Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Cadeiras odontológicas: qual a melhor opção para o seu consultório

Escolher cadeiras odontológicas,confortáveis, modernas e funcionais fazem toda a diferença nos consultórios e clínicas. Existem opções que vão das unidades mais básicas às mais completas, com a possibilidade de adicionar inúmeros acessórios.

As empresas mais tradicionais do mercado neste segmento são a Kavo, Dabi Atlante e a Gnatus. Com valores que variam bastante entre os modelos, é preciso que, antes de comprar, você compreenda as funcionalidades e as formas de manutenção e instalação das peças.

As cadeiras odontológicas

Bons equipamentos são importantes ferramentas para aumentar o conforto de pacientes e facilitar o acesso do profissional à cavidade bucal. As cadeiras odontológicas devem ser funcionais, ergonômicas e confiáveis, servindo como base para que os procedimentos possam ser feitos da forma mais rápida e precisa possível, sem comprometer a segurança do paciente e do profissional.

Algumas cadeiras odontológicas têm a função de higiene automática, com um alto nível de precisão. Outras, mais modernas, permitem organizar, salvar e acessar os dados sem que o dentista precise sair do lado do paciente.

Há ainda cadeiras odontológicas que se sobressaem pela economia e durabilidade da peça principal e da mesa equipo.

Características das cadeiras odontológicas

Existem algumas características, essenciais das cadeiras odontológicas, que devem ser levadas em consideração no momento da escolha. Veja:

– A forma da cadeira deve ser reta e simples, permitindo que o paciente seja confortavelmente instalado na posição supina. Isso facilitará o acesso do profissional ao campo de trabalho;

– O apoio e cabeça devem ser ajustáveis, propiciando a visão direta a todos as zonas da cavidade bucal, seja na mandíbula ou na maxila;

– O comando deve ser elétrico, tanto para sua elevação e descenso quanto para os ajustes horizontais. Se possível, deve haver um dispositivo tipo pedal para o acionamento;

– O apoio de braços da cadeira deve ter design moderno, com movimentação ou não, permitindo fácil acesso ao paciente, assim como uma área de privacidade.

cadeiras odontológicas

Instalação e manutenção

A maioria das cadeiras odontológicas possuem um manual de instalação e manutenção. É importante que você verifique as peculiaridades de cada equipamento.

As instalações hidráulicas, elétricas e de ar devem ser cuidadosamente posicionadas, para o perfeito funcionamento de todos os equipamentos em conjunto.

Instalação elétrica e iluminação: as empresas fabricantes de equipamentos odontológicos possuem um gabarito hidráulico e elétrico para a instalação com orientações precisas. Detalhes, como potência e voltagem, são considerados para o planejamento desse material, e a instalação deve ser executada de acordo com o projeto.

O ideal é que o relógio de entrada da energia elétrica da clínica tenha uma chave geral e quadro de disjuntores individuais para cada área. É indicado, também, a utilização de dois tipos de corrente: 110 v e 220 v (corrente trifásica).

Instalação hidráulica: Um dos fatores de maior importância para o bom funcionamento de seu consultório é a rede de água e esgoto. O volume ideal de armazenamento de água, em um consultório, é de 2 mil litros, divididos preferencialmente em duas caixas d’água de mil litros cada.

As tubulações das cadeiras odontológicas, geralmente, possuem diâmetros diferentes, e ,para que tudo funcione perfeitamente, pode ser necessária a elevação do nível do piso da clínica – visto que as tubulações de esgoto devem possuir inclinação de 2% a 5% no sentido do fluxo do esgoto.

Instalação de ar comprimido: A instalação de ar comprimido exige atenção. Itens como filtros, válvulas, local de instalação do compressor, tipos de tubo, nível de ruído e valor de manutenção devem ser observados.

Uma nota importante: as instalações de ar comprimido devem possuir inclinação de 5% a 10% no sentido do fluxo de ar, e a válvula de drenagem deve ser posicionada no ponto mais baixo da tubulação. Os manuais das cadeiras odontológicas vêm com uma tabela com o máximo consumo de ar, tensão e potência – fique atento a esses valores.

A escolha da cadeira

Escolher uma cadeira odontológica de qualidade certamente contribuirá para o fluxo de trabalho, satisfação do cliente e o apelo estético geral do consultório. Quando você compra uma cadeira adequada, você está investindo em aprimoramento de longo prazo para seu consultório dental.

A Surya Dental oferece a cadeira odontológica perfeita e a unidade dental ideal para a sua clínica, além de uma incrível variedade de equipamentos necessários a seu consultório. Clique no banner para conhecer a loja virtual.

conheça a surya

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Feito por Nerau Studio