Como divulgar consultório odontológico pelas redes sociais

como divulgar consultorio

Você ainda tem dúvidas de como divulgar o consultório odontológico nas redes sociais? Nem todos os profissionais se sentem 100% à vontade para criar conteúdos nas plataformas, seja por desconhecimento das normas éticas ou, até mesmo, por dificuldade em trabalhar com o mundo digital.

Qualquer que seja o seu caso, neste post, vamos trazer dicas para você começar, hoje mesmo, a divulgar o seu trabalho de forma acessível e simples. Boa leitura!

Divulgação em redes sociais x Código de Ética

Quando o assunto é divulgação da clínica odontológica, é impossível não citar o Código de Ética Odontológica. Afinal, um conteúdo inadequado pode custar caro para o profissional. 

As redes sociais podem, sim, ser utilizadas dentro do plano de marketing digital para dentistas. Porém, antes de postar é importante ler o que diz o capítulo 14 do código. 

Toda comunicação deve conter o nome do cirurgião-dentista, a profissão e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica.

Confira quais outras informações os profissionais podem incluir nas publicações! 

  • Áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento, desde que precedidos do título da especialidade registrada no Conselho Regional de Odontologia (CRO) ou qualificação profissional de clínico geral. Áreas de atuação são procedimentos pertinentes às especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
  • As especialidades nas quais o cirurgião-dentista esteja inscrito no CRO.
  • Os títulos de formação acadêmica stricto sensu e do magistério, relativos à profissão. 
  • Endereço, telefone, fax, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos e atendimento domiciliar.
  • Logomarca e/ou logotipo.
  • A expressão “clínico geral”, pelos profissionais que exerçam atividades pertinentes à odontologia decorrentes de conhecimentos adquiridos em cursos de graduação ou de pós-graduação.
dentista no celular procurando como divulgar seu consultório odontológico nas redes sociais
O marketing para dentistas deve ser feito com cautela para não infringir as regras do Código de Ética.

O que NÃO é permitido e é considerado infração. 

  • Anunciar preços, serviços gratuitos e modalidades de pagamento, ou outras formas de comercialização que signifiquem competição desleal ou que contrariem o disposto no Código de Ética.
  • Anunciar ou divulgar títulos, qualificações e especialidades que não possua ou que não sejam reconhecidas pelo CFO. 
  • Anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento e área de atuação que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes.
  • Criticar técnicas utilizadas por outros profissionais como sendo inadequadas ou ultrapassadas. 
  • Dar consulta, diagnóstico ou prescrição de tratamento por meio de qualquer veículo de comunicação de massa, bem como permitir que sua participação na divulgação de assuntos odontológicos deixe de ter caráter exclusivo de esclarecimento e educação da coletividade.
  • Divulgar nome, endereço ou qualquer outro elemento que identifique o paciente, a não ser com seu consentimento livre e esclarecido, ou de seu responsável legal, observadas as demais previsões do código e da legislação pertinente.
  • Aliciar pacientes, praticando ou permitindo a oferta de serviços por informação ou anúncio falso, irregular, ilícito ou imoral, com o intuito de atrair clientela, ou outros atos que caracterizem concorrência desleal ou aviltamento da profissão.
  • Induzir a opinião pública a acreditar que exista reserva de atuação clínica em odontologia.
  • Divulgar ou permitir que sejam divulgadas publicamente observações desabonadoras sobre a atuação clínica ou qualquer manifestação negativa à atuação de outro profissional.
  • Oferecer trabalho gratuito com intenção de autopromoção ou promover campanhas políticas oferecendo trocas de favores.
  • Anunciar serviços profissionais como prêmio em concurso de qualquer natureza, bem como oferecer prêmios pela utilização dos serviços prestados. 
  • Provocar direta ou indiretamente, por anúncio ou propaganda, a poluição do ambiente.
  • Realizar propaganda de forma abusiva ou enganosa.
  • Expor ao público leigo artifícios de propaganda, com o intuito de granjear clientela, e especialmente a utilização de expressões antes e depois. 

Como divulgar consultório odontológico?

Agora que você já está informado sobre as questões legais, chegou o momento de pôr a mão na massa e aprender como divulgar a clínica odontológica.

Faça um cronograma

Sempre que forem feitas ações de marketing, é necessário ter cronograma e metas, caso contrário será difícil saber se estão funcionando. Por isso, antes de começar a fazer suas postagens, programe-se.

Pesquise conteúdos que seu público possa se interessar: curiosidades sobre odontologia, dúvidas, dicas sobre saúde bucal, fotos e vídeos do seu dia a dia, entre outros. Em seguida, escreva (em uma planilha, documento ou caderno) o que será feito, especificando dia e horário.

Dentista mexendo em celular procurando informações sobre como divulgar o consultório
Um cronograma de conteúdo é essencial para divulgar bem o seu consultório odontológico.

Acompanhe os resultados

As redes sociais oferecem alguns recursos para acompanhar a repercussão das suas postagens, como curtidas, comentários e compartilhamentos. Mas lembre-se: essas métricas nem sempre vão ser sinônimo de aumento de pacientes no consultório, porém podem ajudar a chamar atenção para a sua clínica.

Se você não sabe quais métricas deve ficar atento, nós fizemos um resumo.

  • Alcance: quantidade de usuários que visualizaram um post. 
  • Engajamento: é um conjunto de ações que inclui compartilhamento, curtidas, interações etc.
  • Seguidores: este é um número considerado “métrica de vaidade”, ou seja, não necessariamente é decisivo para uma ação. Entretanto, também é importante. 

Diversifique os formatos de conteúdos

Experimentar diferentes formatos de conteúdos é importantíssimo para manter o perfil mais interativo e testar qual tipo de postagem chama a atenção do seu público. Aliás, aqui a importância de ter um cronograma, justamente para não faltar ideias na hora de criar os materiais. 

Preencha todos os campos de informações sobre o seu consultório

Todas as redes sociais oferecem campos para serem preenchidos com informações a respeito do seu negócio. Elas são importantíssimas para que o usuário possa saber mais sobre o consultório, como localização, horário e dias de funcionamento e telefone para contato. 

A ausência desses dados pode deixar a pessoa confusa e, até mesmo, fazer com que ela desista ou perca o interesse. 

Saiba utilizar cada rede

Além dos cuidados com cronograma, métricas e preenchimento do perfil, é importantíssimo conhecer as especificidades de cada rede social para que as suas estratégias façam sentido e você aproveite ao máximo o potencial de diferentes plataformas.

Em seguida, você confere ideias do que fazer em cada rede.

Facebook

Utilize a rede social para oferecer dicas a seu público para que eles lhe reconheçam como autoridade na área. Faça textos diretos e com parágrafos curtos para facilitar a leitura e a compreensão. Inclua também fotos e vídeos rápidos que chamem a atenção.

Uma sugestão é criar conteúdo relacionado à sua área. Os odontopediatras, por exemplo, podem fazer postagens para os pais, como “Cuidados com a escovação das crianças”. Já um periodontista pode divulgar “O que pode causar sangramento nas gengivas?”.

Em todas as postagens, lembre-se de fazer chamadas para interações, como “Deixe seu comentário” ou “Envie uma mensagem”. Não se esqueça de responder a todos.

pessoa com facebook aberto no notebook procurando como divulgar o consultório na rede social
Procurando ideias para consultório odontológico? Comece por diversificar no conteúdo.

Para marketing odontológico, não utilize seu perfil pessoal. Dessa forma, você não confunde assuntos pessoais e profissionais. Crie uma página corporativa, pois assim seu público encontrará melhor as informações do seu consultório e você poderá tratar somente desse tipo de conteúdo.

Atualmente, o Facebook oferece uma série de ferramentas focadas em negócios e você deve usá-las a favor do seu. Uma delas é a promoção de empresas locais, para que a sua clínica fique ainda mais próxima do seu público. 

Adicione botões, crie grupos e faça a sua própria comunidade na rede, publique stories e, ainda, interaja com todos os pacientes por meio de mensagens e outros recursos. 

Instagram

Utilize seu feed do Instagram para postar fotos das acomodações do consultório ou conteúdos curtos a respeito de possíveis dúvidas comuns. Em todas as postagens, marque a localização da clínica e insira hashtags, como #odonto #dentista #odontologia, para que seu público possa chegar até você.

Nos stories (fotos e vídeos disponíveis por 24 horas) e nas lives (transmissões ao vivo), também é possível postar um pouco do dia a dia do consultório. Uma ideia é utilizar a ferramenta de perguntas e respostas para tirar dúvidas de seus seguidores.

Além disso, compartilhe posts e stories de pacientes que estiveram em seu consultório. Mostre ao público do Instagram que sua clínica é um bom local e você presta serviços de qualidade.

Não menos importante é a opção de reels. Inspirada nos vídeos curtos do TikTok, essa ferramenta faz sucesso e é um ótimo jeito de conseguir alcance orgânico. Na hora de criar conteúdos nesse formato, invista em dicas, em tirar dúvidas e, até mesmo, em algo engraçado.

WhatsApp

O WhatsApp surgiu como um aplicativo de mensagens para fins casuais, mas seu uso no âmbito profissional tem sido muito benéfico — não é à toa que, atualmente, a opção para empresas está disponível. No caso de uma clínica odontológica, ele pode simplificar o contato entre dentista e paciente.

Você pode utilizá-lo para fazer devolutiva de consultas e acompanhamento de seus pacientes, perguntando como está sendo a recuperação do último tratamento. Além disso, com certa frequência, envie conteúdos interessantes a respeito da saúde bucal e informativos sobre tratamentos que seu consultório oferece.

Não se esqueça de preencher outras informações que serão extremamente úteis para os seus clientes, como endereço, horário de funcionamento e outros dados que achar necessário. 

O WhatsApp para negócios oferece as opções: enviar notificações, mensagens automáticas, receber pagamentos e muito mais!

mulher segurando um smartphone com uma conversa de whatsapp aberta na tela para divulgar o consultório odontológico
Além dos posts para dentistas, vale a pena investir no WhatsApp.

YouTube

Os vídeos são uma excelente oportunidade de divulgação. Por meio desse tipo de conteúdo, os dentistas podem falar sobre seus serviços, seu consultório, sua especialidade e dar dicas para pacientes e colegas.

O YouTube se mostra uma ferramenta de divulgação muito útil. Você pode publicar vídeos em sua biblioteca e repassá-los em outras mídias, trazendo mais pessoas para o seu conteúdo.

Para começar, não são necessários muitos equipamentos, sendo possível utilizar uma câmera de celular e um microfone simples. Com o passar do tempo, se o canal conquistar uma audiência fidelizada, invista em mais acessórios. Como cenário, utilize o próprio consultório, pois isso trará credibilidade.

Produza vídeos dinâmicos e que não ultrapassem 10 minutos, para facilitar a compreensão do público.

TikTok

Ame ou odeie, o TikTok é a rede social do momento! Ótima para alcance orgânico, ter um perfil nesta plataforma é uma boa ideia para quem quer ganhar autoridade e reconhecimento. 

O TikTok é uma rede de vídeos, portanto, aqui é necessário criar conteúdos com mais cuidado, até mesmo para que eles fiquem dinâmicos. 

Dicas, dúvidas, curiosidades e conteúdos educativos são algumas opções de materiais que podem ser criados. E se quiser ir além, vale até mesmo entrar nas brincadeiras do momento, sempre puxando o gancho para a odontologia. 

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social mais focada em marketing pessoal, mas ainda assim é um bom lugar para divulgar o trabalho. Aqui, a ideia é pensar em parcerias e até mesmo chamar a atenção de possíveis recrutadores e donos de clínicas. 

O seu perfil deve estar atualizado e extremamente profissional. É importante manter-se ativo, portanto, publique artigos, imagens com reflexões relacionadas à área etc. Lembre-se que o lado pessoal não deve se misturar com o trabalho, então, nada de fotografias e posts que não são adequados para este espaço.

Como você pode ver, cada rede social tem funcionalidades próprias e aproveitá-las é muito bem-vindo na hora de divulgar o trabalho e adquirir mais clientes. Lembre-se que o marketing digital está sempre em mudanças e é importante acompanhá-las para atentar-se às novidades.

Se você quer começar a estudar marketing digital para o seu consultório, não deixe de conferi nossos conteúdos especiais sobre o assunto no blog da Surya Dental!

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