Lavadora ultrassônica: por que utilizá-la em seu consultório?

lavadora ultrassonica

Ao exercer a profissão de cirurgião-dentista, muitos instrumentos precisam ser limpos com frequência. Entretanto, fazer isso manualmente pode tomar bastante tempo e ainda não render o resultado ideal. Para facilitar esse processo, o uso da lavadora ultrassônica na odontologia é muito recomendado em um consultório — além de outras áreas, como estética. Esse equipamento automatiza a limpeza e a desinfecção de itens sensíveis.

Para saber mais sobre por que e como utilizar a lavadora por ultrassom, continue a leitura até o fim!

O que é uma lavadora ultrassônica?

É um equipamento utilizado para a limpeza de instrumentais por meio de um ultrassom. O propósito desse aparelho é, justamente, retirar toda a sujeira de superfícies e, sobretudo, de áreas mais difíceis de lavar.

Ela tem o formato muito semelhante a uma cuba, mas todo o processo é automatizado. A dica é utilizá-la como a primeira etapa do processo de limpeza, para higienizar “o grosso”.

Atenção: a lavadora não tem o objetivo de esterilizar o material! Apenas diminui as chances de contaminação cruzada.

A utilização de uma lavadora ultrassônica proporciona uma melhor limpeza de instrumentais odontológicos.

Como funciona a lavadora ultrassônica odontológica?

Em linhas gerais, ela utiliza vibrações ultrassônicas em líquido enzimático para remover os resíduos orgânicos antes que se faça uma lavagem manual ou esterilização.

As vibrações ultrassônicas são aquelas que emitem um som superior a 20 kHz — ou seja, uma vibração acima de 20 mil vezes por segundo — e, portanto, não podem ser percebidos por ouvidos humanos. Isso é feito para a desintegração de bactérias ou micropartículas que possam estar presentes nos equipamentos.

E como isso funciona na prática? A limpeza na lavadora ultrassônica acontece por meio de cavitação, que nada mais é do que um processo que gera microbolhas devido à movimentação da água e o contato com o objeto. Pode-se dizer que entre eles surge um vácuo, que gera as bolhas e, em menos de segundos, elas implodem, gerando um microjato de água, que é o responsável pela higienização dos instrumentos dentro do aparelho.

Com relação ao líquido, é utilizada uma mistura de água e detergente enzimático, que possui enzimas que facilitam a dissolução dos resíduos.

A título de curiosidade, recomendamos o vídeo do canal APS Physics, que mostra imagens das microbolhas geradas por cavitação.

Composição de uma lavadora ultrassônica

Um dos segredos da eficácia desse equipamento é a forma como ele é montado. A lavadora ultrassônica é composta por duas peças mecânicas (cuba ultrassônica e cesto de inox), uma parte eletrônica (resistência de aquecimento), recursos de acionamento, interface e pastilhas piezoelétricas.

Essas últimas são responsáveis por emitir as frequências ultrassônicas. Para isso, utilizam a pressão mecânica formada pelo restante do equipamento. Dependendo do tamanho da lavadora, ela pode ter mais ou menos pastilhas.

Por que utilizar uma lavadora ultrassônica?

Há diversas razões pelas quais é recomendada a utilização de uma lavadora ultrassônica em seu consultório odontológico. A seguir, listamos as principais.

Economia de tempo

Se você já fez as contas do tempo investido em seu consultório, percebeu que esse é um dos fatores mais importantes na organização e que o seu gerenciamento é fundamental para o negócio.

O que muitos profissionais ainda não se deram conta, é que isso também vale para o tempo de seus colaboradores. A lavadora de ultrassom agiliza a limpeza de instrumentais odontológicos e libera o auxiliar para outras atividades, como confirmar a sua agenda e garantir que nenhum horário deixe de ser preenchido.

Segurança ocupacional

A limpeza com a ajuda da lavadora ultrassônica deve preceder a lavagem manual, o que aumenta a segurança, pois a maior parte da sujidade foi eliminada e com ela os microrganismos. A manipulação dos instrumentos contaminados é reduzida, assim como o risco de exposições ocupacionais.

Eficácia da limpeza

Usar a lavadora de ultrassom implementa a limpeza de instrumentais odontológicos, pois a cavitação proporcionada pelas ondas de ultrassom atinge áreas inacessíveis às cerdas das escovas. Além da melhora na higiene, os itens adequadamente limpos terão vida útil mais longa.

Recurso sustentável

Já falamos aqui no blog sobre a odontologia sustentável e a importância de aderir a recursos que sejam positivos para o meio ambiente, e entre eles está a lavadora ultrassônica.

Cada vez mais, há opções de soluções de limpeza disponíveis em versões sustentáveis e que podem ter os resíduos descartados em esgoto comum.

Para que é indicada a lavadora ultrassônica?

Além de ser indicada para os consultórios odontológicos, o aparelho pode ser usado em estúdios de tatuagem, salões de beleza e clínicas veterinárias. Esses espaços fazem uso de instrumentos que precisam de atenção com a limpeza de materiais e, portanto, pedem pelo equipamento.

