secretária

O primeiro contato com o consultório odontológico é por meio da secretária ou da auxiliar de dentista. Estas duas funções, apesar de serem diferentes, são muitas vezes exercidas pela mesma pessoa. Se este for o caso, fique atento para as características que devem ser analisadas na hora de contratar uma secretária de dentista para o gerenciamento diário da clínica e contato com seus pacientes.

A secretária de dentista tem funções específicas no cotidiano de um consultório, tanto no contato com o paciente quanto no cuidado com aspectos do próprio ambiente. Entre estas funções estão o agendamento de pacientes, controles financeiros, atestados, cartões de retorno e de aniversário, facilidades de pré-atendimento, informações gerais sobre os pacientes, manutenção de equipamentos, resolver imprevistos e economizar o tempo do profissional dentista. Para estas funções, além de características básicas como: saber falar português corretamente, se expressar de maneira clara, saber escrever e ler corretamente, ter uma boa aparência e atitudes adequadas no ambiente de trabalho, existem características particulares deste profissional que devem ser analisadas.

Motivação

A base para qualquer serviço feito de forma positiva está na motivação. A secretária deve transmitir em seu ambiente de trabalho uma imagem de confiança, visto que é o primeiro contato do paciente no consultório. Isso só é possível com um atendimento movido por bom-humor, vontade de esclarecer dúvidas e cumprir com sua função. Cumprimentar as pessoas com um sorriso, tratar todos com igualdade, lembrar detalhes pessoais de cada paciente e manter um bom relacionamento com o dentista contribui para que todo o ambiente seja agradável e tenha um bom atendimento.

Proatividade

Se existe algum problema inesperado a ser resolvido, ter a iniciativa de encontrar a solução o mais rápido possível é uma característica imprescindível para esta profissional. Ser proativo é colocar-se a frente de cada tarefa para gerar o melhor resultado, é buscar por boas soluções da forma que for possível, de preferência sem grandes interferências no trabalho do dentista. Para que isso seja possível, é essencial que o profissional esteja ciente da responsabilidade de cada decisão tomada.

Comunicação

Esta característica é essencial para qualquer atividade profissional e pessoal. O sucesso de uma empresa depende, em primeiro lugar, de uma comunicação clara, objetiva e flexível a posição e cultura de cada pessoa presente no consultório. O principal neste caso é que a mensagem seja entendida pelo paciente, seja na hora de explicar um procedimento odontológico ou de puxar conversa na sala de espera.

Administração do Tempo

Administrar o tempo é saber se organizar e planejar a rotina diária para que o trabalho seja desenvolvido por completo, sem afetar as tarefas dos outros profissionais envolvidos. Utilizar ferramentas que facilitem o registro dos pacientes, ter conhecimentos de informática para o uso destas ferramentas e realizar treinamentos de gestão de tempo junto com sua secretária podem ser boas alternativas para melhorar o desempenho desta característica.

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