Toxina botulínica na odontologia: tire suas dúvidas

o botox e a odontologia

A toxina botulínica na odontologia pode ser usada com diversas finalidades, desde tratamentos estéticos até funcionais. O produto tem se tornado cada vez mais popular dentro dos consultórios e abre um leque de opções para dentistas que querem oferecer procedimentos que agreguem valor ao paciente e solucionem um problema por completo.

Continue a leitura e entenda mais sobre o uso da toxina botulínica na odontologia, além de dicas sobre compra do produto e as melhores marcas!

O que é a toxina botulínica?

Difícil alguém que nunca tenha ouvido falar sobre a toxina botulínica (BTX), afinal, o produto é um dos favoritos do mundo da estética e chama a atenção cada vez mais dos pacientes. Mas, a nível técnico, você sabe do que se trata a substância?

A BTX é produzida por meio da bactéria Clostridium botulinum e é uma protease que proporciona “denervação química temporária de músculos esqueléticos por bloqueio da liberação mediada Ca+² de acetilcolina das terminações nervosas de neurônios motores alfa e gama, produzido um enfraquecimento dose-dependente, temporário da atividade muscular, tornando os músculos não funcionais sem que haja efeitos sistêmicos”, de acordo com artigo publicado pelo Conselho Federal de Odontologia. 

Tipos de toxina botulínica

Profissionais que desejam fazer o uso da toxina botulínica na odontologia devem saber que existe mais de um tipo da substância, que vai de A a G — A, B, C1, C2, D, E, F e G. 
A variação mais comum para uso terapêutico é a toxina botulínica tipo A, conhecida comercialmente como Botox — vamos nos aprofundar mais nesse produto ao longo do texto.

Toxina botulínica na odontologia: indicações

Os usos da toxina botulínica nas clínicas odontológicas pode ser diverso, inclusive, dentro de diferentes áreas. No artigo “A utilização da toxina botulínica em odontologia”, podemos consultar alguns usos. São eles:

  • Sorriso gengival.
  • Assimetria do sorriso.
  • Bruxismo.
  • Briquismo.
  • Cefaleia secundária causada por briquismo ou bruxismo.
  • Hipertrofia do músculo masseter.
  • Disfunções de articulações temporomandibulares.
  • Redução de forças musculares após reabilitação com implantes dentários.
  • Sialorreia. 

Quanto tempo dura o efeito?

Saber o tempo de duração da toxina botulínica na odontologia é outra informação que sempre preocupa dentistas, entretanto, é válido dizer que isso varia devido alguns fatores. O organismo do paciente, a dose, o músculo atingido e a ação de espera são pontos que interferem. 

Se houver bastante atividade muscular, é esperado que a duração da toxina botulínica seja menor.

Homem fazendo tratamento com toxina botulínica.
A toxina botulínica paralisa temporariamente a musculatura.

Em média, após a aplicação, é possível que comecem a surgir os primeiros sinais da BTX no período de três a sete dias, e o resultado pode ser observado em 10 a 15 dias. Estima-se que o procedimento dure de quatro a seis meses. 

Efeitos colaterais

As aplicações de toxina botulínica são seguras e eficazes, mas vale lembrar que pode haver complicações. Dentistas devem se preparar para casos de xerostomia, alteração de voz, eritema, dor e edema no local da aplicação, paralisia indesejada de músculos adjacentes, dor de cabeça, hipoestesia transitória e reação alérgica.

Toxina botulínica: comprar

Para quem já tem capacitação em toxina botulínica na odontologia e quer adquirir produtos para o consultório odontológico, nós temos dicas de marcas de toxina botulínica e onde comprar. 

Se você está em dúvida sobre onde comprar toxina botulínica, é fácil: na Surya Dental! Atendemos o Brasil todo por meio do nosso site, além de trabalharmos com um vasto portfólio de produtos, em que você encontra grandes marcas da harmonização orofacial.

E por falar em marca, no nosso e-commerce temos nomes importantes, por exemplo, a BTX da Galderma. Também há outros produtos de estética, como fios PDO, ácido hialurônico, acessórios, bioestimulador e muito mais!

Quer saber mais? Clique no banner abaixo e confira todo o portfólio disponível no site da Surya Dental!

Banner melhor marcas de HOF na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
síndrome do túnel do carpo

O que é síndrome do túnel do carpo e como evitar?

Próximo artigo
Dentista lendo um tablet com resumos de odontologia.

Como fazer resumos de odontologia? Confira dicas práticas!

Posts relacionados