Pesquisas recentes demonstram que a higiene, a limpeza e a biossegurança têm peso de extrema relevância na percepção do paciente.
Esses itens podem ser determinantes para que o paciente não retorne à clínica ou saia do local, encantado e indicando o serviço a seus parentes e amigos.
Nenhuma empresa é mais analisada do que uma organização de saúde, seja ela um consultório, uma clínica médica, um centro de medicina diagnóstica ou um hospital, simplesmente, porque estes locais têm como missão a análise, a manutenção e o restabelecimento da saúde das pessoas.
Fala-se muito em foco no paciente, mas para que as ações se tornem extremamente positivas baseadas neste conceito, é preciso se colocar no lugar do paciente, de seus familiares e amigos. De forma mais clara, é preciso perceber o que eles focam quando desfrutam de determinada instituição.
Certa vez, uma mãe relatou que levou seu filho a uma clínica odontológica 24 horas e foi muito bem atendida pela dentista plantonista, posteriormente, precisou retornar à mesma clínica, porém, o plantonista era outro, e esta mãe citou que o atendimento do profissional deixou a desejar. Não teve aquele acolhimento, aquele sorriso ou mesmo um gesto positivo para transmitir tranquilidade. Por isso, o conceito positivo da clínica perante esta mãe já não era mais o mesmo.
Quando chegamos a uma empresa que comercializa produtos ou serviços, avaliamos, em particular, seu atendimento. Normalmente, vamos acompanhado de algum amigo ou parente, fato o que se torna mais comum quando a empresa presta algum tipo de serviço relacionado à saúde. Neste momento, todos estão avaliando o atendimento recebido dentro da instituição e atentos a todos os detalhes. A todo tempo, sua clínica está sob o olhar atento e crítico de seus pacientes e acompanhantes, familiares e até de seus amigos.
A grande vantagem de priorizar o foco do paciente, para depois implantar o foco no paciente, é que isso permite a uma clínica estar um passo à frente na tomada de decisões, decisões essas que trarão melhorias e, como consequência, a credibilidade para a instituição como formadora de opinião positiva de pacientes, seus familiares e amigos.
O controle de infecção é a premissa básica para qualquer atendimento em saúde e, nos últimos tempos, tem sido muito observado e questionado pela população de todos os níveis sociais.
Atualmente, clínicas odontológicas têm utilizado a pesquisa de satisfação. Elas enumeram alguns quesitos e serviços para que as opiniões sejam analisadas mais rapidamente, fazendo com que soluções sejam implantadas em menor tempo. Invista na saúde e na segurança de sua equipe de trabalho e de seus pacientes.
Repense os seus protocolos de biossegurança e de controle de infecção.
Atualize-se! Seu paciente agradece.
Autor(a): Biomedicina – UNISA/UNIFESP. Odontologia – UMESP. Especialização em Microbiologia – Faculdade Oswaldo Cruz. Especialista em Controle de Infecção em Saúde – UNIFESP. MBA em Esterilização – FAMESP. Pós-Graduanda em Prevenção e Controle de Infecção em Saúde – UNIFESP, São paulo. Coordenadora de Cursos de ASB/TSB desde 2000. Membro do Conselho Científico da Odonto Magazine, São Paulo. Autora-coordenadora do livro “AST e TSB – Formação e Prática da Equipe Auxiliar”. Consultora em Biossegurança em Saúde – Biológica. Consultora Científica da Oral-B, Fórmula & Ação, Sercon/Steris e outros, Representante do Brasil na OSAP (Organization for Safety, Asesis and Prevention), EUA. Responsável pelo site www.portalbiologia.com.br.
Fonte: www.odontomagazine.com.br
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