
Minha clínica
2 min
Transformar ambientes estéreis, como consultórios odontológicos, em espaços funcionais, esteticamente agradáveis e otimistas, pode aumentar o conforto dos visitantes e a satisfação dos clientes e colaboradores.
Essa é uma tendência contemporânea e progressiva, que promete impactar, positivamente, a experiência e entrega de resultados em odontologia. Confira nossas dicas de decoração para consultórios!
É cada vez mais comum encontrarmos consultórios com recepções que lembram salas de estar de casas e apartamentos. Isso tem acontecido pois existe uma corrente de estudos sugerindo que a humanização de ambientes reduz a incidência de estresse de pacientes e colaboradores.
Uma dica para humanizar clínicas e consultórios é incluir mobiliários, poltronas, paletas de cores, texturas e objetos de decoração que incentivem os visitantes a relaxar enquanto aguardam sua consulta.
Se espaço é um artigo de luxo, invista em organização e proporção. Móveis feitos sob medida e multifuncionais podem dar um ar charmoso e moderno aos consultórios odontológicos.
A divisão de espaços resulta em ambientes agradáveis e produtivos. Um modo efetivo de aumentar a funcionalidade de salas de atendimento e recepções é com o uso de nichos e gaveteiros. Aliás, além de serem decorativos, esses itens são úteis. Painéis e divisórias também podem ser peças coringas.
Uma das tendências de decoração de consultórios odontológicos que une praticidade, beleza e economia é o diodo emissor de luz, conhecido como LED.
Além disso, essas são alternativas de iluminação eficientes de inúmeras maneiras. Seu uso pode, de acordo com o projeto de iluminação escolhido, transformar sua clínica em um espaço aconchegante e cativante, ou moderno e arrojado.
Em uma sala de espera, é necessário proporcionar conforto e descanso visual ao paciente. Do contrário, enquanto aguarda seu agendamento, ele pode acabar ficando nervoso.
Uma das formas de utilizar essa tática é pendurando quadros pelo consultório. Paisagens simples ou até artes abstratas são as imagens mais recomendadas, pois costumam atrair os olhos e estimular a imaginação. Enfeites odontológicos também são uma ótima opção para descansar a vista dos pacientes.
Vasos de plantas, jardins de inverno e arranjos de mesa são bem-vindos à decoração dos consultórios odontológicos. Além de trazer vida ao espaço, eles dão um toque de elegância, indispensável a esses ambientes.
Porém, se você optar pelo paisagismo em sua clínica, lembre-se que essa é uma decoração viva, que demanda manutenção e cuidados diários.
Alguns dentistas optam por se especializar no atendimento de determinados segmentos, como os odontogeriatras, odontohebiatras e odontopediatras. Se esse é o seu caso, saiba que a personalização do ambiente voltado a este cliente específico é fundamental.
A decoração deve ser, antes de tudo, funcional e bem equilibrada às necessidades do paciente idoso. É extremamente recomendado que a circulação do ambiente seja fácil e que espaços como recepção, salas de atendimento e lavabo comportem cadeiras de rodas.
Você pode, inclusive, optar por poltronas e sofás mais altos, visto que idosos podem ter dificuldades ao sentar e levantar. Poltronas elevadas garantem maior conforto durante o período de espera.
A adolescência é uma fase marcada por intensas transições, e o espaço voltado a esse público deve se ater aos conceitos modernos e inteligentes. Seu consultório deve manter-se funcional e estimulante. Afinal, esse é um paciente que demanda um nível de empatia e engajamento muito maior.
Para alcançar resultados e evitar a evasão e abandono do tratamento, aproveite todas as ferramentas possíveis para alcançá-lo.
Consultórios com temática infantis devem levar em consideração o conforto dos pequenos pacientes e de seus pais e acompanhantes. O ambiente deve ser lúdico e tranquilizador.
Uma tendência, vista com frequência, são as salas de espera com passatempos interativos, painéis sensoriais e quadros negros. As televisões, claro, continuam em alta, mas agora os desenhos devem ser educativos. O foco principal é a temática odontológica voltada à prevenção, com personagens como Caillou e Peppa Pig.
Um consultório de Odontopediatria deve ser um ambiente lúdico e tranquilizador.
Durante muito tempo, a cor branca foi utilizada para tudo relacionado à área da saúde. Entretanto, isso acabou gerando uma relação conturbada: para pessoas com medo de dentista, chegar em um ambiente pálido causa pavor e ansiedade.
A solução que muitos dentistas encontram é mesclar outras tonalidades à decoração. Não há uma regra, e você pode utilizar seu gosto pessoal para deixar o consultório com a sua cara.
Cores que antes eram banidas, como preto, cinza e marrom, hoje são uma tendência na decoração de consultório odontológico. Quando bem utilizadas, dão ao local um visual elegante e sofisticado.
Cores como o marrom conferem sofisticação ao ambiente.
A única ressalva é com relação ao vermelho. Por remeter a agitação, o excesso dessa cor pode deixar os pacientes inquietos. Se você quer utilizar tonalidades vibrantes, escolha alternativas como rosa ou amarelo.
Se estiver em dúvida ou inseguro quanto a esse fator, aposte no azul. É uma cor que transmite confiança e pode ser utilizada em vários tons, gerando um ambiente agradável e harmonioso.
Um consultório odontológico nada mais é que o local em que você, profissional de Odontologia, pode exercer sua profissão. E para reforçar sua autoridade como cirurgião-dentista e transmitir tranquilidade aos pacientes, utilize a decoração a seu favor.
Uma dica é pendurar seus diplomas e certificados na parede. Podem ser de graduação, pós-graduação ou de cursos de extensão, o importante é mostrar ao público que você é qualificado para efetuar aquele trabalho.
Por mais que às vezes as pessoas não se importem tanto com esse elemento, o piso é muito importante para um consultório harmônico.
Muitos dentistas optam pelo piso de madeira, que remete a ambientes aconchegantes. Nesse caso, tome cuidado com a umidade e certifique-se de que ele esteja sempre limpo e encerado.
O piso vinílico também pode ser uma opção. É mais barato que o revestimento em madeira e pode proporcionar o mesmo efeito ao consultório.
Por fim, uma tendência dos últimos tempos é o piso de porcelanato, que proporciona acabamento brilhante e sensação de amplitude ao ambiente.
Quando falamos em decoração de consultório odontológico, especialmente de clínicas pequenas, muito pode ser feito de maneira espontânea, sem que seja necessária a contratação de um profissional.
Porém, se você quer um projeto de consultório odontológico completo e mais harmônico, ter o auxílio de um especialista é essencial. Profissionais de arquitetura ou design de interiores podem mudar completamente o visual de sua clínica, garantindo maior satisfação a você e aos pacientes.
O profissional poderá alinhar as suas expectativas com as principais tendências de decoração para consultórios odontológicos e, a partir daí, trabalhar focando aspectos de ergonomia, conforme as normas da Vigilância Sanitária em vigor. Afinal, decorar não é uma ciência exata, e seguir um plano minimiza as chances de algo dar errado!
A decoração de consultório odontológico é tão importante quanto os serviços prestados. Afinal, oferecendo uma boa aparência e conforto ao paciente, ele sairá de lá mais satisfeito, e disposto a voltar em ocasiões posteriores.
Se você gostou desse conteúdo e quer receber dicas sobre Odontologia, basta preencher o formulário abaixo e assinar nossa newsletter!