Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Como tornar sua clínica dentária pediátrica divertida para crianças

Uma clínica dentária pediátrica tem um peso importante na construção do vínculo de confiança entre dentista e paciente. Afinal, é nesse ambiente que a criança fará o primeiro contato com um profissional que terá de visitar rotineiramente pelos próximos anos.

Por isso, a ambientação da clínica de odontologia infantil precisa, primeiro, cativar a criança. Seja com paredes coloridas e desenhos de personagens, livros e brinquedos, espaço para colorir e desenhar ou com filmes infantis na televisão da sala de espera. No consultório, bichos de pelúcia e objetos coloridos distraem o paciente e deixam o local divertido.

Neste post, você confere dicas de decoração e técnicas de atendimento para tornar as clínicas dentárias pediátricas mais divertidas para as crianças, além de conhecer os produtos mais usados por odontopediatras. Boa leitura!

Odontopediatria: a especialidade

A Odontopediatria é a sexta especialidade com maior número de profissionais no país, segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO). São 8.494 dentistas experts no atendimento de bebês, crianças e adolescentes; de cada cem dentistas, oito são especialistas na área.

É esse profissional que faz o primeiro atendimento odontológico de uma criança. O ideal é que já ao completar 1 ano de vida o bebê seja levado para a consulta. Quanto mais cedo a criança frequenta a clínica dentária pediátrica, melhor. Assim, as visitas viram rotina e menos medo ela terá.

As intervenções mais comuns em uma clínica de odontopediatria são aplicação de flúor e selante, tratamento da cárie, prevenção a problemas gengivais e a alterações de mordida, além de orientações e alertas sobre uso de mamadeira e chupeta, alimentação e higiene oral.

A clínica dentária pediátrica

O consultório de um dentista pediatra tem de ser um ambiente onde a criança se sinta confortável e segura. A decoração não deve fazer referência a um ambiente hospitalar, pelo contrário, o ideal é inserir objetos lúdicos para distrair a criança.

A sala de espera de uma clínica dentária pediátrica, além de paredes coloridas, pode ter um cantinho de atividades, com mesas, cadeiras e pufes para as crianças se divertirem enquanto esperam a consulta. Deixe à disposição canetinha, giz de cera, lápis de cor, papéis e desenhos para colorir.

clínica dentária pediátrica

Instale pequenas prateleiras ou nichos para guardar brinquedos, como jogos, bonecos e bonecas, carrinhos e pelúcias, gibis e livros infantis. Compre itens para várias faixas etárias, além de um tatame ou tapete. Na televisão, coloque desenhos animados e filmes infantis para distrair as crianças.

A ideia do cantinho das atividades e dos brinquedos é aplicável também em clínicas odontológicas para adultos. Por isso, mesmo se você não for odontopediatra, reserve um espaço na clínica para as crianças que acompanham os pais nas consultas.

A consulta

Use um jaleco divertido. Dê um toque colorido ao tecido branco, como um broche, um bordado ou uma estampa no bolso, por exemplo. Isso chama a atenção da criança e desvia o olhar de todos os equipamentos do consultório.

É importante que você seja calmo e paciente. Converse com a criança durante o atendimento e diga o que vai fazer, mas em uma linguagem que se encaixe no universo infantil. Em vez de dizer que vai retirar uma cárie, diga que vai remover o vilão do dente; e na aplicação do flúor, conte que fará uma superproteção contra esses vilões.

Faça elogios ao bom comportamento da criança durante a consulta e, ao final, entregue um brinde, como um kit de higiene dental, uma escova de dentes divertida, um adesivo ou um gibi educativo sobre higiene bucal.

Produtos mais usados na Odontopediatria

Odontopediatras têm uma lista de produtos mais utilizados nos consultórios. Um deles é o ionômero de vidro restaurador, um cimento para restauração dental com maior capacidade de liberação de flúor com finalidade anticariogênica.

clínica dentária pediátrica

clínica dentária pediátrica

 

O flúor é um grande aliado no combate à cárie. É um mineral que, acrescentado à fórmula de cremes dentais, vernizes e na água, age em prol da saúde bucal. O flúor atua nos processos de desmineralização e remineralização que acontecem na boca e, por isso, é considerado um tratamento químico contra a cárie porque controla o avanço da lesão.

Diversas pesquisas mostram os benefícios do flúor no combate à cárie. Uma delas, com crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, mostrou que o uso regular de creme dental com flúor está associado a uma redução de 21% a 28% na prevalência de cárie.

A Associação Dental Americana (ADA) defende a fluoretação da água como uma medida de saúde pública com ótimo custo-benefício e igualitária para prevenir cárie em crianças e adultos.

No consultório, a aplicação de flúor deve acontecer logo após o surgimento dos primeiros dentes.

Enquanto o flúor previne a cárie, o selante preenche os sulcos dos dentes molares e pré-molares, formando uma película protetora e impedindo a formação de placa bacteriana e o acúmulo de alimentos nas fissuras, que causam cárie em crianças e adolescentes.

A aplicação dos selantes é fácil e rápida e com fotopolimerização de 20 segundos, gerando economia de tempo.

clínica dentária pediátrica

 

clínica dentária pediátrica

Outros produtos comuns em tratamentos odontológicos de crianças e adolescentes são resina z100 cor P; ponta diamantada 2137F para selante e agulha extracurta.

No site da Surya Dental, você encontra mais produtos odontopediátricos. Clique para conferir!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Feito por Nerau Studio