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6 minutos de leitura

Confirmação de consulta: como reduzir as faltas de pacientes?

Marketing Surya
25 de outubro de 2022
Mulher negra, recepcionista, fazendo confirmação de consulta ao telefone
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Tão importante quanto investir no marketing do consultório odontológico é, também, ter uma estratégia de confirmação de consulta para garantir que os seus horários sejam devidamente preenchidos e que você não tenha nenhum prejuízo. Afinal, quem trabalha por conta própria sabe o quanto as faltas geram impactos no bolso. 


Se você não conta com nenhum tipo de confirmação de agendamento e apenas confia na memória do paciente, continue a leitura deste conteúdo e confira as dicas que preparamos para a sua clínica!

black space dente

CONTEÚDO DO POST

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  • Qual a importância da estratégia de confirmação de consulta?
    • Diminuir número de faltas
    • Organizar a agenda
    • Melhorar a experiência do paciente
    • Melhorar a rotina da secretária
  • Como funciona a confirmação de consulta?
  • Como fazer confirmação de agendamento automatizada?
    • SMS
    • WhatsApp
    • Aplicativo próprio
  • Modelos de mensagem de confirmação de consulta

Qual a importância da estratégia de confirmação de consulta?

Trabalhar com serviços de confirmação é extremamente prático para o dentista e para o paciente. Confira, abaixo, a importância e os benefícios. 

Diminuir número de faltas

Este, sem dúvidas, é o objetivo principal. Como comentamos no início deste conteúdo, as faltas em um consultório são sinônimo de prejuízo. Isso porque você deixa um horário vago na sua agenda e perde a oportunidade de encaixar outros clientes para garantir o faturamento. 

Muitas vezes, as faltas acontecem apenas pelo esquecimento do paciente, que pode estar com a rotina mais corrida. Essa estratégia simples pode ajudá-lo a lembrar de comparecer na consulta.

Organizar a agenda

Quando as faltas acontecem, muitas vezes o paciente sequer avisa com antecedência que não poderá estar presente. E, como explicamos, isso gera prejuízos. A estratégia de confirmação de consulta também visa diminuir esse tipo de situação. 

Se o paciente é avisado com antecedência e comunica que não poderá comparecer, você tem tempo de organizar a agenda e fazer novos encaixes de horários. 

Melhorar a experiência do paciente

Aproximar-se do seu cliente é importantíssimo para mantê-lo no consultório e evitar que ele migre para a concorrência. Pode parecer que não, mas, acredite, pequenas coisas no relacionamento consultório-paciente fazem a diferença, e uma delas é a comunicação dos agendamentos. 

Além de lembrar a pessoa, essa é uma forma de ajudar o paciente a organizar-se melhor em relação a horários e, até mesmo, a outras informações sobre a consulta.

Melhorar a rotina da secretária

As estratégias de confirmação de agendamento são automatizadas, isso significa que a secretária não precisa ficar ligando ou enviando mensagens manualmente porque o sistema vai fazer isso. 

Mãos femininas digitando no teclado do computador
A automatização para confirmar consulta facilita o trabalho da secretária e do dentista.

Isso melhora a produtividade na recepção, já que proporciona mais tempo livre para que a secretária se envolva com outras funções que requerem mais atenção. Além disso, é uma forma de evitar que a recepcionista se esqueça de confirmar algum paciente.

Como funciona a confirmação de consulta?

A confirmação de consulta consiste no envio automatizado de lembretes para pacientes, sempre com antecedência. Você pode definir a  antecedência que seja interessante para o consultório (três dias antes e na véspera podem ser uma boa ideia), mas lembre-se que não deve ser algo abusivo. 

Nesse lembrete, a depender do meio utilizado, você pode inserir um link para a pessoa clicar e automaticamente confirmar a consulta. Ou, então, solicitar que ela responda avisando se vai ou não comparecer. 

Como fazer confirmação de agendamento automatizada?

O primeiro passo para ativar a confirmação automática é escolher o meio. Atualmente, existem algumas tecnologias que são bastante práticas e de fácil acesso para o paciente. Confira!

SMS

SMS é o envio de mensagens de texto via celular, o que significa que qualquer aparelho móvel pode receber a confirmação de agendamento, mesmo que sejam antigos e não tenham suporte a aplicativos. 

É uma alternativa acessível e permite que o paciente possa ter acesso à mensagem ainda que não esteja conectado à internet. 

Uma das desvantagens é que, com o uso de apps de mensagens instantâneas, muitas pessoas deixaram de verificar os SMSs ou têm receio de clicar em links por serem golpes. 

WhatsApp

O lembrete automático do WhatsApp tem sido uma das opções favoritas, isso porque o Brasil é o segundo país com mais usuários no app, de acordo com pesquisa da Mobile Time. Dessa forma, esse é um ótimo meio para se investir. 

O único ponto negativo é que para fazer uso do WhatsApp o paciente precisa estar conectado à internet. Em uma situação em que isso não aconteça, ele pode perder a comunicação. 

Exceto essa situação, o app é uma boa ideia e oferece mais chances do cliente visualizar a mensagem e, também, de respondê-la. 

Aplicativo próprio

Outra opção é ter um aplicativo próprio para as confirmações. Alguns sistemas já oferecem essa alternativa e você não precisa se preocupar em pagar um desenvolvedor para isso.

Mulher negra dentro do ônibus mandando mensagem
O aplicativo próprio é uma opção bastante completa para o seu paciente manter-se informado a todo o momento.

O benefício do aplicativo é que, além de receber os lembretes, o paciente pode ter acesso a outras informações, o que torna a comunicação mais simples. Por outro lado, alguns clientes podem ter celulares com pouca memória ou que não estejam atualizados para receber o app. 

É necessário estudar o seu público, a aceitação a essas plataformas e, também, verificar qual oferece mais benefícios em número de disparos, preços e outras comodidades. Uma dica é fazer um levantamento da opinião dos seus clientes para conseguir entender o que melhor se adapta às necessidades deles. 

Além de escolher o melhor meio, vale lembrar que muitos softwares odontológicos oferecem a opção do disparo de avisos para os pacientes. Aliás, esse é um ponto importante que deve ser considerado na hora de comprar um programa para o seu consultório odontológico. 

Novamente, não se esqueça de confirmar qual o tipo de disparo o software tem incluso, para escolher o que se adequa melhor. 


Se você ainda não possui um software, há a opção de fazer o envio agendado pelo WhatsApp. Confira no vídeo do canal Otimize o seu negócio o passo a passo:

Modelos de mensagem de confirmação de consulta

Agora, vamos imaginar que você já escolheu a sua plataforma de envio de lembretes. Chegou o momento de pensar no texto da mensagem que vai ser enviada. 

Algumas informações são fundamentais para que a comunicação seja eficaz: 

  • Nome do seu consultório e nome da pessoa responsável pelo envio
  • Nome do paciente
  • Data (por exemplo, quarta-feira, 28 de setembro) e horário
  • Motivo do contato
  • Endereço e telefone para contato

Lembre-se que a mensagem deve ser redigida corretamente, sem erros de português e muitas abreviações, para evitar que o paciente cogite a hipótese de ser um golpe. 

Por último, esta é uma oportunidade para aproximar-se do paciente. Então, que tal ter uma abordagem mais humanizada, ao invés de ser algo sem personalização? Esse tipo de comunicação faz toda a diferença!

Confira alguns exemplos:

Olá, NOME DO PACIENTE. Aqui é NOME DO RESPONSÁVEL PELO ENVIO, da NOME DA CLÍNICA. Como você está?

O motivo do meu contato é para te avisar que no dia INSERIR DATA, às INSERIR HORÁRIO, você tem uma consulta agendada com a/o NOME DO DENTISTA. 

Caso não seja possível comparecer, por favor, nos avise pelo telefone NÚMERO DE TELEFONE. 

Até mais!

Vale lembrar que o final pode ser personalizado, de acordo com a forma de confirmação da consulta — que pode ser por telefone, clicar em link ou responder a mensagem.

Outro modelo:

Olá, NOME DO PACIENTE. Sou NOME DO RESPONSÁVEL PELO ENVIO, da NOME DA CLÍNICA.

Estou passando para lembrar que a sua consulta está agendada para o dia INSERIR DATA, às INSERIR HORÁRIO. Caso não consiga vir, por favor, avise-nos em até 24 horas pelo telefone NÚMERO DE TELEFONE.

Atenciosamente

Existem inúmeras possibilidades para as suas mensagens e você pode escrever algumas opções até encontrar aquela que mais agrade. Desde que tenha as informações principais e esteja bem redigida, a sua equipe pode ficar à vontade para criar algo mais personalizado.

Como você viu ao longo do texto, os lembretes de consulta são uma ótima aposta para o seu consultório, independentemente do tamanho. Os benefícios são vários e essa é uma forma de eliminar uma tarefa, já que pode ser automatizada. Na hora de fazer os disparos, apenas certifique-se de que isso não aconteça fora do horário comercial ou durante os fins de semana. 

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas sobre gestão e marketing, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo!

Marketing Surya

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Marketing Surya
2 comentários
  1. Serpweb disse:
    19 de dezembro de 2022 às 11:03

    Gostei muito dessa dica. Trabalho com marketing digital, mas estamos em constante aprendizado.
    E se não automatizarmos algumas tarefas, nosso dia fica absorvido com trabalhos extras, como uma simples confirmação de consulta,

    Responder
    1. Marketing Surya disse:
      25 de janeiro de 2023 às 09:55

      Olá, como vai? Ficamos felizes que as nossas dicas te ajudou.
      Sem dúvidas, a automatização tem muito a contribuir, tanto para dentistas como para profissionais de marketing!
      Abraços!

      Responder
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