Anestesia sem dor: técnicas para aplicar no seu consultório

anestesia sem dor

A aplicação de anestesia é um pesadelo para muitos pacientes. De acordo com uma pesquisa feita pela Sociedade Americana de Anestesiologia, 75% dos pacientes já cancelaram ou adiaram uma cirurgia por medo deste procedimento.

Porém, com o advento de novas tecnologias na Odontologia, surgiram técnicas e produtos capazes de proporcionar uma aplicação de anestesia sem dor, ou, pelo menos, amenizá-la.

A seguir, trouxemos algumas dessas técnicas, explicando como funcionam e como é possível aplicá-las em seu consultório, além de algumas dicas práticas. Confira!

Métodos para aplicação de anestesia sem dor

A técnica padrão, utilizando agulha e carpule, não é mais a única forma de se aplicar uma anestesia. Confira, a seguir, métodos mais recentes e que podem diminuir a dor do paciente.

Anestesia eletrônica

Este tipo de anestesia combina o método tradicional, com o carpule, a um motor hidráulico que controla a injeção e a aplicação. Dessa maneira, é possível reduzir a dor em até 100% em alguns casos.

O aparelho oferece uma série de opções de utilização, como infiltrativa, palatina e intraligamentar, e cada uma destas programações aplica a substância de forma diferente. Em alguns casos, é possível empregar agulhas menores que as utilizadas no método tradicional, já que o motor se encarrega do trabalho.

anestesia sem dor anestesia eletrônica
A anestesia hidráulica combina as agulhas a um motor hidráulico.

Caneta pressurizada

Este equipamento é utilizado tanto na Odontologia quanto para procedimentos estéticos. É capaz de injetar substâncias na pele e nas gengivas sem o uso de agulhas, por meio de um sistema de pressão.

O procedimento causa menos (ou até nenhuma) dor no paciente, ocasionando apenas um pequeno furo no tecido. O único possível incômodo é o susto causado pela pressão, o que é importante explicar ao paciente.

Confira abaixo o funcionamento desse utensílio, em um vídeo feito pela Dra. Carol Rodrigues.

Dicas para aplicação de anestesia sem dor

Essas novas tecnologias, muitas vezes, possuem valor elevado, o que acaba inviabilizando o investimento por parte do dentista. Nesse caso, é possível utilizar algumas dicas para que o paciente sinta menos dor durante a aplicação.

Domine a técnica

No começo, é provável que você não tenha tanta prática em relação ao método, e a aplicação pode acabar sendo dolorosa. No entanto, com o passar do tempo e a prática constante, você irá dominando as técnicas e, naturalmente, a anestesia se tornará mais amena.

Para isso, é necessário estudar constantemente as técnicas de aplicação, os conceitos práticos da Odontologia e os diferentes tipos anestésicos. Leia artigos científicos e casos clínicos sobre o tema e, sempre que descobrir algo novo e que pode ser efetivo, aplique em seu consultório.

Tome alguns cuidados específicos

Há alguns cuidados durante a aplicação que podem melhorar a satisfação do seu paciente, e que podem ser feitos rapidamente durante o procedimento.

Em primeiro lugar, utilize agulhas com silicone. Elas fazem com que a penetração na mucosa seja mais suave e o paciente sinta menos dor. Além disso, evitam que o tecido se rasgue.

Em seguida, aqueça levemente o anestésico, seja com um isqueiro ou fazendo calor com as próprias mãos. Isso impede que a diferença na temperatura ambiente e do corpo do paciente ocasione dores.

Por fim, faça a injeção lentamente. Quanto mais devagar a solução penetrar nos nervos do paciente, menos incômodo ele sentirá durante a aplicação.

Dê atenção ao paciente

Não há anestesia sem dor que funcione se o cirurgião-dentista não criar uma relação amistosa com o paciente. O simples fato de conversar antes de um procedimento, dando atenção e respondendo suas dúvidas, pode diminuir a ansiedade e também a dor causada pela aplicação do anestésico.

Esteja pronto a responder suas dúvidas e explicar os procedimentos com calma, para que, por meio do entendimento, ele perca um pouco do medo com relação ao tratamento.

anestesia sem dor dê atenção ao paciente
Conversar com o paciente pode ser uma forma de amenizar a dor da anestesia.

Seja utilizando novas tecnologias ou apenas algumas técnicas durante os procedimentos, a anestesia sem dor é algo possível e que pode melhorar a qualidade dos seus atendimentos e a satisfação do paciente.

Para abastecer seu consultório com produtos e equipamentos odontológicos de alta qualidade, conheça a Surya Dental, empresa há mais de 25 anos no mercado oferecendo soluções para profissionais de Odontologia. Clique no banner abaixo e conheça nosso catálogo!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
2 comentários
  1. Fantástico gostei da matéria ,estou fazendo um tratamento dentário e a Dra e bruta demais na anestesia e afetou meu nervo alveolar e deixou um implante meio solto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Tetric N-Flow Bulk Fill

Próximo artigo

Microabrasão Associada ao Clareamento Dental

Posts relacionados