Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Como fazer seleção de cor no seu consultório odontológico

Em procedimentos odontológicos, a estética é de grande importância. Além de ser responsável por questões funcionais, é dever do cirurgião-dentista tornar os dentes do paciente mais bonitos e apresentáveis.

Por essa razão, a seleção de cor em Odontologia é um fator importante. É preciso que o profissional tenha familiaridade com boas técnicas para que os dentes do paciente tenham as mesmas cores, antes e depois dos procedimentos.

No post a seguir, separamos algumas das técnicas para você fazer a seleção de cor no seu consultório. Boa leitura!

Dimensões das cores

Todas as cores se formam por meio de percepções visuais dos nossos olhos com relação à luz nos objetos. Para interpretá-las, é possível fazer a divisão em dimensões.

Matiz

É o comprimento de onda dominante da cor, e consequente, a forma como a chamamos. Na escala Vita, referência na Odontologia, é representada pelas letras A, B, C e D.

Croma/saturação

Corresponde ao grau de pureza de uma cor. Quanto maior a porcentagem de pigmento em relação à matiz, maior será sua saturação. Retomando a escala Vita, esse fator é representado pelos números de 1 a 4.

Valor

É a quantidade de luz presente naquela cor. É representada pela quantidade de pigmentos brancos e pretos na cor, porém na escala Vita não há um padrão lógico, como ocorre com matiz e croma.

O valor é a dimensão mais difícil de ser representada e, ao mesmo tempo, a mais perceptível para o paciente. Isso porque os olhos humanos têm mais células que conseguem captar essa variável (bastonetes) do que as outras duas (cones).

Uma dica para organizar a escala de acordo com o valor é colocá-la da seguinte forma: B1; A1; B2; D2; A2; C1; C2; D4; A1; D3; B3; A3,5; B4; C3; A4; e C4.

seleção de cor em odontologia2

Seleção de cor

Mesmo que haja um índice lógico, a seleção de cor em Odontologia está diretamente ligada à análise sensorial. O cirurgião-dentista deve fazer a comparação visual das porcelanas na escala com os dentes do paciente.

Comparação

Comece organizando as porcelanas de acordo com o valor, do item mais claro ao mais escuro. Faça uma pré-seleção rápida, escolhendo o grupo de cores que se assemelha ao dente do paciente.

Em seguida, é necessário comparar a peça ao dente do paciente levando em consideração a matiz. Para isso, posicione-o logo abaixo, na altura da boca, e aproxime as bordas incisais de ambos os elementos, observando se as cores se parecem.

Feito isso, aproxime as bordas laterais dos elementos para observar a coloração da face. Novamente, elimine as peças que menos se assemelham com o dente do paciente. Por fim, faça uma análise levando em conta o croma.

Mesmo que pareça que você encontrou a coloração correta, não pule etapas e observe uma por uma das peças com calma.

Isolamento

É recomendado que o processo de seleção de cor seja feito antes do isolamento do campo operatório no seu consultório, seja ele relativo ou absoluto. Isso porque a falta de contato com a saliva fará que o dente do paciente seque, e consequentemente, tenha o valor aumentado, prejudicando o resultado do procedimento.

Iluminação

No momento da seleção de cor, prefira utilizar a luz natural. Alguns tipos de luminárias podem mudar a percepção com relação ao valor, e isso fará com que haja uma diferença entre o resultado e o dente original.

seleção de cor em odontologia

A seleção de cor em Odontologia é um processo importante, pois pode influenciar na qualidade estética dos serviços prestados. Mesmo assim, não é algo difícil e pode ser feito com atenção e utilizando algumas técnicas.

Na Surya Dental, você encontra diversos produtos odontológicos para auxiliar nos seus procedimentos em consultório. Clique no banner abaixo e confira!

seleção de cor em odontologia

Comentários

  1. Ana Carla Fontes disse:

    Puxa.. Muito legal! Boa dica

    1. Olá, Ana Clara,

      muito obrigado! Continue acompanhando nosso blog para novas dicas!

      Valeu!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio