softwares para dentistas

Em um mundo globalizado, em que as informações são constantemente atualizadas, o uso de softwares para dentistas se tornou uma prática comum. E se você pretende ter uma clínica odontológica, estar atento aos avanços do mercado é uma conduta extremamente necessária.

Atualmente, existem softwares para dentistas que podem ser acessados em tabletes, computadores e smartphones. São dezenas de alternativas no mercado e, muitas delas, prometem maravilhas. Você pode encontrar vários softwares para dentistas que se encaixam no seu perfil.

Há opções para quem gosta dos detalhes e não abre mão de ter planilhas com tudo organizado; para quem quer praticidade e precisa dispor do menor tempo possível para alocação dos dados; e para aqueles preocupados com a questão financeira e que buscam por soluções que ofereçam um bom custo benefício.

São muitas as configurações possíveis, e é provável que você encontre mais de um aplicativo que atenda suas expectativas. Para fazer a melhor escolha, você deve ficar atento a alguns detalhes.

Quais os melhores softwares para dentistas?

A resposta para essa pergunta é relativa! E a escolha do melhor software depende de uma série de fatores, que incluem o perfil do profissional, a sua disponibilidade, o grau de organização e a quantidade de colaboradores disponíveis para auxiliá-lo.

Afinal, precisamos levar em conta que o desempenho dos softwares para dentistas está ligado às expectativas do usuário e ao uso adequado dos programas. Planejamentos mal executados podem transformar aplicativos extremamente modernos em peças obsoletas.

Procure uma segunda, terceira e quarta opinião…

Antes de se decidir pelo programa que irá fazer parte do seu dia a dia, é essencial que você procure informações com profissionais da área.

Pergunte para seus vizinhos de consultório, antigos colegas de faculdade, professores ou ainda busque auxílio em fóruns especializados. Mas, cuidado, não seja precipitado.

Procure saber os porquês das experiências negativas. Na medida do possível, pergunte aos colegas e descubra quais as possíveis falhas dos programas e quais foram causadas por má gestão interna nos consultórios.

Na maioria das queixas sobre softwares para dentistas, o real problema não são os programas e, sim, a maneira como são utilizados. O certo é que, depois de analisar essas questões, você poderá distinguir melhor algumas das diferenças entre os aplicativos e suas funcionalidades no consultório.

softwares para dentistas

Aguarde, sistema atualizando…

A maior parte dos softwares para dentistas apresenta sistemas de suporte e atualização. E o proprietário deve atualizá-lo quando for solicitado para evitar inconvenientes, como a perda de informações. Muitas pessoas perdem seus os dados simplesmente por não atualizarem o programa com a periodicidade necessária.

Dica: atualize todas as suas fichas no final do dia e faça o cadastro do cliente sempre no primeiro atendimento. Lembre-se de fazer o backup de seus dados e guardá-lo na nuvem ou em um HD externo. Assim, caso ocorra um sinistro, você não perderá suas informações.

Uma opção, a esse tipo de programa, são os sistemas online. Neles o gestor não precisa se preocupar com a perda de seus dados, por roubo ou falha do computador. Nesse tipo de software, os dados são salvos e arquivados em nuvens, ou no data center do distribuidor. Não é necessário a instalação do programa, somente uma conexão com a internet.

Este formato é muito útil no caso de você ter mais de um consultório em pontos geográficos distintos, permitindo que as informações sejam acessadas em ambos os lugares.

Vantagens

Por fim, analise as principais vantagens dos softwares para dentistas oferecidos pelo mercado. Alguns programas oferecem um sistema de lembrete aos pacientes, com envio de mensagens para lembrar da consulta, em que você só paga pelo custo do serviço de SMS.

Outros incluem planilhas, com lista de materiais, que facilitam o controle do estoque e a compra de produtos odontológicos. Existem ainda os que oferecem o serviço de marketing integrado com redes sociais e ficha específica para Harmonização Facial, com pontos de aplicação e campo para vídeo dos pacientes, entre outras funcionalidades.

Alguns softwares para dentistas também têm a funcionalidade de trazer uma visão panorâmica sobre cada caso. Eles trazem, ainda, a possibilidade de você poder “clicar em um dente” dentro do seu programa e ver o que foi feito nele desde quando o paciente foi cadastrado.

Faça sua lista de prós e contras e lembre-se de procurar por algo que seja o mais simples de usar, pois uma ferramenta complexa pode dificultar o acesso para a sua equipe e atrasar os processos em seu consultório.
Se interessou? Então que tal conferir os 15 softwares para gerenciamento de consultórios que você precisa conhecer?

Quer receber nossas novidades? Deixe seu e-mail.

Deixe um comentário