Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

5 dicas de decoração para consultórios pequenos

Decoração para consultório pequeno nem sempre é fácil de fazer. O espaço impõe algumas limitações, mas o mercado e os profissionais vêm se adaptando e procurando soluções que se encaixem no ambiente e no orçamento do cirurgião-dentista.

Consultórios pequenos podem ser aconchegantes, mas também podem parecer maiores com alguns truques no uso de materiais para dar a sensação de amplitude.

A tendência na decoração para clínicas odontológicas agora é humanização e a mistura de materiais e texturas. Os consultórios deixaram de ser necessariamente brancos e passaram a incorporar cores para dar vida à sala de espera.

Quer aprender cinco dicas para decoração de consultório pequeno? Continue a leitura para descobrir!

1. Faça uma recepção para impressionar

A recepção é o primeiro contato do paciente com a clínica ou o consultório e deve passar uma boa impressão. A primeira e mais importante delas é a higiene. Por mais simples que seja a decoração do seu consultório pequeno, é essencial que o ambiente esteja impecavelmente limpo, sem lixo acumulado, sem sujeira no chão ou poeira nos móveis e sem paredes sujas.

Sabendo que a recepção tem um papel importante na percepção que o cliente tem do seu negócio, é preciso montar um ambiente bonito, aconchegante e confortável.

decoracao consultorio pequeno

Escolha cadeiras, sofás e poltronas confortáveis e tenha assentos em número suficiente para acomodar todos os pacientes. Observe a proporção: em consultórios pequenos, não escolha móveis grandes. Deixe espaço livre para circulação de pacientes e acompanhantes.

Organize a recepção por setores: atendimento da secretária, área de espera, copa, banheiro e espaço para crianças (se for o caso).

decoracao consultorio pequeno

Escolha objetos decorativos para compor o ambiente. Você pode usar flores naturais (cuidado com alergias) e artificiais em vasos de concreto, cerâmica ou cristal. Uma dica: flores artificiais acumulam poeira. Peça para a sua equipe verificar periodicamente se é hora de providenciar a limpeza.

Outras sugestões de itens decorativos são quadros, esculturas, bandejas, caixas e baús. Alguns consultórios têm aquários, que servem para distrair e relaxar quem está à espera da consulta.

Quando se trata de decoração de consultório pequeno, os arquitetos usam truques para ampliar os ambientes, como cores claras, vidros e espelhos. Ambientes únicos, sem divisórias também dão a sensação de amplitude. Quanto menos paredes, melhor.

2. Imprima seu estilo na decoração do consultório pequeno

Dê seu toque pessoal à decoração. O uso de cores claras e neutras no consultório é quase uma unanimidade nas clínicas, mas nada impede que você incorpore sua personalidade para decorar o ambiente.

Se você faz o estilo contemporâneo, pode optar por poltronas e móveis de linhas retas e cores sóbrias. Se for mais descontraído, que tal cadeiras coloridas ou uma parede em um tom de destaque? Caso você goste de viajar, que tal imprimir suas próprias fotos de paisagens em tamanhos grandes e emoldurar? Só atenção: deixe fotos de família para a sua mesa na sala de clínica.

A decoração de consultório odontológico pequeno pode fugir do conceito tradicional, do uso de branco e bege, para ser algo original e inesperado.

decoracao consultorio pequeno

3. Prefira iluminação indireta

A iluminação direta e branca é associada a ambientes hospitalares, mas a recepção da clínica não precisa estar inserida neste contexto. Por isso, opte por luzes de LED na cor amarela e por um projeto de iluminação indireta – que transmite uma sensação de conforto.

Para completar o projeto, use pendentes, luminárias de piso ou em mesas laterais com cúpulas de linho para criar uma atmosfera acolhedora e elegante.

decoracao consultorio pequeno

Iluminação natural também é uma ótima pedida. O projeto deve pensar também em como captá-la. Além de gerar economia de energia, o aproveitamento da luz natural traz um clima de relaxamento para a sala de espera da clínica. Melhor ainda se a visão externa for para um jardim.

4. Misture texturas e materiais

Couro, madeira vidro, tecido, pedra e porcelanato. Mesclar materiais e acabamentos cria uma decoração interessante para consultórios pequenos. A madeira, por exemplo, é um elemento que provoca calor. Utilize-a em painéis, quadros, balcão da secretária, persianas e no piso. Para deixar o ambiente leve, misture com vidro.

Uma forma de mesclar o couro é em estofados. Pedras, como mármore, podem estar em mesas e em parte do piso.

decoracao consultorio pequeno

Opte por um porcelanato de alto tráfego, durável, que não arranhe e seja fácil de limpar. Há muitas opções no mercado e com certeza uma delas vai se encaixar no seu projeto.

5. Faça um cantinho para crianças

Caso a sua especialidade seja Odontopediatria, é fundamental decorar a recepção da clínica com referências infantis.

A decoração do consultório pequeno pode ter paredes coloridas, livros e brinquedos, cantinho para colorir e filmes de personagens infantis. Todos esses itens vão funcionar como distrações para a criança, enquanto aguarda a consulta com o dentista.

decoracao consultorio pequeno

Mas se você atende o público adulto, não é necessário fazer uma decoração temática infantil na recepção. Basta um cantinho lúdico na sala de espera para que os filhos dos pacientes tenham alguma distração.

Decore o espaço com cores chamativas, coloque pufes, brinquedos e uma mesinha com desenhos para colorir. As crianças vão adorar!

Essas cinco dicas de decoração para consultório pequeno vão deixar o ambiente clean e ao mesmo tempo moderno e aconchegante. Confira mais ideias para aplicar na clínica!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio