Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Saiba como fazer currículo para dentista recém-formado [baixe modelos]

Como fazer currículo para um dentista recém-formado e sem experiência profissional? É possível se mostrar interessante ao recrutador, apesar de nunca ter trabalhado na área? Sim, a resposta está em destacar habilidades e mostrar como o profissional pode contribuir com o local de trabalho.

Se você é um dentista recém-formado em busca de trabalho, cite no currículo os projetos de iniciação científica, os trabalhos em empresas juniores e o intercâmbio, mostrando as competências que aprendeu, como ética, trabalho em equipe, independência e empreendedorismo.

currículo para dentista recém-formado

É fundamental conseguir chamar a atenção dos recrutadores em um curto espaço de tempo. Eles recebem centenas de currículos e gastam, em média, menos de 30 segundos analisando cada um para determinar se o candidato é ou não qualificado para a vaga. Por isso, seja objetivo, convincente e prove sua credibilidade.

Confira nossas dicas de como fazer currículo para dentista recém-formado e se destacar entre os recrutadores!

Como fazer currículo para dentista recém-formado

Escolha um layout simplificado e que seja fácil de identificar e encontrar as informações. Adapte o conteúdo do currículo à vaga e evite enviar documentos padronizados para todas as empresas.

Resuma todas as informações em uma página. Lembre-se de que os recrutadores têm pouco tempo e muitos currículos para ler. Veja, a seguir, como estruturar o documento:

Informações pessoais

Insira, em primeiro lugar, nome completo, idade, endereço, estado civil, telefones para contato e e-mail. São informações essenciais para que o recrutador entre em contato depois. Se quiser, acrescente uma foto – desde que seja formal, evite fotos de redes sociais.

Objetivo profissional

O dentista recém-formado deve escrever seus objetivos de carreira e na empresa para a qual está se candidatando. É essencial ser claro e objetivo. Não faça rodeios.

Qualificações

Aqui entra um resumo do que o dentista aprendeu na faculdade, mostrando que está apto a atuar na área.

Formação acadêmica, cursos livres e idiomas

A formação acadêmica é inserida por ordem cronológica decrescente, com os cursos mais recentes primeiro. Descreva desta forma: curso, nome da instituição, ano de início e término.

Repita essa estrutura para todos os cursos, inclusive os livres. Se forem de curta duração, informe também a carga horária. Faça o mesmo para os cursos de idiomas.

Experiência profissional

O próximo passo é falar sobre as experiências profissionais. Mesmo que você nunca tenha trabalhado, o currículo do dentista recém-formado pode citar projetos acadêmicos e de extensão, trabalho de conclusão de curso, intercâmbio e trabalhos voluntários.

Se não tiver experiência profissional na Odontologia, mas trabalhou em outro setor, diga o que aprendeu na função. Se trabalhou como vendedor em uma loja, fale que aprendeu a lidar com o público, a trabalhar em equipe e a ser organizado.

como fazer currículo para dentista

Foto: Olu Eletu

Valorize outros aspectos

Como a inexperiência profissional é o maior desafio dos recém-formados para conseguir entrar no mercado de trabalho, a saída é valorizar outros aspectos no currículo. Mostre que tem dedicação e comprometimento.

Diga por que será útil à empresa e como a empresa pode ser útil para você. Isso não tem a ver com salário, mas, sim, com o que você admira na organização, nas pessoas que ali trabalham e no serviço ofertado.

Mostre como as atividades extracurriculares contribuíram para a sua formação pessoal e, de certa forma, profissional. É o momento de contar se atuou em alguma organização não-governamental e se teve a chance de fazer intercâmbio.

São duas experiências que, se aproveitadas, ensinam ao aluno ética, trabalho em equipe, independência e autoconhecimento. Fale das responsabilidades que teve em cada ocasião e o que aprendeu no período. Esses projetos pessoais dão aos recrutadores uma noção de habilidades que vão além da sala de aula.

