figuras centrais na orientação sobre práticas de higiene bucal e, sobretudo, na escolha do item mais adequado a cada caso.
Continue a leitura para conferir mais detalhes sobre o que são os dentifrícios, as diferenças com cremes dentais, do que são compostos, os tipos e como indicar aos pacientes!
O que é dentifrício?
Dentifrício é um agente de limpeza utilizado para promover a higiene bucal. Sua principal função é limpar os dentes, ajudando a remover a placa bacteriana, restos de alimentos e manchas na superfície dos dentes.
Além disso, muitos dentifrícios contêm ingredientes ativos que ajudam a prevenir problemas de saúde oral, como cárie, gengivite, tártaro e até fortalecer o esmalte dos dentes e diminuir a sensibilidade.
Diferença entre dentifrícios e cremes dentais
Dentifrício e creme dental são termos que se referem ao mesmo tipo de produtos utilizados junto à escova de dente para limpar os dentes e melhorar a saúde bucal.
Tecnicamente, no entanto, “dentifrício” é o termo mais abrangente que engloba todos os tipos de formulações usadas para este fim, incluindo pastas, géis e opções em pó.
“Creme dental”, por outro lado, refere-se especificamente à pasta cremosa que é a forma mais comum de dentifrício utilizada.
Portanto, enquanto todo creme dental é um dentifrício, nem todo dentifrício é um creme dental se considerarmos outras formulações que não têm uma consistência cremosa.
Composição da pasta de dente
Os dentifrícios são formulados com vários componentes que, juntos, promovem a higiene bucal, tais como abrasivos, flúor, detergente, umectante, aromatizante, agentes antissépticos e antibacterianos, agentes de ligação, corantes e conservantes.
Flúor
Flúor é um mineral natural que ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes. O componente atua no esmalte, tornando os dentes mais resistentes à desmineralização. Dessa forma, ajuda na reparação dos estágios iniciais do dano antes que ele se torne uma cárie.
Abrasivos
Abrasivos são partículas que auxiliam na remoção de manchas e placas bacterianas dos dentes, sem causar dano ao esmalte ou dentina, compostas de ingredientes como carbonato de cálcio, sílicas hidratadas ou fosfato de cálcio.
Detergentes
São substâncias que possuem ação detergente, auxiliando na limpeza, como o lauril sulfato de sódio (LSS). Elas produzem a espuma durante a escovação, promovendo a solubilização e remoção de partículas que podem estar aderidas aos dentes.
Umectantes
São compostos que impedem o dentifrício de secar, mantendo o creme úmido na embalagem. Glicerol, sorbitol e propilenoglicol são exemplos de substâncias.
Aromatizantes
Aromatizantes são ingredientes que fornecem sabor ao produto, de forma que fique agradável na boca e contribua para uma sensação de frescor e melhor hálito.
Agentes antissépticos e antibacterianos
São substâncias que combatem as bactérias presentes na bloca, prevenindo o estabelecimento de placas, gengivites e mau hálito.
Agentes de ligação
São compostos, como a goma xantana, que mantêm os componentes dos dentifrícios unidos, evitando a separação.
Corantes e conservantes
São aditivos que alteram a cor do creme dental e prolongam a validade do produto, impedindo a degradação por micro-organismos.
Tipos de dentifrícios
Os tipos de dentifrícios são desenvolvidos com diferentes formulações para atender as necessidades específicas de higiene bucal. Vamos explorar os principais na sequência!
Dentifrícios fluoretados
São formulados com a adição de flúor, mineral que fortalece o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes à ação de ácidos produzidos pelas bactérias bucais. Esses dentifrícios são recomendados para a prevenção da cárie.
Dentifrícios para sensibilidade
Dentifrícios dessensibilizantes são recomendados para pessoas com dentes sensíveis. Eles contêm ingredientes como o nitrato de potássio ou cloreto de estrôncio, que ajudam a diminuir a sensação ao bloquear os tubos nos dentes que estão ligados aos nervos.
Dentifrícios branqueadores
Dentifrícios que possuem agentes branqueadores ou abrasivos que colaboram na remoção de manchas superficiais nos dentes, contribuindo para um sorriso mais branco e brilhante.
Estes cremes dentais podem conter ou não peróxido, que é o principal ingrediente utilizado em muitos tratamentos profissionais de branqueamento dentário.
Dentifrícios naturais
Produzidos sem a utilização de certos produtos químicos e aditivos encontrados em formulações tradicionais, como lauril sulfato de sódio, corantes artificiais e flúor. Estes artigos tendem a usar ingredientes derivados de plantas e minerais.
Dentifrícios infantis
Formulados pensando na saúde bucal das crianças. Muitas vezes têm sabores específicos para os pequenos e uma quantidade reduzida de flúor, adaptada à idade, a fim de minimizar o risco de fluorose em caso de ingestão da pasta.
Dentifrícios: como escolher e como indicar?
A escolha e indicação de dentifrícios aos pacientes deve ser um processo individualizado, levando em conta as necessidades específicas de saúde bucal de cada pessoa. Considere os seguintes passos:
- Avalie as necessidades de saúde bucal do paciente: seja prevenção de cárie, sensibilidade, controle de placa bacteriana e gengivite ou branqueamento, por exemplo.
- Considere a idade do paciente: principalmente em recomendações para crianças.
- Tome cuidado com sensibilidade e alergias: faça uma anamnese completa para indicar o produto ideal a cada um.
- Desaconselhe o uso excessivo de branqueadores ou abrasivos: o uso sem controle pode ser prejudicial aos dentes.
E, claro, lembre seus pacientes de que a escovação eficaz e o uso de fio dental são mais importantes do que o tipo de dentifrício em específico.
Durante as consultas e revisões regulares, aproveite para ajustar o produto correto, a depender da situação. E, se você estiver precisando de materiais odontológicos para realizar os atendimentos, conte com a Surya Dental. Clique na imagem abaixo e confira!