
Minha clínica
12 min
Como escolher músicas para consultório? Nesse post vamos te ajudar com algumas dicas para escolher melhor as músicas do seu consultório odontológico. Leia mais e entenda.
Seja por medo do procedimento ou da situação em si, estar em uma clínica odontológica é uma atividade muitas vezes estressante para alguns pacientes.
A música exerce um papel fundamental no processo de controlar nossas emoções, podendo nos deixar mais agitados ou calmos. Por isso, utilizá-la como artifício para relaxar os pacientes que estão sendo atendidos ou esperando é altamente eficaz e recomendado para os consultórios.
Primeiramente, uma sala de espera em silêncio pode aumentar o nervosismo e medo de um paciente que não esteja confortável em estar ali. A música como recurso para espera e distração pode acalmá-lo e evitar que o stress aumente.
A curadoria da lista de músicas que serão tocadas, entretanto, deve ser realizada com um cuidado cirúrgico. Como gostos são pessoais e quase únicos, a escolha deve ser genérica e ainda sim agradável, deve circular entre os clássicos, evitando músicas de “elevador”, modinhas ou ritmos acelerados e pesados.
As músicas devem agradar uma maioria de ouvintes, mesmo que eles não as conheçam, elas devem proporcionar uma sensação de bem estar e confiança. Deve se também levar em consideração que músicas exclusivamente instrumentais e clássicas podem ser incômodas para algumas idades e personalidades.
Sintonizar uma estação de rádio como música ambiente também não é aconselhado. As músicas de sucesso geralmente são tocadas repetidamente durante o dia, o que pode gerar fadiga e cansaço para a equipe. Outro motivo para se evitar as rádios, além da seleção ser aleatória, são os comerciais, que por função agitam e inquietam quem está escutando, causando o efeito contrário ao pretendido.
Uma boa opção é utilizar um serviço de streaming de música para encontrar playlists mais calmas, ou ainda criar a sua própria. A ambientação sonora correta traz inúmeros benefícios para os pacientes e para a clínica de uma maneira geral, por isso, escolha as músicas cuidadosamente e deixe seus pacientes ainda mais tranquilos.
Fonte: http://blog.kerrdental.com/blog/bid/205179/What-Music-Works-Best-in-a-Dentist-Office