Não minta

A mentira é uma das principais causas de eliminação de candidatos em um processo seletivo. Sejam informações falsas ou exageradas, em algum momento elas serão descobertas, seja na entrevista ou na checagem feita pelo recrutador. Por isso, seja honesto.

Mentira em currículos é mais comum do que se imagina. Pesquisa da CarrierBuilder mostrou que 58% dos gerentes de recrutamento já encontraram informações falsas em currículos e que metade deles (51%) desclassifica automaticamente o candidato que mente no currículo.

O levantamento, com 2,1 mil gerentes de recrutamento nos Estados Unidos, enumerou as mentiras mais comuns nos currículos:

  • Habilidades: 57%
  • Responsabilidades: 55%
  • Datas de empregos: 42%
  • Cargo: 34%
  • Nível acadêmico: 33%
  • Empresas em que trabalhou: 26%
  • Premiações: 18%

Seja objetivo, correto e interessante

Jamais envie um currículo com erros de português. Revise sempre e, se tiver dúvidas, pergunte. Não faça rodeios, vá direto ao ponto. Os recrutadores recebem centenas de currículos e gostam de candidatos que saibam se expressar de forma objetiva no papel. Não cite preferências políticas e nem assuntos religiosos.

Saiba usar o LinkedIn

Coloque no currículo o endereço do seu perfil no LinkedIn – a rede social voltada para carreiras. Veja algumas dicas para melhorar a sua página nessa rede social:

  • Escolha uma foto apropriada, afinal de contas trata-se de uma rede social profissional;
  • Retrate bem sua experiência profissional; não se limite a colocar nome da empresa e função, mas explique quais tarefas você fazia;
  • Insira amostras de trabalhos, como vídeos, textos, imagens e apresentações;
  • Fale sobre a formação acadêmica, com nome do curso e da instituição;
  • Participe para ser visto; interaja, publique conteúdos, compartilhe textos e faça comentários.
como fazer currículo para dentista

Foto: Glenn Carstens-Peters

Currículo lattes

Se a sua intenção é ingressar na carreira acadêmica, o foco deve estar no currículo lattes. O documento fica hospedado na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O currículo lattes reúne a formação e a produção acadêmica do pesquisador, os cursos complementares, a área de atuação, as premiações e os títulos, a experiência profissional e as linhas de pesquisa. Nesta última, o dentista recém-formado pode destacar participação em pesquisas e incluir o trabalho de conclusão de curso.

À medida que as informações são inseridas na plataforma, é feito um resumo automático, que pode ser editado e reescrito pelo pesquisador. É importante manter as informações sempre atualizadas.

Preparamos dois modelos de currículos para dentistas recém-formados. Escolha o modelo que melhor se adapta para você, faça o download e preencha com as suas informações. Clique no banner!

como fazer currículo para dentista

Comentários

  1. Silvia disse:

    Olá,
    preciso fazer um curriculum para anexar aos docs e estou enviando para o Reino Unido, GDC, a fim de solicitar validação do meu diploma. Estou formada à 22 anos , sou especialista em ortodontia. Não consegui encontrar na internet um modelo que se encaixe as minhas necessidades.
    Caso vocês possam me ajudar, fico no aguardo de contato

    Grata
    Silvia

    1. Olá, Silvia! O mais indicado no seu caso é se informar neste site: https://www.gdc-uk.org/. Obrigado por acompanhar o blog e boa sorte!

    2. Olá, Silvia. Aconselhamos você a buscar informações aqui: https://www.gdc-uk.org/
      Boa sorte e obrigado por acompanhar o blog da Surya!

  2. Barbara Pereira disse:

    Não estou conseguindo baixar o arquivo com os modelos

  3. ALINE AUGUSTO DE OLIVEIRA disse:

    O Arquivo não abre, aparece uma mensagem que o aquivo esta corrompido.

    1. Oi Aline, tudo bom?

      Os arquivos estão comprimidos. Para abrir, você precisa descompactar ele com algum programa, como WinZip, WinRar ou 7z.

      Obrigado por acompanhar nosso blog!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio