Saúde bucal da gestante: o que dentistas devem saber?

Gestante no consultório

Para muitos profissionais da odontologia, a saúde bucal da gestante é um tema que gera bastante aflição, especialmente pelo receio de indicar algo ou realizar um procedimento que possa, de alguma forma, afetar a mulher e o feto.

De fato, é necessário tomar alguns cuidados e saber como adaptar o atendimento para proporcionar uma boa experiência para a gestante, entretanto, isso não deve ser visto como problema — até mesmo porque muitos colegas de profissão perdem pacientes justamente por receio e falta de informação.

Você se identifica com essa situação ou quer aprofundar um pouco mais os conhecimentos sobre pacientes gestantes? Continue a leitura e confira as indicações.

Qual a importância da promoção de saúde bucal da gestante?

A primeira coisa que você deve saber é que mulheres grávidas são, de fato, um grupo que requer muita atenção quando o assunto é saúde bucal. Portanto, não há a possibilidade delas serem negligenciadas ou dos profissionais de odontologia evitarem, ao máximo, atender esse perfil.

As alterações hormonais, físicas e biológicas vivenciadas durante esse período da vida da mulher influenciam na região bucal. Podemos considerar, inclusive, algumas manifestações, como náuseas, aumento da salivação e mudanças sobre o periodonto.

Essas alterações podem gerar consequências para o estilo de vida da gestante e, posteriormente, levar ao surgimento de doenças na cavidade oral, como explica o artigo “Gestantes frente ao tratamento odontológico”.

O olhar atento sobre as manifestações periodontais é extremamente relevante, já que estudos observam inter-relação entre a presença de periodontites e ocorrências sistêmicas, como parto prematuro.

Quais as principais manifestações bucais?

Conhecer as principais manifestações é essencial para preparar-se para os atendimentos à gestantes. Confira:

  • Granuloma piogênico
  • Erosões dentárias devido aos enjoos e episódios de refluxo
  • Cárie
  • Doenças periodontais

Atendimento odontológico a pacientes gestantes: como proceder com segurança?

Já sabemos que algumas manifestações são comuns durante a gestação e que a saúde bucal é fundamental para o bem-estar da mulher e do feto. Então, quais cuidados os cirurgiões-dentistas devem tomar?

Ações educativas e preventivas

O primeiro deles está nas orientações por meio de ações preventivas e educativas focadas na saúde bucal. O objetivo é esclarecer alguns mitos, como o da associação entre gestação e cáries. Sim, é comum que a manifestação surja, mas ela não tem ligação direta com os processos biológicos do corpo nesse período. A cárie está relacionada com o descuido da saúde bucal pela gestante ou por hábitos alimentares compulsivos.

Imagem de uma mulher. Ela está gestante e, aparentemente, está sentindo dor de dente, pois está com uma das mãos apoiando o rosto.
As ações educativas e preventivas em higiene bucal visam ajudar a gestante a não ter problemas com cáries.

Passar informações como essa e outras relacionadas à gestação é fundamental para que a paciente não caia em senso comum e deixe de fazer procedimentos que, de fato, são importantes.

Atenção ao conforto da paciente

Em muitos conteúdos do nosso blog sobre atendimento a grupos específicos, tocamos no ponto da importância do atendimento humanizado. Sim, não cabe ao dentista entender apenas da parte técnica, mas também de como lidar com seres humanos e proporcionar uma experiência confortável e que não gere traumas ou estresse.

Primeiramente, as consultas devem ser marcadas, de preferência, no período da tarde. Isso porque as grávidas podem ter enjoos matinais e riscos mais altos de hipoglicemia. Em relação à duração do atendimento, é desejável que seja curto para não gerar desconforto por conta da posição na cadeira.

E por falar em posição, é fundamental estar atento à cadeira, especialmente em consultas com gestantes que estão no último trimestre. Como o feto já tem mais peso, isso pode fazer com que pressione a veia cava inferior da paciente, causando hipotensão e síncope, como explica o artigo “Gestantes frente ao tratamento odontológico”.

Uma dica é disponibilizar uma almofada para a paciente, que deve ser colocada debaixo do lado direito, para que a região abdominal fique mais à esquerda, em uma pequena inclinação.

Adiar o atendimento às gestantes que estão próximas do parto é uma opção. Justamente por serem os últimos meses, postergar torna-se a melhor opção para evitar esse tipo de desconforto. Em breve, elas poderão comparecer à consulta em condições melhores.

Procedimentos básicos

Não há dúvidas de que, durante a gestação, mulheres ouvem todo tipo de história sobre cuidados com a gravidez, inclusive relacionados ao atendimento odontológico. Como já dissemos, muitos deles são mitos, entre os quais a necessidade de evitar procedimentos no consultório.

Raspagem radicular, profilaxia, aplicação tópica de flúor e medidas de controle bacteriano são liberados. Vale lembrar que eles são essenciais para evitar doenças periodontais e outras manifestações.

Procedimentos mais complexos

Na hora de planejar um procedimento mais complexo, é importante levar alguns pontos em consideração. Um deles é a real necessidade do tratamento. Por exemplo, se for algo puramente estético, será que não vale esperar a gestação do que atender uma paciente que pode sentir desconfortos?

Alguns pontos que podem ser levados em consideração são: a necessidade do procedimento, o tempo de cadeira, quantas consultas serão necessárias, os riscos pós-operatório, a quantidade de anestésico e as medicações no pós-operatório.

Imagem de uma dentista atendendo uma paciente que está grávida.
Cabe ao cirurgião-dentista analisar as necessidades da paciente gestante para indicar o mais seguro.

A partir disso, é possível planejar o atendimento e verificar se vale ou não a pena dar continuidade aos procedimentos. Entretanto, lembre-se: atendimentos essenciais, como periodônticos, devem ser feitos.

Pré-natal odontológico

Considerando os aspectos do tópico acima, vamos citar o pré-natal odontológico cujo objetivo é cuidar, educar e preparar a mulher para o período da gestação e para a saúde bucal do bebê. Como já explicamos, ações preventivas são grandes aliadas e não podem faltar nesse momento.

Cabe ao cirurgião-dentista orientar a mulher e a família sobre a importância do pré-natal, da amamentação e da vacinação, além de fazer consultas para avaliação geral da saúde bucal, verificar a necessidade de tratamentos e planejar cada trimestre com a paciente.

Outra prática que pode ser adicionada ao pré-natal odontológico são as visitas domiciliares, especialmente das gestantes que já estão com a mobilidade reduzida devido o peso da barriga, além das mulheres em puerpério, período que pede por um olhar delicado e humanizado.

Verdades e mitos sobre o atendimento odontológico da paciente gestante

No decorrer do texto, já citamos alguns mitos, como os de que grávidas têm cáries ou perdem os dentes por conta a gravidez. Agora, vamos falar de mais alguns que devem ser esclarecidos à paciente, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia.

  • “Os dentes da mãe perdem cálcio para formar os do bebê” — Mito! Os nutrientes necessários para o feto são originários da alimentação da mãe.
  • “Mães precisam repor o flúor” — Mito! Essa ideia está descartada.
  • “Gestantes não podem fazer raio-x” — Verdade! Esse tipo de exame não deve ser feito no primeiro trimestre da gestação e, após isso, deve ser evitado.
  • “Gestantes não podem receber anestésicos” — Mito! Há alguns tipos que são indicados, que são os que não têm vasoconstritores. O dentista deve estar informado sobre quais são permitidos para oferecer um tratamento seguro.

A saúde bucal da gestante não precisa ser um bicho de sete cabeças para o cirurgião-dentista. O essencial é ter boas fontes de pesquisa, com comprovação científica, para poder informar-se de forma correta e repassar esse conhecimento para a futura mamãe.

Se você gostou dessas dicas e quer mais informações sobre o atendimento a grupos específicos, acesse os conteúdos disponíveis no Blog da Surya Dental!.

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Imagem de uma Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em cima do teclado de um computador branco.

Como fazer registro de funcionários do consultório odontológico?

Próximo artigo
lavadora ultrassonica

Lavadora ultrassônica: por que utilizá-la em seu consultório?

Posts relacionados