Odontologia, gestão e mercado

Odontologia, gestão e mercado

Como melhorar o seu resultado financeiro, qualidade de vida e prestígio social num mercado cada vez mais complexo e competitivo.

Os números apresentados pelo boletim 7/13 do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, reflete a realidade atual dos dentistas brasileiros, entre outros profissionais liberais. Nessa pesquisa podemos ver que os médicos lideram o ranking com rendimentos médios de R$ 8.459,45 seguidos pelos dentistas com rendimentos médios de R$ 5.367,31. É importante que se faça uma interpretação dos números apresentados na pesquisa. No entanto, podemos tirar conclusões, de maior valor para a Odontologia, procurando entender as causas dessa realidade.

De acordo com CNPL – Confederação Nacional das Profissões Liberais, profissional liberal é aquele que tem total liberdade para exercer a sua profissão. Também está registrado em uma ordem ou conselho profissional e é o único que pode exercer determinada atividade, o que o deixa com uma responsabilidade maior pelo produto de seu trabalho. Entram na lista dentistas, médicos, advogados, jornalistas, psicólogos, entre outras categorias.

Ao longo das últimas décadas, o dentista vem perdendo essa característica de profissional liberal, tornando-se um assalariado. E como assalariado, a média dos seus rendimentos estão reduzindo, a sua qualidade de vida está caindo e o seu prestígio social declina. Por que isso acontece? Devido a baixa empregabilidade da imensa maioria dos dentistas.

Empregabilidade é ter as habilidade que o mercado pede. Esses são os pilares da empregabilidade:

1. Preparo técnico;
2. Habilidade interpessoal, isso é, a capacidade de interpretar as intenções alheias e de exercer a liderança no grupo;
3. Habilidade de comunicação;
4. Habilidade de gestão e mercado;
5. Habilidade para utilização dos recursos tecnológicos;

O dentista é um apaixonado pelo que faz. Ele investe tempo, esforços e recursos para se aprimorar tecnicamente. É amplamente sabido que o dentista brasileiro, tecnicamente, está entre os melhores do mundo. No entanto, conforme pesquisas realizadas em Harvard University, a competência técnica é responsável apenas por 33% do sucesso de um profissional. Os outros 67% que dependem das outras habilidades, não são desenvolvidas pela imensa maioria dos dentistas. Isso se reflete na sua remuneração, qualidade de vida e prestígio social.

Os currículos das faculdades de odontologia privilegiam os temas técnicos e ignoram a formação mais ampla do dentista. O recém formado, buscando o sucesso profissional, faz mais do mesmo em vez de ampliar os seus horizontes, isso é, ele se verticaliza aprofundando na técnica odontológica, não desenvolvendo as habilidades desejadas pelo mercado. Dessa forma ele se torna mão de obra altamente qualificada e barata. Desconhecendo e temendo o mercado o dentista se sujeita a empregos, que muitas vezes, o remunera mal.

O dentista tem 4 possibilidades em frente ao mercado. São elas:

1 – Ser funcionário de uma clínica pública ou privada

Como funcionário de uma clínica ele deve ter as competências técnicas para a função, se relacionar bem com os colegas, com as auxiliares, com o dono da clínica e com os clientes. Se ele se sente feliz e realizado nessa função, com os rendimentos, qualidade de vida e prestígio social gerado por ela, podemos dizer que ele conquistou o seu lugar. É evidente que ele tem que se aprimorar nessas habilidades para manter o seu lugar devido ao dinamismo do mercado. Nessa função, as habilidades interpessoais e de comunicação são essenciais para o seu sucesso.

2 – Atuar num consultório, como profissional liberal

Como profissional liberal o dentista deve ter todas as habilidades apresentadas do item anterior, mais a habilidade de gerenciar o seu consultório e também a habilidade de captar os clientes certos no mercado. Assim, os conhecimentos de gestão e mercado se tornam essenciais para seu sucesso profissional.

3 – Ser proprietário de uma clínica

Para ter sucesso como proprietário de uma clínica o dentista deve ter as habilidades apresentadas nos itens anteriores, mais a capacidade de delegar funções. Delegar quer dizer passar para o outro fazer tudo aquilo que o outro faz melhor e mais barato que ele, não só na parte técnica profissional mas também no que se refere a gestão e mercado. Para delegar o dentista tem que saber escolher as pessoas certas para as funções certas. Toda vez que delegamos funções devemos também desenvolver aprimorados sistemas de controle utilizando os recursos tecnológicos disponíveis.

4 – Ser investidor

O investidor é aquele que aplica os seus recursos financeiros em clínicas odontológicas. Para atingir esse patamar o dentista deve desenvolver todas as habilidades anteriores, ter recursos financeiros disponíveis para o investimento e ter conhecimentos de gestão financeira.

A medida que o dentista avança da possibilidade 1 para a 4, o seu rendimento financeiro, qualidade de vida e prestígio social será ascendente. Para isso ele tem que ampliar as suas habilidades, indo muito além da formação técnica odontológica.

No passado bastava ser bom na técnica para se ter sucesso profissional. O mercado atual nada tem a ver com o mercado do passado. O cliente de hoje é muito mais informado e exigente. Para conquistar sucesso profissional no mundo atual temos que aprender a ver a Odontologia com novos olhos e desenvolver as novas habilidades que o mercado pede. Assim, teríamos na pesquisa apresentada pelo Ipea, números bem mais expressivos para o dentista.

Autor: Dr. Roberto Caproni – É graduado em Odontologia e em Administração de Empresas. Pós-graduado em Marketing e Psicologia. Especialista em franquias pela Franchising University. Foi homenageado pela Academia Internacional de Odontologia Integral pelo seu trabalho pioneiro de Marketing Aplicado a Saúde. O best seller Marketing Aplicado à Saúde foi o primeiro livro publicado no mundo abordando os benefícios do marketing para profissionais da área da saúde. Escreve artigos para revistas e jornais publicados em diversos países. Palestrante internacional. Ministra o curso MBA Compacto de gestão e mercado para profissionais da saúde.
Fonte: www.grupocaproni.com

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