Imagem de um dentista manuseando uma lavadora ultrassônica.
Qual a função da lavadora ultrassônica? Lavar instrumentais de forma mais rápida e segura.

Como utilizar uma lavadora ultrassônica?

O processo de utilização do equipamento é bastante simples e intuitivo. Antes de começar, lembre-se que cada lavadora é diferente e é necessário observar as funcionalidades da que você tem em mãos para manusear corretamente.

Confira um passo a passo simples:

  1. Encha a lavadora com a solução para a limpeza. Para cada litro de água, acrescente 5 ml de detergente enzimático. Em equipamentos mais robustos, a própria lavadora se encarrega de injetar o detergente.
  2. Disponha os instrumentais que serão lavados na cuba ultrassônica, acomode-a na lavadora e feche a tampa.
  3. Escolha o ciclo que você utilizará de acordo com o estado dos materiais. O ideal para peças de mão é que permaneçam entre 5 e 8, ou poderão escurecer e ganhar um aspecto opaco.
  4. Após o ciclo, escorra os materiais, enxágue em água corrente e seque. Em seguida, envelope-os e envie para a autoclave. Em alguns casos, pode ser necessário fazer uma limpeza manual, especialmente em itens com ranhuras, para que todo o biofilme seja eliminado.

Como escolher sua lavadora ultrassônica?

Atualmente, o mercado disponibiliza uma série de modelos de lavadoras, o que faz com que o processo de escolha do produto ideal não seja tão simples. Para consultórios, salões de beleza e estúdios de tatuagem, a ultrassônica menor pode fazer mais sentido. Enquanto que para os ambientes hospitalares é necessário algo maior.

A nossa primeira dica de escolha é, antes de tudo, pesquisar. Leia sobre as marcas, assista a vídeos e encontre o depoimento de profissionais que usam a lavadora. Conversar com colegas de profissão pode ser uma boa ideia, pois ajudará você a entender se o equipamento oferece benefícios para as suas necessidades.

A segunda é optar por marcas de confiança. O barato pode sair caro, especialmente quando pensamos em equipamentos que vão ser utilizados todos os dias e que desempenham um papel tão importante.

Se você está no ramo da odontologia, com certeza já conhece boas fabricantes. Investir nelas é a melhor opção, já que oferecem qualidade e equipamentos construídos com boas peças. As nossas sugestões são marcas como Cristófoli e Schuster.

Por último, em relação ao tamanho, em sua clínica, opte por um modelo com capacidade de 2 litros e frequência ultrassônica por volta de 42 Hz. Também é importante que a cuba tenha ao menos 20 centímetros de largura para que os instrumentais caibam com alguma folga.

Imagem de um dentista segurando uma lavadora ultrassônica.
O uso da lavadora ultrassônica deve corresponder às suas necessidades.

Além disso, é ideal que o modelo escolhido tenha timer e acionamento digital para proporcionar mais comodidade a quem manuseia. Não se esqueça de verificar a voltagem da sua clínica, pois esses equipamentos estão disponíveis tanto em 127 V quanto em 220 V.

Lavadora ultrassônica: preço

A boa notícia sobre este equipamento é que ele não é o mais caro dentro do consultório odontológico. A lavadora pode ser encontrada em valores a partir de R$ 900.

As mais acessíveis são as menores e, como já dissemos, são boas apostas para consultórios, salões de beleza e estúdios de tatuagem.

Modelos de lavadora ultrassônica

Agora que você já sabe como fazer a escolha certa e os benefícios de contar com esse aparelho no seu consultório ou estabelecimento, vamos dar sugestões de modelos para você.

Lavadora ultrassônica Cristófoli 2,1 L

A Cristófoli já é uma marca renomada quando o assunto são aparelhos para consultórios e, dessa forma, não poderia faltar em nossa lista.

Dados técnicos:

  • Voltagem: 127 V ou 220 V;
  • Dimensões externas (L x A x P): 28,5 cm x 18,5 cm x 22,5 cm
  • Dimensões da cuba de inox (L x A x P): 24,8 cm x 8 cm x 14,8 cm

Lavadora ultrassônica Cristófoli 2,1 L

Lavadora ultrassônica Schuster 3 L

Mais uma marca renomada que vale a pena conhecer, a Schuster também oferece qualidade em equipamentos.

Dados técnicos:

  • Voltagem: 127 V ou 220 V.
  • Dimensões externas (C x L x A): 45,5 cm x 27,5 cm x 21 cm
  • Dimensões da cuba (C x L x A): 25 cm x 17,4 cm x 7,8 cm

Lavadora ultrassônica Schuster 3 L

A lavadora ultrassônica é muito útil para manter uma rotina de limpeza no seu consultório odontológico. Ela tempo da equipe e aumenta a biossegurança do ambiente.

Na Surya Dental, você encontra o modelo certo de lavadora ultrassônica para o seu consultório. Clique no banner abaixo para conferir!

lavadora ultrassonia surya dental

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Gestante no consultório

Saúde bucal da gestante: o que dentistas devem saber?

Próximo artigo
Aparelho de oximetro

Aparelho de oxímetro na odontologia: como usar?

Posts relacionados