Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Como montar uma rotina de limpeza no consultório odontológico

A organização e a higiene são fatores importantes para profissionais da área da saúde. Manter a rotina de limpeza de uma consultório odontológico é uma obrigação de todo cirurgião-dentista. Entenda como organizar uma rotina de limpeza na sua clínica!

Limpeza geral

Assim como em uma casa, a limpeza geral é aquela feita de tempos em tempos e que tem por objetivo manter a organização do local. Os produtos utilizados, porém, são diferentes de um ambiente comum. Por estar mais suscetível a bactérias e outros microrganismos, é necessário utilizar algo que possa combatê-los.

Os detergentes enzimáticos, por exemplo, podem eliminar fungos, células e bactérias indesejadas que se aloquem nas paredes e chão do consultório. Basta diluir entre 3 e 5 ml em um litro de água. Em seguida, borrife a solução sobre as superfícies, esfregando com um pano ou rodinho. Para proteger a pele, sempre que realizar esse procedimento, esteja equipado com luvas de borracha, avental impermeável e luvas de látex.

O período entre uma limpeza e outra dependerá do seu fluxo de pacientes. Quanto mais pessoas passarem pelo seu consultório e mais procedimentos forem feitos, o ideal é que o espaço entre uma faxina e outra seja menor.

rotina de limpeza consultório odontológico

No início dos atendimentos

É possível incluir uma faxina diária à sua rotina de limpeza de consultório odontológico, no início dos atendimentos, ao fazer sua preparação usual.

Antes de colocar protetores descartáveis na cadeira e nos equipamentos e dispor os instrumentais sobre a mesa, borrife a mesma solução de detergente enzimático e passe um pano sobre as superfícies. Faça também a antissepsia de suas mãos antes de colocar as luvas, mantendo a biossegurança do ambiente.

Entre os atendimentos

Entre um atendimento e outro, naturalmente, será necessário preparar o consultório para o próximo paciente. Comece tirando os protetores utilizados e fazendo a antissepsia das superfícies de contato.

Para isso, prepare uma solução diluindo 10 ml de ácido peracético em um litro de água, e armazene em um borrifador. Em seguida, disperse um pouco sobre as superfícies e esfregue com um pano. Cubra-as com novos protetores.

Além disso, retire os materiais e instrumentais utilizados e coloque-os de molho em uma solução de detergente enzimático. Após isso, substitua por novos, limpos e esterilizados.

Ao final do dia

Após todos os atendimentos do dia, separe um tempo para fazer uma rotina diária de limpeza. Isso deixará seu consultório em condições ideais para receber seus pacientes no dia seguinte e impedirá que o biofilme se espalhe.

Comece fazendo a antissepsia de todas as superfícies de contato. Retire todos os protetores descartáveis e faça a limpeza borrifando a solução preparada de ácido peracético, sempre com o auxílio de um pano. Em seguida, separe todos os instrumentais utilizados e banhe-os em uma solução de detergente enzimático.

Faça também a limpeza das mangueiras para evitar a proliferação de bactérias. No caso de procedimentos cirúrgicos, o ideal é que seja feita a higienização imediatamente. Já para atendimentos comuns, basta fazê-lo ao final do dia.

Para isso, substitua a garrafa de água da sua cadeira odontológica pela solução de peresal. Acione as mangueiras para que o produto circule e faça a limpeza em seu interior. Faça o mesmo com os sugadores.

rotina de limpeza consultório odontológico

Foto: Freepik

Criar uma rotina de limpeza em seu consultório odontológico deve mantê-lo sempre limpo e longe de microrganismos que possam oferecer risco aos seus pacientes. Dessa forma, você preserva a biossegurança no local.

Na Surya Dental, você encontra diversos produtos para manter o seu consultório limpo! Clique no banner abaixo para saber mais!

rotina de limpeza consultório odontológico

Comentários

  1. Nelson Rodrigues de Oliveira disse:

    Muito valiosas das dicas de limpeza

    1. Muito obrigado, Nelson, ficamos felizes que gostou!

  2. Kelly disse:

    Ótimas dicas ..

    1. Oi Kelly, muito obrigado!

      Fique ligada no nosso blog!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio