Chocolate x Saúde bucal: Vilão ou Mocinho?

Chocolate x saúde bucal

Faltam poucos dias para a tão sonhada Páscoa. Um dia especial, repleto de alegria, para passar ao lado de amigos e familiares; e provavelmente também seja a época do ano, que os amantes dos doces mais amam. Uma data festiva, recheada de muitos ovos, caixas de bombons e barras de chocolate. Se você gosta tanto desses doces, mas fica com receio de comê-los devido aos problemas bucais que podem causar, tais como cáries, tártaro, mau hálito etc. Saiba que o chocolate é um grande aliado aos dentes e não o vilão na causa desses danos.

Algumas pesquisas apontam que o chocolate não contribui para o aparecimento de cáries devido a manteiga de cacau revestir os dentes e ajudar a protegê-los, prevenindo a formação da placa bacteriana. Outras, comprovam que o chocolate é rico em proteínas, cálcio, fosfatos e outros minerais; elementos que contribuem para a proteção do esmalte dentário.

Já outro estudo, realizado na Universidade de Osaka no Japão, aborda que a casca do grão de cacau (o principal ingrediente do chocolate), tem um efeito antibacteriano na boca e pode, lutar eficientemente contra a placa dentária e outros agentes nocivos.

De modo a testar esta teoria, os pesquisadores acrescentaram um extrato da casca do cacau a água consumida pelos ratos. Outro grupo de ratos foi exposto a Streptococcus mutans, que são as bactérias causadoras da placa e cárie dentária. Os ratos de ambos os grupos foram alimentados com a mesma dieta. Após observar os animais durante três meses, a análise apontou que os ratos que haviam sido expostos ao S. Mutans desenvolveram, em média, 14 cavidades, enquanto os que bebiam água com extrato da casca de cacau desenvolveram uma média de seis.

Em linhas gerais, os chocolates trazem diversos benefícios odontológicos, conforme as pesquisas realizadas. Porém, se não for realizada uma higienização bucal correta (através da escovação, uso do fio dental e também do flúor), os efeitos podem ser contrários, ocasionando diversos problemas bucais. Pois esses alimentos são menos prejudiciais aos dentes e gengiva, quando comparados aos demais açucares contidos nos demais alimentos.

* Dica da Surya: Se possível escolha um chocolate meio amargo, pois é o mais indicado já que possui mais cacau e menos açúcar. De preferência evite o chocolate branco, pois ele não possui cacau em sua fórmula e tem uma alta concentração de açúcar.

Redação Surya Dental – Maira Marques – Graduada em Jornalismo

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Tiradentes

Tiradentes não é apenas um feriado

Próximo artigo
Proibição da venda de clareadores

Proibição da venda de clareadores diretamente sem receita

Posts relacionados