Como fazer a limpeza correta das peças de mão

peças de mão

Peças de mão são essenciais para a prática clínica e cirúrgica na Odontologia. Por serem usadas diariamente, a manutenção preventiva, com limpeza e lubrificação, é determinante para aumentar a vida útil dos instrumentos.

Conheça as melhores práticas para fazer a manutenção da peça de mão odontológica. Continue a leitura!

Por que fazer manutenção preventiva

Limpar, desinfetar, lubrificar e esterilizar a peça de mão com frequência dará longevidade ao instrumento.

Sem uma lubrificação correta, por exemplo, a peça se desgasta mais rápido, o nível de ruído aumenta, a vibração na cabeça da turbina fica maior e há mais atrito entre os componentes internos.

Limpeza

Fabricantes de peças de mão de alta e baixa rotação recomendam que a limpeza deve ser feita sempre após cada uso. Antes de começar a higienização, é necessário remover resíduos de cimento, compostos ou sangue, retirar a broca ou a ponta diamantada.

Limpeza externa

Comece pelo método manual. Use uma escova dental de cerdas médias e escove a peça com detergente enzimático em água corrente entre 5° e 30°C.

Nunca faça submersão do instrumento em banho de desinfecção e nem utilize cuba ultrassônica. Essas duas práticas podem danificar componentes internos.

Desinfecção

Aplique álcool 70% ou outro desinfetante que não possua base ácida, amoniacal ou cloro em um pano e limpe o corpo do instrumento. Deixe o produto agir conforme a instrução da embalagem.

Secagem

Seque com uma gaze ou aplique ar comprimido até que não haja mais gotas d’água.

Peças de mão de odontologia
Peças de mão de alta e baixa rotação devem ser limpas sempre após cada atendimento.

Lubrificação

É indicado aplicar lubrificante na peça de mão odontológica sempre que finalizar a limpeza. As marcas têm seus próprios produtos em spray, mas a forma de uso é igual para todas.

Primeiro, remova as brocas ou pontas diamantadas e forre a superfície com um pano ou gaze. A lubrificação deve ser feita pela parte traseira da peça, utilizando o adaptador que vem junto com o spray.

Para aplicar, siga o passo a passo:

  • Coloque o spray na posição vertical e deixe a peça na horizontal
  • Acople o adaptador na peça
  • Injete o óleo, pressionando o botão por 1 ou 2 segundos
  • Acione a peça por 10 segundos
  • Limpe o excesso de óleo com papel absorvente

Após lubrificar a peça de mão, deixe-a na posição vertical por 30 minutos para escorrer o óleo. Instrumentos que não passam por essa etapa com frequência têm mais chances de sofrer desgaste prematuro no conjunto de rolamentos e engrenagens, comprometendo a durabilidade do produto.

O processo de lubrificação deve ser feito antes da etapa de esterilização.

Esterilização

É uma etapa obrigatória da limpeza e manutenção, uma vez que apenas o uso do álcool 70% ou outro desinfetante não é suficiente para interromper a proliferação de bactérias.

Peças de mão de baixa e alta rotação devem ser levadas à autoclave, mas sem as brocas, e já limpas e lubrificadas. Veja como fazer:

  • Envelope o instrumento com papel grau cirúrgico
  • Faça um ciclo de esterilização em autoclave até 135°C (275°F)
  • Retire da autoclave e acione a peça por um breve período para remover possíveis excessos de óleo antes da utilização

O produto não pode ser esterilizado em estufas. Para reparos mais específicos, leve a peça até uma assistência técnica autorizada.

Esterilização de equipamentos odontológicos
O ciclo de desinfecção na autoclave é de até 135°C para as peças de mão odontológicas.

Brocas

Elas devem ser retiradas sempre que a peça de mão for higienizada para que os detritos sejam totalmente eliminados. Prefira brocas de boa qualidade, pois as inferiores perdem o corte com facilidade e exigem maior esforço dos rotores, desgastando a peça mais rápido.

Assista ao vídeo para ver o passo a passo completo da limpeza na prática:

https://www.youtube.com/watch?v=ChEhLNuXp5Q

A limpeza diária vai garantir o bom funcionamento das peças de mão, fazendo com que os atendimentos sejam ainda mais seguros para dentista e pacientes. A Surya é uma dental online com mais de 30 anos de história que trabalha com as melhores marcas de materiais e equipamentos odontológicos. Clique no banner e confira as opções de peças de mão!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
2 comentários
  1. Como ter certeza que estes são higienizados se é rápido de um cliente para o outro??? Estou ficando com nojo e medo de contrair doenças……

    1. Olá, Elizete! Tudo bem?
      Dentro da odontologia, os profissionais seguem uma série de regras focadas em biossegurança, como meio de evitar contaminações e infecções para os pacientes. Em geral, de um paciente para o outro, existe um tempo para organização da sala.
      Os profissionais de odontologia utilizam materiais descartáveis e materiais esterilizados, por uma questão de normas de biossegurança.

      Pode ficar tranquila quanto a isso! Durante esse período de pandemia, todas as normas são reforçadas, pois estamos falando de um vírus que expõe ao perigo pacientes e toda a equipe odontológica.

      Em caso de dúvidas sobre o consultório que a atende, você pode tirar dúvidas com o seu dentista a respeito do processo interno de higiene deles.

      Agradecemos o seu comentário. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
arte padrao caso clinico 4

Passo-a-passo na cimentação de pinos Exacto

Próximo artigo

Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo Dr. Elias Rosenthal

Posts relacionados