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Surya Dental

5 dicas de marketing para seu consultório a custo 0!

Na odontologia assim como em muitas outras áreas, não faltam meios para enfrentar a competitividade do mercado de trabalho. O marketing tornou-se ferramenta indispensável para aqueles que desejam se adaptar a essa nova realidade do segmento. No entanto, muitos profissionais não despertaram para os benefícios que pequenas ações de relacionamento podem trazer ao seu consultório.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que ajudarão a dar inicio ao seu projeto de marketing.

1 – Tenha em mente que o seu paciente é o centro de suas ações, o seu foco. É pensando nele que você deve traçar sua meta de melhorias, buscando superar as expectativas dele e alcançar sua satisfação. Feito isso, ele será seu. Assim como a esposa dele, os filhos, a avó a tia, o vizinho, todos aqueles que estiverem ao alcance e assim como em uma progressão geométrica logo, sua boa fama será espalhada.

2 – Treine sua atendente. Assim como o sorriso de uma pessoa, ela é o cartão de visitas de seu consultório, a primeira impressão que seu paciente guardará. É essencial que essa pessoa seja educada, cordial e paciente, que não tenha preguiça de esclarecer dúvidas, que seja pró-ativa e se envolva em seu projeto de melhorias.

Para isso, incentive à se aperfeiçoar, reconheça seu empenho e suas qualidades. Não fique com medo de investir em seus funcionários, a satisfação deve começar dentro do consultório. Além disso, um ex funcionário descontente, em um único desabafo, pode acabar com a boa reputação que você levou anos de carreira para construir.

3 – Mantenha seu consultório limpo e organizado sempre. Seu paciente não quer saber se a moça da limpeza ficou doente, se a equipe de manutenção não veio arrumar seu ar-condicionado, nada disso. Eles querem apenas um ambiente limpo e agradável. Por isso, faça um cronograma de limpeza, combine com seus funcionários de modo que todos colaborem quando as divergências acontecerem.
Limpeza e perfume é uma combinação que nunca falha. Os aromatizadores de ambiente são uma boa alternativa para aqueles que desejam tirar o marcante cheiro de produtos odontológicos da clínica.

4 – Aplique uma pesquisa de satisfação aos seus pacientes. Com isso, poderá ter uma resposta exata sobre os pontos que devem ser mantidos e os que devem ser melhorados em sua gestão. Não esqueça de frisar em sua pesquisa, que a identidade dos entrevistados não será revelada. Deixe uma urna para que os papeis sejam depositados, assim eles se sentirão a vontade para serem verdadeiros em suas respostas.

5 – Crie um arquivo com as datas de aniversários de seus pacientes. Pode parecer algo muito simples e até ultrapassado, mas tenha certeza, ainda é muito eficiente. Envie cartões, e-mails, SMS ou, se tiver recursos e não for atrapalhar o andamento do consultório, peça para sua atendente ligar para os aniversariantes, desejando felicidades em nome de sua clínica. As pessoas gostam muito de se sentirem lembradas, principalmente em datas comemorativas, com certeza, lembraram de você quando pensarem em ir ao dentista durante o ano todo.

Mas não se esqueça, para esse tipo de ação é importante que você mantenha uma frequência. Se fizer em um ano, deverá fazer nos outros anos também. Caso contrário gerará uma impressão muito ruim, como se o paciente deixasse de ser importante para sua clínica.

Essas são dicas simples de marketing, que podem ajudar muito a conquistar e a fidelizar os seus pacientes. Um bom começo para o desenvolvimento de uma imagem positiva para sua clínica.

Autor: Redação Surya Dental – Fernanda Benitte – Graduada em Marketing

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